Espanhol para falantes brasileiros e português brasileiro para falantes hispano-americanos: dois estudos de caso em dicção para cantores

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Data

2017-08-28

Autores

Rocha, Jeanne

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Editor

UNICAMP - PPG-Música

Resumo

Este artigo apresenta dois estudos de caso ocorridos na disciplina Dicção em cursos de canto: o primeiro, com alunos brasileiros de curso técnico na interpretação de repertório espanhol; o segundo, com hispano-americanos de curso de graduação na interpretação de repertório brasileiro. Os relatos propõem levantamento, análise e discussão dos principais pontos de dificuldade na pronúncia para os grupos e línguas em questão, na busca por subsídios fonéticos e didáticos que venham contribuir para uma melhor compreensão do processo ensino-aprendizagem destes repertórios.
This article presents two case studies occurred in the discipline Diction in singing courses: the first, with Brazilian students of technical course in the interpretation of Spanish repertoire; the second, with Hispanic-American undergraduate students, in the interpretation of Brazilian repertoire. The reports propose a survey, analysis and discussion of the main difficulty points in pronunciation for the groups and languages in question, in the search for phonetic and didactic subsidies that contribute to a better understanding of the teaching-learning process of these repertoires

Descrição

Artigo disponível em meio eletrônico: https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/27anppom/cps2017/paper/view/5009.

Palavras-chave

Canto, Dicção para cantores, Português brasileiro cantado, Espanhol americano cantado, Pedagogia vocal

Citação

ROCHA, J. Espanhol para falantes brasileiros e português brasileiro para falantes hispano-americanos: dois estudos de caso em dicção para cantores. XXVII Congresso da ANPPOM, Unicamp, 2017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/27anppom/cps2017/paper/view/5009. Acesso em: 14 Nov 2017.