Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmendra Filho, Dinaldo Sepúlveda
dc.contributor.authorSouza, Lucas Henrique de
dc.date.accessioned2017-10-23T18:58:52Z
dc.date.available2017-10-23T18:58:52Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationSOUZA, Lucas Henrique de. DE MALANDRO A BANDIDO: A METAMORFOSE DO OUTRO URBANO NO CINEMA BRASILEIRO . 2015. 42 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso em Cinema e Audiovisual – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2742
dc.descriptionMonografia apresentada à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso vinculada ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual. Orientador: Prof.Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho percorre as diferentes formas de figuração do bandido urbano nos movimentos Cinema Novo, Cinema Marginal e no Cinema da Retomada em filmes de ficção que se passam no Rio de Janeiro. Todavia, se concentra na metamorfose da figuração do malandro dos morros cariocas para o bandido urbano militarizado. Esta transformação acontece na década de 1970, momento chave em que ocorre a justaposição do malandro e do bandido na representação cinematográfica. Para entender esta transfiguração a pesquisa analisa os filmes: Rio 40, graus (1955) de Nelson Pereira dos Santos, O Anjo Nasceu (1969) de Julio Bressane, O Amuleto de Ogum (1974) de Nelson Pereira dos Santos e Lucio Flávio: o passageiro da agonia (1979) de Hector Babencopt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify and analyze the metamorphosis of urban bandit from the decade of 1970 in the city of Rio de Janeiro, by means of the films: The Angel was born (1969) Julio Bressane, The Amulet of Ogum (1974) by Nelson Pereira dos Santos and Lucio Flavio: the passenger of agony (1979) Hector Babenco. In this way, the search through the metamorphosis of cinematographic representations of Other urban areas in different periods of the cinema (Cinema Novo and Marginal and Resume) and focuses on this specific moment because it is a key moment: juxtaposition of malandro and bandit, in the characters of fiction. In this sense, the research shows that the representation in cinema acts as a sounding board of desires and discussions in society
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRio de Janeiro (RJ) - Brasilpt_BR
dc.subjectCinema - Brasilpt_BR
dc.subjectCinema marginalpt_BR
dc.titleDe malandro a bandido: a metamorfose do outro urbano no cinema brasileiropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples