• português (Brasil)
    • español
    • English
  • español 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC2 - Especialização
  • Educação Ambiental
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC2 - Especialização
  • Educação Ambiental
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Mobilização e Trabalho Coletivo com resíduos sólidos: uma experiência no Condomínio Terra Nova, Foz do Iguaçu/PR

Thumbnail
Ver/
Trabalho de conclusão de curso (1.587Mb)
Fecha
2017
Autor
Campos, Rafael Flores de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este trabalho teve o intuito realizar uma avaliação da especialização em Educação Ambiental por meio do desenvolvimento e aplicação de um projeto coletivo, no qual a análise da vivência mediante auto-observação foi utilizada como parâmetro de verificação do aprendizado. Neste cotexto, o projeto de Educação Ambiental foi desenvolvido nos moldes da Pesquisa-Ação Participante (PAP), com o propósito de estimular mudanças organizacionais, ambientais e sociais no Condomínio Terra Nova de Foz do Iguaçu. Visando mobilizar a comunidade local para qualificar suas condições de vida, o grupo realizou visitas e entrevistas com 57 moradores, buscando identificar sua percepção sobre a vida no interior do Condomínio de modo geral. Este levantamento apontou a necessidade de melhorar a gestão dos resíduos. Os condôminos foram convidados para possíveis ações que viessem a contribuir com o local, visando um sistema de separação correta dos resíduos, fazendo pequenas modificações estruturais no espaço do acondicionamento final e com isso iniciar a coleta seletiva de lixo. O desenvolvimento dessa atividade proporcionou mudanças estruturais e visuais no local de acondicionamento final dos resíduos no condomínio e de autoestima por parte dos funcionários do condomínio. Estas ações foram realizadas por meio do Coletivo de moradores, funcionários e demais participantes do projeto, que trabalharam na perspectiva da sensibilização ambiental
 
This essay presents a survey carried out in the form of The aim of this study was to carry out an evaluation of the specialization in Environmental Education through the development and application of a collective project in which the analysis of the experience through self-observation was used as a parameter to verify learning. In this context, the Environmental Education project was developed along the lines of Participatory Action Research (PAR), with the purpose of promoting organizational changes, environmental, and social condominium in Terra Nova de Foz do Iguaçu. The aim of the research was the development of environmental education with a view to achieving better living conditions in this condominium. In order to do this, the group made a collection of data through visits and interviews with 57 residents, to identify their perceptions about the living conditions inside the gated community in general appearance. This survey pointed to the need to improve the management of waste. The development of this activity provided structural changes and visual arts in place of final packaging of waste in the condo and self esteem on the part of officials of the condominium. These actions were carried out by means of the collective of residents, officials and other participants of the project who worked in the perspective of environmental education with the aim of contributing to a life committed to sustainability and a society ecologically balanced
 
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/2999
Colecciones
  • Educação Ambiental

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV