PIBID - Artigos científicos

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    “É proibido proibir: o que contam os livros didáticos utilizados pelos supervisores do Pibid/história/UEL sobre a ditadura militar brasileira”
    (Unila, 2014-10) Tomazini, Elizabete Cristina de Souza; Brandino, Sirlene Angélica Silva
    Isabel Barca afirma que uma das “maiores potencialidades da História é a consciência da profundidade que ela proporciona a quem procura compreender o mundo” (BARCA, 2012). Por isso, superar o ensino dos fatos históricos, sem problematização e que não prioriza a análise de diferentes ângulos é hoje um dos grandes desafios proposto ao professor da disciplina. Portanto, nesta apresentação pretendemos abordar esta questão tendo como objeto de análise os capítulos das narrativas dos livros didáticos sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) adotados pelas escolas onde atuam os professores supervisores do PIBID/História/UEL. O referencial teórico para esta analise terá como suporte os estudos da Educação Histórica sobre os manuais didáticos e as propostas de ensino de Jorn Rusen(1987) e Isabel Barca(2004)
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    “Pensando liberdade e censura no brasil da ditadura civilmilitar e dos dias atuais – uma experiência no ensino de história”
    (Unila, 2014-10) Castro, Giovana Alves de; Alves, Bruna Daum; Gruber, Eric
    O Objetivo do presente trabalho é apresentar a atividade realizada pelo PIBID História 1 UFPR nos colégios Manoel Ribas e Dom Pedro II, ambos em Curitiba, sob coordenação da Profa. Dra. Karina KosickiBelotti e orientação dos professores Alisson Gonçalves e Daniel Nodari. A atividade aplicada foi referente à Ditadura Militar no Brasil e aos discursos opressores que a legitimaram, assim como analisar a Lei antiterrorismo da Copa e sua analogia com o AI-5 da Ditadura, atividade esta que teve como alvo a compreensão do que os alunos entendem por censura, liberdade de participação política e expressão e o entendimento dos mesmos das contradições do discurso militar que se apresentava como uma “revolução” e como isso ainda ocorre na atualidade
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    “O salto quântico dos vagalumes”: os quadrinhos como ferramenta didática nas aulas de química
    (Unila, 2014-10) Kundlatsch, Aline; Ribas, Haroldo Luis; Lopes, Angeline; Silva, Camila Silveira da
    O trabalho analisa os resultados de uma Proposta Didática que aborda o modelo atômico de Bohr a partir de uma HQ sobre a bioluminescência dos vagalumes. Como os conceitos envolvidos nesse conteúdo são vistos de forma abstrata pelos alunos, o recurso didático adotado visava minimizar essa dificuldade e tornar a aula mais atrativa. Após aplicação da Proposta Didática e avaliação dos resultados pode-se notar um maior aprimoramento do senso crítico e criativo dos estudantes ao associar o conteúdo desenvolvido em sala de aula anteriomente, com a história presente no quadrinho. O interesse e envolvimento dos alunos na aula foram perceptíveis, podendo assim, considerar as Histórias em Quadrinhos como um recurso didático de grande potencial para o Ensino de Química
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    “O que cabe num poema” - uma proposta de letramento literário por intermédio da leitura de poemas de Fernando Pessoa
    (Unila, 2014-10) Maia, Midiã Valério; Leonardi, Ana Claudia; Domingues, Renata; Rohweder, Jussara Maria da Silva
    Este trabalho visa apresentar e discutir aspectos que envolvem uma proposta de leitura dos poemas de Fernando Pessoa, diante do perceptível distanciamento instaurado entre o gênero poesia e a sala de aula. A inquietude que norteia esta proposta incide na armadilha pedagógica de que a poesia tem sido, por muitos professores, desconsiderada, fragmentada ou ainda abordada superficialmente, sem que lhe que lhe seja reconhecido o devido valor. A proposta da leitura dos poemas levou em conta imagens, oralidade, emoções, linguagem polissêmica, sons e ritmos. Pretendeu-se destacar a importância da vivência poética para o indivíduo, tendo em vista a formação do leitor, construtor de múltiplos significados, cujos resultados revelou uma literatura pelo viés do reconhecimento e do prazer, sendo responsável pela construção de novos saberes. As atividades desenvolvidas contaram com o apoio das alunas do PIBID, da UTFPR/PB, no Colégio Estadual São João Bosco de Pato Branco - PR
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    “Commedia Dell’arte e... música?”: proposta interdisciplinar voltada para o ensino da arte
    (Unila, 2014-10) Santos, Maressa Barbosa dos; Araujo, Nayara Tamires C. de
