PC - Trabalhos de Eventos

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 66
  • Item
    Direitos de quem cuida e redistribuição interpessoal e sistêmica das responsabilidades dos cuidados nos ordenamentos constitucionais e jurídicos em países latino-americanos. Estudo de caso MERCOSUL
    (Núcleo de Antropologia do Direito (FFLCH - USP), 2023) Ferro, Silvia Lilian
    O cuidado é uma atividade que garante a vida humana, porém sua consideração pública esteve por muito tempo atrelada aos estereótipos da feminilidade, como um atributo da “instintividade” das mulheres. Porém nas últimas décadas surge o debate sobre a importância do cuidado na organização social, nas políticas públicas e a necessidade da sua redistribuição mais equitativa, não apenas entre homens e mulheres, mas também entre as famílias, estados, organizações da sociedade civil e setor privado.O Direito regula as obrigações de cuidados entre as gerações na família em diferentes etapas históricas. Analisando as vigentes Constituições Nacionais e os Códigos de Família podemos identificar claramente as regulações das obrigações de prestação de cuidados entre ascendentes e descendentes familiares, ainda que sob outros nomes. Nos interrogamos acerca do espaço que teria na doutrina jurídica a introdução dos direitos de quem cuida e a redistribuição das obrigações de cuidados .
  • Item
    Comparación de Métodos de Análisis de Flujo en Presas de Tierra con Dren al Pie del Talud
    (2018) Oliveira, Thays; Dahmer, Renata; Antonio, Isabela; Dezen, Bianca; Bizarreta-Ortega, Julio
    El análisis de la percolación de agua en los suelos es extremamente importante, puesto que es prácticamente imposible detener el flujo de agua a través de obras de tierra como las presas, lo que puede generar elevadas fuerzas internas y causar el colapso de esas estructuras. Para analizar este problema actualmente diversos modelos pueden ser adoptados, como el analítico-grafico, modelos físicos reducidos en laboratorio, y los métodos computacionales. Así, el presente trabajo propone un comparativo de estos tres métodos para análisis percolación de agua en presas de tierra con dren al pie. Las redes de flujo de agua, carga totales y presiones de poro en diferentes puntos a lo largo de la presa fueron determinaos experimentalmente. Los resultados obtenidos por los tres métodos fueron satisfactorios e indican conformidad entre sí.
  • Item
    Aparato Didáctico para Experimentos de Licuación de Suelos
    (2018) Ochoa Averos, Sara; Bizarreta-Ortega, Julio; Quevedo Sosa, Luz
    Los modelos físicos de licuación de suelos facilitan la comprensión de los estudiantes de ingeniería dado la dificultad de estudios insitu del fenómeno. Los fenómenos geotécnicos como la licuación, pueden ser representados a través de dichos modelos. En este trabajo se presenta la metodología utilizada para el desarrollo de una mesa vibradora, de bajo costo y fácil ejecución, y su aplicación en experimentos de licuación de suelos en pequeña escala. Para generar las vibraciones en la mesa fue necesario colocar un tornillo como contrapeso, de forma que el eje de rotación tenga excentricidad. El nivel de vibraciones fue controlado por el programa Vibrometer. Finalmente, para analizar los efectos del modelo didáctico se realizó un experimento de licuación, con dos características de suelo diferentes: el primero corresponde a un depósito de arena uniforme saturada y el segundo a un depósito formado por una camada de arcilla sobre una camada de arena saturada.
  • Item
    Avaliação de Modelos Físicos Reduzidos Construídos em Laboratório para o Estudo da Percolação de Água em Duas Barragens Homogêneas de Terra
    (ABMS, 2018-08-28) Oliveira, Thays; Dezen, Bianca; Dahmer, Renata; Antonio, Isabela; Bizarreta-Ortega, Julio
    O estudo da percolação de água através dos solos é extremamente importante e, para tal, diversos métodos são difundidos, como o analítico, o numérico e o físico (laboratorial). Desta forma no presente trabalho propôs-se um estudo comparativo destes três métodos em barragens de terra homogêneas, a fim de analisar a concordância dos resultados para os diferentes modelos. Foram selecionados dois tipos de controle de fluxo, o de dreno tipo colchão drenante e o de dreno tipo chaminé. Os resultados mostram que as linhas de fluxo obtidas com cada um dos métodos possuem comportamento semelhante, porém quando são comparados os valores de poro-pressão medidos ao longo da barragem, observa-se discrepância entre os dados, chegando-se a um erro médio de 18,4%, entre os modelos analítico e físico. No entanto desconsiderando o método analítico, chega-se a um erro médio de 6,8% entre os métodos computacional e físico. Desta forma, sugere-se que os modelos físicos podem ser utilizados com resultados satisfatórios como ferramentas didáticas para o estudo do fluxo.
  • Item
    Estacas de Reforço em Solo: Cimento como Forma de Viabilizar o Uso de Sapatas em Solo Residual Mole
    (ABMS, 2018) Oliveira, Thays; Dezen, Bianca; Antonio, Isabela; Dahmer, Renata; Bizarreta-Ortega, Julio
    A utilização de fundações rasas em solos residuais moles muitas vezes torna-se inviável, no entanto a opção por fundações profundas (e.g. estacas) encarece a obra e não é viável para pequenas construções. Assim, propôs-se no presente trabalho uma alternativa de reforço para solos residuais moles, o emprego de estacas de solo-cimento compactadas na base de sapatas, para viabilizar sua aplicação. O objetivo do trabalho foi estudar a viabilidade técnica e econômica de tal proposta. Para isso foram realizados ensaios de resistência à compressão e módulo de elasticidade dinâmico em corpos de prova de solo-cimento nos teores de adição de 0%, 3%, 6% e 9%. Subsequentemente, obteve-se a carga de catálogo das estacas de reforço, para realização de cálculos de projeto. Adotou-se sobrado residencial e comparou-se o sistema de fundações convencional com a aplicação do sistema proposto. Os resultados apontam para a viabilidade técnica e econômica da alternativa estudada. Observou-se que quanto maior o teor de cimento, maior a resistência das estacas o que refletiu também nas análises de viabilidade, uma vez que da aplicação de estacas solo-cimento de reforço com 9% de adição, estas propiciaram uma redução de até 60% na área das sapatas, e economia de até 30% dos custos totais, sendo estes os melhores resultados obtidos, entre os demais teores estudados.
  • Item
    Avaliação Experimental de Barreira Capilar com RCD para Coberturas Finais de Aterro
    (Galoá, 2022) Oliveira, Thays; Bizarreta-Ortega, Julio César
    As coberturas finais de aterros sanitários são determinantes para controle da quantidade dos lixiviados produzidos, no entanto a técnica convencional (cobertura monolítica de baixa permeabilidade) apresenta deficiências, motivo pelo qual buscam-se alternativas, sendo uma delas a aplicação de resíduos de construção e demolição (RCD) em cobertura do tipo barreira capilar (BC). Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a avalição experimantal de sistema de BC composto por RCD em conjunto com o solo da região de estudo. Para tanto os materiais foram caracterizados quanto a propriedades físicas e hidráulicas e realizaram-se ensaios de coluna em aparato transparente variando-se o teor de finos do RCD, de forma a verificar a ocorrência de BC entre os materiais estudados. Os resultados indicam que os materiais são compatíveis para aplicação conjunta em coberturas do tipo BC, pois apresentam contraste granulométrico e de capacidade de retenção de água. Nos testes de coluna de fato observou-se formação da barreira, bem como relação inversa entre teor de finos presente na amostra de RCD com o desempenho da BC.
  • Item
    Hybrid Quantum Algorithms and its Applications on Optimization Problems
    (2021) Albino, Anton Simen
    Problemas de otimização possuem aplicações de grande interesse na indústria e na academia. Devido a sua alta complexidade computacional, os problemas de otimização combinatória são de especial interesse. Uma boa estratégia para resolver problemas de otimização combinatória é através da utilização de meta-heurísticas. Neste trabalho, estudamos a maneira como uma meta heurística oriunda do ferromagnetismo e da mecânica estatística pode ser utilizada, por meio de uma arquitetura híbrida entre processadores NISQ (do inglês, Noisy Intermediate Scale Quantum) e otimizadores clássicos, para encontrar boas aproximações para problemas de otimização combinatória. Dois Algoritmos Quânticos Variacionais, o Variational Quantum Eigensolver e o Quantum Approximate Optimization Algorithm, foram implementados para resolver os problemas do CLIQUE e também do particionamento de conjuntos, obtendo resultados encorajadores.
  • Item
    Programação na Plataforma IBMQ e Análise Comparativa da Performance de Computadores Quânticos
    (Even3, 2020-09-02) Albino, Anton Simen; Gomes, Raphael Fortes Infante; Bloot, Rodrigo
    O presente estudo analisa a performance de protótipos de computadores quânticos desenvolvidos pela IBM, que podem ser programados por meio da framework Qiskit. A interface dos protótipos foi utilizada para analisar a performance dos algoritmos quânticos de BernsteinVazirani, Simon e Grover, com base nos diagramas de taxas de erros e conectividade entre qubits. No final, discutimos a influência de possíveis processos de decoerência nos resultados das simulações.
  • Item
    Racionalización, Derecho y Alienación: Notas sobre Sociología Jurídica Crítica
    (2016-10-11) Henao, Hander Andrés
    Ensayo que expone un comentario corto sobre las relaciones entre Racionalización, Derecho; Alienación en un ejercicio de crítica al fenómeno jurídico desde el punto de vista sociológico.
  • Item
    El Escepticismo Filosófico y El problema del mundo exterior: “El Escepticismo cartesiano y el escepticismo Hegeliano”
    (Curso de Teoría del Conocimiento_Tito Flores, 2016-08-25) Henao, Hander Andrés
    Ensayo (expuesto), nos proponemos mostrar el recorrido de superación del problema del escepticismo, que va de Descartes a Hegel, teniendo como eje central el planteamiento sobre el «problema del mundo externo», así como el carácter y fundamentación de un «criterio de conocimiento» que determina la «autoridad de la primera persona», que tanto desespero y enfrentamiento causa entre «internalistas» y «externalistas» epistémicos.
  • Item
    Formación de los estados nacionales y producción agraria en la Cuenca del Plata, primera mitad siglo XIX.Una revisita desde la Historia Ambiental
    (Universidad Nacional del Litoral, 2020-05-26) Ferro, Silvia Lilian
    En los últimos años asistimos a una “ambientalización” de las Ciencias Sociales y de las Humanidades. Las perspectivas ambientales convocan a una deconstrucción del conocimiento de lo “humano” y lo “natural”, construido en forma binaria desde la Modernidad, que se proponen como categorías no solo separadas y diferenciadas sino también jerárquicas. En tal contexto la Historia Ambiental surge en las últimas décadas como una posibilidad rupturista, superando la autorreferencialidad de lo humano en la connotación de lo “histórico”, incorporando al ambiente como un sujeto histórico que contiene a lo humano y lo condiciona y a su vez es transformado por éste. Una suerte de actualización de la propuesta braudeliana de principios del Siglo XX. Esta comunicación, se propone una revisita a la interpretación de procesos históricos de la primera mitad del siglo XIX en la Cuenca del Plata, discutiendo las posibilidades de incluir al ambiente como sujeto histórico en la interpretación del pasado, que posibilita y a la vez conflictua el acontecer humano y no solo como un escenario inerte y afectado unidireccionalmente por las transformaciones antrópicas. Se interroga también sobre la compleja relación entre ambiente, formas de producción agraria y características de los conflictos en la primera mitad del Siglo XIX en la Cuenca del Plata, caracterizada por formas de producción agraria típicas en medio de una crónica inestabilidad de fronteras intensificada por el surgimiento embrionario de los Estados Nacionales que involucraron la región.
  • Item
    A supervisão de estágio e a extensão universitária na UNILA: o processo de supervisão em questão
    (Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina, 2019-07) Neri, Filipe Silva; Oliveira, Robson de; Sander, Cristiane; Dias, Ingrid Pereira
    O presente trabalho busca fomentar um necessário debate sobre a extensão universitária e o processo de supervisão de estágio. Para isso parte de dois projetos de extensão em execução no curso de Serviço Social da UNILA. Esses projetos refletem sobre a relação possível entre a supervisão de estágio e a capacitação dos supervisores de campo por meio de um curso de formação e oficinas e fóruns temáticos. O presente trabalho apoia-se no método de pesquisa-ação e conclui que a compreensão sobre a supervisão de estágio precisa ser melhor fomentada em nossa categoria profissional por meio de estratégias diversas
  • Item
    Estructura Agropecuaria y Desarrollo Económico: la trayectoria de Argentina y Australia en perspectiva comparada
    (Sociedade Brasileira de Economia Política, 2019-06-02) Ramos Torres, Carlos Alberto; Diaz Rodriguez, Raime Rolando
    Este trabajo se propone retomar la discusión sobre el papel de la agropecuaria frente al desarrollo económico. La elección de Argentina y Australia está en el hecho de que hasta las primeras décadas del siglo XX, estos países presentaron indicadores de desarrollo relativamente parecidos. Además, se trata de una controversia clásica en los estudio de desarrollo. En la primera parte, se recopilan algunas de las principales contribuciones teóricas sobre la agropecuaria y su papel en el desarrollo económico. Luego, se presenta una revisión histórica del desarrollo del sector agropecuario en los países estudiados, sus causas y el comportamiento de sus productores. Por fin, en la última sección, analizaremos brevemente el papel de algunos de los mecanismos de transmisión de desarrollo del sector agropecuario al resto de la economía en los países analizados.
