dc.contributor.author | Simeoni, Maria Cristina | |
dc.contributor.author | Bueno, Patricia Severino | |
dc.contributor.author | Albano, Paula Cristina de Souza | |
dc.contributor.author | Silva, Tatiele Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T12:44:18Z | |
dc.date.available | 2017-11-20T12:44:18Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2930 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal desta pesquisa foi analisar alguns documentos a respeito da
Educação Infantil, disponíveis no site MEC, destacando as questões relacionadas ao espaço e tempo e
compará-las com a realidade escolar. A metodologia de pesquisa teve abordagem qualitativa, com
procedimento da Análise Documental e da Observação Direta em três escolas. A observação se deu
com base numa pauta formulada a partir do documento “Esta creche respeita a criança” (BRASIL,
1995). Os resultados apontaram que, os usos dos espaços nas instituições não coincidem com o que
está estabelecido nos documentos analisados. Quanto às rotinas, foram percebidas mais como
disciplinadoras do que mediadoras da aprendizagem. Entende-se que são necessárias mudanças e
espera-se que, as ações do PIBID promovam-nas em algum grau. Mas, também é preciso um olhar
mais sistemático, por parte dos órgãos responsáveis, sobre nossas instituições de ensino de Educação
Infantil | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Espaço e Tempo | pt_BR |
dc.subject | Realidade | pt_BR |
dc.title | O ambiente ensina, a rotina organiza | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |