Percepção de alunos sobre a presença de macacos-prego no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira
Fecha
2014-10Autor
Lopes, Renata de Fátima Nogueira
Frederico, Maria de Fátima Domingues
Fujii, Rosangela Araújo Xavier
Corazza, Maria Júlia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Em Maringá/Paraná uma comunidade de macacos-prego, gênero Cebus, proveniente de um
horto urbano abandonado localizado anexo a um colégio estadual, tem adentrado no recinto escolar.
Com vista à Educação Ambiental, foi desenvolvido por licenciandos do curso de Ciências Biológicas,
integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade
Estadual de Maringá, um levantamento (via de questionário) junto a 150 alunos do Ensino Médio,
relacionado à presença desse primata no colégio, alimentação antropogênica e interações ecológicas
(transmissão de doenças, domesticação e aumento da população em função do excesso de alimentos).
Os dados foram analisados segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo,
evidenciando que os estudantes compreendem a presença dos macacos no colégio como fator de risco
à comunidade escolar, todavia, relacionam sua presença com a falta de alimento no horto