  • Item
    Ordem Social Competitiva e Desenvolvimento Econômico: as origens do Estado social sueco.
    (Universidade Federal da Integração Latino-Americana | UNILA, 2018-11-30) Ramos Torres, Carlos Alberto; Medeiros da Silva, Rodrigo Luiz
    Nesta pesquisa pretende-se encontrar evidencias sobre a relação entre a emergência do quadro social competitivo na Suécia e seu desenvolvimento econômico. Através da revisão bibliográfica constatou-se que, mediante ativação política dos trabalhadores e sobre algumas condições favoráveis, sem necessidade de uma revolução violenta e com diversas reformas graduais, é possível que em um país periférico e dependente se consolide uma ordem social competitiva que permita as condições necessárias para seu desenvolvimento e a substituição da dependência pela interdependência.
  • Item
    Dinâmica Espacial-Temporal dos usos das terras na Microrregião de Foz do Iguaçu, 1980/2017
    (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2019-04) Oliveira, Vinícius Fernandes de; Vendruscolo, Giovana Secretti; Adami, Samuel Fernando
    Esta pesquisa visou ao mapeamento dos usos das terras na microrregião de Foz do Iguaçu/PR em 1980 e em 2017, e a análise de sua dinâmica espacial e temporal. No período analisado as áreas de agricultura diminuíram e as áreas urbanas, de matas e de corpos d'água aumentaram. Entretanto, essa dinâmica apresentou complexidades como áreas de matas sendo transformadas para usos agrícolas apesar da tendência geral no sentido contrário. Os dados, as informações e os recursos humanos gerados e aperfeiçoados durante a pesquisa podem auxiliar na gestão ambiental da região e contribuir para dimensionar os efeitos das alterações da paisagem.
  • Item
    Técnicas de Geoprocessamento como suporte para tomada de decisões no combate à dengue por gestores municipais: estudo de caso em Foz do Iguaçu - PR
    (Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, 2016-08-25) Oliveira, Vinícius Fernandes de; Silva, Mara Rubia; Schutz, Fabiana Costa de Araujo
    Este trabalho teve como temática fazer a espacialização dos casos positivos de Dengue no município de Foz do Iguaçu. Com os dados fornecidos pelo setor de Epidemiologia, SINAN, obteve-se os pontos georreferenciados, através do Google Earth, dos casos positivos de Dengue, transformou-se as coordenadas desses pontos para o sistema de referência SAD69, o qual é compatível com a base cartográfica do município. Fez-se o processamento e cruzamento das informações da base cartográfica com os casos positivos de Dengue. Gerou-se os mapas temáticos apresentado a espacialização dos casos de Dengue para cada distrito sanitário do município. Verificou-se que o distrito que apresentou mais casos de Dengue no ano de 2011 foi o distrito Leste, seguido do distrito Norte, Oeste, Nordeste e Sul. A partir dos mapas foi possível verificar as regiões onde ocorreram mais casos positivos da doença.
  • Item
    Turistización y Segregación en la Ciudad Latinoamericana: El Caso de Cartagena de Indias, Colombia
    (2018-12-14) Santamaría Alvarado, Angélica Paola
    La segregación espacial es un común denominador en las ciudades latinoamericanas teniendo expresiones diferenciadas determinadas por las singularidades del lugar. En Cartagena, la segregación espacial-racial a causa del turismo ha asfixiado a la ciudad y la dividió en dos: una turística, exótica e ideal de propaganda; y otra marginalizada, informal y negra. El turismo actúa simultáneamente en varios planos, generando nuevas territorialidades que se sustentan en la promoción de imaginarios, estéticas y consumos, lo que consigue afectar los valores e identidades culturales de la comunidad donde se asienta. En ese sentido, el presente artículo pretende problematizar rol del turismo como actor determinante en los procesos de despojo y segregación espacial-racial en Cartagena; para ello, el texto está dividido en tres partes: histórico de expansión urbanística y turística y los conflictos territoriales en Cartagena; las culturas/identidades y resistencias frente a la turistización; y a manera de conclusión se colocan algunos puntos para discusión y debate en torno a patrimonio, el turismo y alternativas al modelo extractivista.