    O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de elaboração de uma das ações do projeto PIBID Interdisciplinar – Artes Cênicas e Música, que será realizada no Colégio de Aplicação Pedagógica – (CAP) da Universidade Estadual de Maringá. Com base na proposta do PIBID, Projeto Político Pedagógico do CAP, e no plano de ensino da disciplina de Arte, a proposta foi elaborada, com o propósito de colaborar com a formação artística dos alunos, ampliar o contato da equipe PIBID com a prática escolar e discutir sobre o ensino de Arte na escola e as possibilidades de interdisciplinaridade entre música e teatro
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    ‘Democracia racial’: relato de uma experiência do Pibid história UENP
    (Unila, 2014-10) Moreno, Jean Carlos; Pereira, Amanda Camargo; Carvalho, Rodrigo Vinicius de
    Partindo das considerações da Didática da História de Jorn Rüsen, o subprojeto PIBID História UENP busca empreender a formação de professores com base na ideia de que a escola é também um campo de investigação para os docentes. É apenas de posse deste olhar indagador sobre a realidade escolar que se pode conceber modificações metodológicas com vistas à melhoria da aprendizagem discente. A presente comunicação relata e busca refletir sobre uma experiência do PIBID junto a alunos do 9o ano da rede pública de Ensino do estado do Paraná abordando a temática do mito da ‘Democracia Racial’ brasileira nas aulas de História
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    Vivências e contextos pedagógicos relevantes na atuação de pibidianos no CMEI Herbert de Souza, Francisco Beltrão/PR
    (Unila, 2014-10) Santos, Goisthiere dos; Mello, Jéssica Mayara de; Farinon, Juliane Andressa De Prá
    O presente artigo propõe uma reflexão sobre as vivências de Iniciação à Docência no CMEI Hebert de Souza, município de Francisco Beltrão/PR, na turma do Pré-escolar II, com o total de 26 alunos, entre 03 a 04 anos de idade. A reflexão inicia-se pela descrição das atividades pedagógicas, tais como as de educar e cuidar, auxílio nas atividades de rotina (soninho, higienização e alimentação), contação de histórias, brincadeiras de faz de conta, cantigas, interagindo, assim, com as crianças, pais, professores e demais funcionários. Concomitantemente, busca-se analisar as atividades pedagógicas relacionadas aos desafios da Iniciação à Docência a luz de um referencial bibliográfico. Com experiência de iniciação à docência vivida no PIBID nos aproximamos da práxis educacional como um todo
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    Visão dos alunos da escola pública sobre vídeo games no ensino de língua inglesa e a proposta com o RPG maker
    (Unila, 2014-10) Adati, Felipe Sousa; Sanches, Juliana Cristini Moreira; Kaway, Patrick Ishizaki Rosa Perez; Kadri, Michele Salles El
    Muitos autores tem defendido o uso de MMOS (massive multiplayer online games) na aquisição de uma segunda língua (RAMA ET AL., 2009; PETERSON, 2012). Desse modo, este trabalho objetiva relatar a visão dos alunos sobre videogames e ensino de línguas. Para tanto, analisamos as narrativas produzidas pelos alunos por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A coleta dos dados foi realizada em uma sala de 3o ano de um Colégio Estadual de Londrina. Os resultados apontam que os estudantes (a) acreditam que o desenvolvimento da língua pode ser desenvolvido atráves dos jogos; (b) relatam que o interesse pela língua é maior nos jogos, do que na escola, (c) acreditam que o vocabulário aprendido está intrinsicamente ligado ao tipo de jogo ao qual se joga, e que (d) os MMOs parecem ser jogos que mais oferecem vantagens
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    Visão do acadêmico pibidiano no acompanhamento do conselho de classe no Cólegio Estadual 31 de Março
    (Unila, 2014-10) Toledo, Ana Lucília Chaves de; Bueno, Guilherme da Silva; Vieira, Rita de Cássia Amaral; Moraes, Shirley Aparecida de
    O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto da Matemática/Ensino Médio, vinculado a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ocasiona aos acadêmicos participantes, além da oportunidade de frequentar as aulas e participar dos processos de sua elaboração e aperfeiçoamento, a vivência de outros acontecimentos escolares de grande relevância para sua formação, tal como o conselho de classe, enfoque principal deste trabalho. O objetivo é expor a visão do acadêmico de primeira série do curso de licenciatura em Matemática a respeito do conselho de classe, suas expectativas, a realidade notada no evento e conclusões acerca do processo de aprovação e reprovação, contribuindo desta forma com a valorização deste acontecimento escolar. Incluindo ainda, uma comparativa entre aspectos distintos do conselhos escolar dos ensinos Fundamental II e Médio
