Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire
Fecha
2014-10Autor
Vaz, Ana Luiza Vidal
Velho, Amanda Caroliny Melnik
Siqueira, Ana Paula de Moraes de
Dantas, Rosilania da Rocha
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo apresenta o relato de experiência em uma turma de Educação de Jovens e
Adultos no município de Curitiba-PR no primeiro semestre de 2014. Utilizou-se como aporte teórico-
metodológico as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por Paulo Freire (1967), bem como os estudos de Silva
(2009), Libâneo (1992), Martins (1999) e Mizukami (1986) para o desenvolvimento do projeto. Com
base nas observações realizadas, optou-se por trabalhar com o tema gerador reciclagem, pois grande parte
dos alunos da turma tem esta como sua profissão. Deste modo foram realizadas diversas ações, que
contribuíram para o processo de alfabetização dos alunos bem como para a melhoria da prática das bolsistas
PIBID. O projeto continua sendo desenvolvido com os alunos, agora sendo ampliada a discussão sobre a
garantia dos direitos básicos aos cidadãos, com a confecção de um jornal, como forma de socializar os
conhecimentos construídos ao longo do ano