  • Item
    American Colour-Line: Zonificación, Vivienda y Segregación Urbana en EUA
    (2018-07-12) Santamaría Alvarado, Angélica Paola
    El presente artículo se objetiva analizar las políticas de zonificación y vivienda implantadas en las ciudades estadounidenses a partir de los 30's, que dando seguimiento a una cultura de segregación y de marginalización de las comunidades étnicas y racializadas han sufrido y continúan sufriendo riesgos medioambientales, falta de inversión pública, una homogenización forzada y preconceptos sobre sus habitantes. Por tanto, se propone realizar una lectura crítica de los dos actos legislativos de vivienda que han guiado los procesos de zonificación y financiación de habitación (NHA 1934 y FAH 1968), así como una posible lectura de las implicaciones actuales de dicha segregación por rangos (o colores) en las zonas y comunidades vulnerabilizadas por tales políticas.
  • Item
    Materialismo y Educacíon en América Latina: la Pedagogía Histórica crítica de Dermeval Saviani
    (Universidade do Oeste de Parará UNIOESTE, 2017-05-05) Henao, Hander Andrés
    La educación es un fenómeno que no puede ser abordado al margen de su naturaleza histórica y social. La educación es un fenómeno complejo porque es esencial. Quien se afana por comprender la Educación, se afana por comprender los fundamentos más internos y esenciales de la experiencia humana en el mundo. Dermerval Saviani (1944-) construyó con su denominada «Pedagogía Histórico- Crítica», una pedagogía crítica latinoamericana considerando la interrelación del fenómeno histórico y el social en el proceso educativo. Su perspectiva, lo posiciona como uno de los pensadores latinoamericanos contemporáneos más consecuente con su militancia política y su práctica pedagógica. Es por ello que su perspectiva sobre la educación parte de considerarla como una práctica humana social e histórica, como un « Trabajo Pedagógico» que crea lo «humano» en el hombre. Su lectura mantiene siempre en unidad las mediaciones existentes entre el fenómeno escolar y el fenómeno social, sin borrar sus determinaciones reciprocas y los momentos de autonomía relativa de cada una de ellas al devenir en el tiempo. En el presente trabajo pretendemos exponer de manera clara, el pensamiento histórico materialista de Dermeval Saviani, de su Pedagogía Histórico Crítica a través de su ya clásico texto de “Escuela y Democrácia” (1983), ya que es un texto que nos permite acercarnos a las formulaciones iniciales de su perspectiva pedagógica. Apoyándonos un poco en su texto “Pedagogía Histórico- Crítica” (1991), donde nos deja sus “Primeras aproximaciones” más acabadas, trataremos de presentar como la propuesta pedagógica de Saviani es un materialismo aplicado al fenómeno de la educación. En un primer momento, mostraremos cómo para Saviani la relación pedagogía y democracia trae el problema de la marginalidad como su eje fundamental. En un segundo momento, revelaremos cuál es el carácter específico del fenómeno
  • Item
    Políticas, práticas e perspectivas para fuição e acesso do Direito a Saúde dos ingressantes não Nacionais na UNILAB
    (Biblioteca Latino-Americana - BiUNILA, 2018-11-30) Neri, Filipe Silva; Silva, Maria Geusina da
    O presente estudo buscou conhecer os processos de implementação e implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, com foco nos incidentes sobre a proteção sanitária na atenção as demandas de saúde dos discentes estrangeiros na região do Maciço de Baturité, especialmente na cidade de Redenção/CE. Dessa forma, a pesquisa pretende contribuir para a difusão da informação sobre os pactos, protocolos e demais experiências que vem tendo êxito, ainda que de forma isolada, na atenção e tratamento à saúde dos brasileiros e estrangeiros que vivem no entorno e contiguidade da região estudada, além de evidenciar a inexistência de obstáculos no tocante ao acesso nas ações e serviços e indicar pistas de como enfrentar a problemática.