Fatores motivadores para a participação de graduandos e permanência no PIBID

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Luiz, Cintya Fonseca
Oliveira, Luciani de
Justina, Lourdes Aparecida Della

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

Observou-se no final da década de 70 e início da década de 80 a dicotomia entre a teoria- pratica, gerando na formação inicial desses graduandos uma visão simplista e a falta de integração do Ensino Superior com a Educação Básica. Com isso, surge um olhar irreal ou ideal do professor, consequentemente causa conflitos na carreira docente, mas principalmente na formação inicial, porém essa interpretação de professor ideal negligencia os confrontos da profissão e a construção da identidade docente. O objetivo desta pesquisa foi evidenciar as implicações da participação do PIBID na formação docente, mediante questionário aplicado a pibidianos egressos. Deste modo a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID)/Subprojeto Biologia tem possibilitado minimizar a dicotomia entre a teoria e prática e também na ruptura com visões distorcidas da profissão docente

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Formação - docência, Educação - fatores motivadores, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Citação