Show simple item record

dc.contributor.authorSimeoni, Maria Cristina
dc.contributor.authorBueno, Patricia Severino
dc.contributor.authorAlbano, Paula Cristina de Souza
dc.contributor.authorSilva, Tatiele Rodrigues da
dc.date.accessioned2017-11-20T12:44:18Z
dc.date.available2017-11-20T12:44:18Z
dc.date.issued2014-10
dc.identifier.issn2316-8285
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2930
dc.descriptionAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal desta pesquisa foi analisar alguns documentos a respeito da Educação Infantil, disponíveis no site MEC, destacando as questões relacionadas ao espaço e tempo e compará-las com a realidade escolar. A metodologia de pesquisa teve abordagem qualitativa, com procedimento da Análise Documental e da Observação Direta em três escolas. A observação se deu com base numa pauta formulada a partir do documento “Esta creche respeita a criança” (BRASIL, 1995). Os resultados apontaram que, os usos dos espaços nas instituições não coincidem com o que está estabelecido nos documentos analisados. Quanto às rotinas, foram percebidas mais como disciplinadoras do que mediadoras da aprendizagem. Entende-se que são necessárias mudanças e espera-se que, as ações do PIBID promovam-nas em algum grau. Mas, também é preciso um olhar mais sistemático, por parte dos órgãos responsáveis, sobre nossas instituições de ensino de Educação Infantilpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUnilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEspaço e Tempopt_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.titleO ambiente ensina, a rotina organizapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record