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    Videogames, gamification e ensino de línguas no Pibid: teoria e prática
    (Unila, 2014-10) Ferreira, Felipe Trevisan; Figueira, Paola Rodrigues; Kadri, Atef El; Kadri, Michele Salles El
    O uso de tecnologias como ferramenta auxiliadora em diversas práticas sociais tem sido cada vez mais recorrente. Neste contexto, os videogames e a teoria de Gamification têm sido constantemente mencionados. Assim objetivamos apresentar os pressupostos teórico-metodológicos da teoria de Gamification e do uso de Massive Multiplayer Online Games (MMOs) e discutir como esses pressupostos podem apresentar contribuições para o ensino de línguas, apresentando uma lista de critérios sobre esses pressupostos teórico-metodológicos para a produção de videogames no ensino de línguas (uma das propostas do PIBID de Letras-Inglês). Esta discussão embasa as propostas em andamento com o uso de videogames para o ensino de línguas do subprojeto do PIBID de Letras- Inglês
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    Video games e ensino de línguas: mapeando as pesquisas
    (Unila, 2014-10) Santana, Pedro; Egido, Alex Alves; Kadri, Michele Salles El
    Esse trabalho objetiva apresentar um mapeamento das pesquisas sobre o uso de vídeo games no ensino no contexto Brasil. Nosso intuito era compreender as implicações do uso de vídeo games para o ensino de línguas e os seus pressupostos teóricos mais recorrentes. Os dados foram obtidos na ferramenta de busca Google Scholar, durante o período de 2008 até 2013, e foram analisados utilizando-se protocolo de ações baseado em Sarnighausen (2011). Os resultados demonstram que (a) o uso de novas tecnologias como o vídeo game proporciona um "aumento da carga horária” na aprendizagem de língua inglesa, (b) que ainda há poucos estudos brasileiros sobre como os vídeo- games auxiliam no processo de desenvolvimento da língua e (c) é visível a falta de conhecimento prévio dos professores em relação a vídeo games e como utilizá-los em sala de aula
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    Verificação dos níveis de aptidão física de crianças com idade entre 6 e 9 anos
    (Unila, 2014-10) Mendes, Aluísio Menin; Albuquerque, Danieli A.; Maia, Karoline C.; Pontes, Willyan V. Selk
    Neste trabalho mensurou-se a estatura, massa e a aptidão cardiovascular de 112 crianças, entre 6 e 9 anos de idade, em ambos os gêneros. Todas elas são alunas da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Palmas/PR e estão em turmas onde acadêmicos do Curso de Educação Física, do IFPR – Campus Palmas atuam como apoiadores pelo PIBID. Classificou-se 76,77% com estado nutricional normal, 1,79% com baixo peso e 21,42% com sobrepeso e obesos. Na avaliação pelo I.M.C. encontrou-se 9,82% em zona de risco, o que remete a necessidade de ações imediatas nas aulas de Educação Física. Na aptidão cardiovascular encontrou-se somente 9,82% em condição de risco, que mostra que são crianças bem ativas fisicamente e que deve-se mantê-las assim para prevenir problemas com a saúde
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    Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
    (Unila, 2014-10) Genesi, Luiz Filipe Dias; Andrade, Daniela Linkevicius de
    O presente trabalho se destina a expor a atividade desenvolvida pelos bolsistas do subprojeto do PIBID de História 1 da UFPR, sob coordenação da Profa. Dra. Karina KosickiBellotti, juntamente com os professores supervisores Alisson Gonçalves e Daniel Nodari, nos colégios Manoel Ribas e Dom Pedro II, respectivamente. Tais atividades, ocorridas em Novembro de 2013, foram designadas com o objetivo de discutir a questão da identidade negra e a ocasião do dia 20 de novembro – dia da Consciência Negra.Ao longo da atividade os bolsistas puderam perceber as dificuldades de cada turma em lidar com o tema e, principalmente, as diferenças de percepção que os alunos de cada escola (que continham perfis sócio-econômicos muito diferentes) apresentaram, mostrando a importância de se problematizar historicamente alguns conceitos que fazem parte do cotidiano dos próprios alunos e que se apresentam de formas diversas na sociedade
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    Utilização de modelos didáticos como facilitadores da aprendizagem nas disciplinas de ciências e biologia
    (Unila, 2014-10) Fortes, Fabiane; Ribeiro, Eliziane
    O presente trabalho realizado na Unespar - Campus União da Vitória vinculado ao Subprojeto PIBID Ciências Biológicas, teve como objetivo elaborar modelos que facilitassem o aprendizado da morfologia animal pelos alunos do Ensino Médio. Foram confeccionados modelos de vertebrados e invertebrados em massa de biscuit de várias cores. Este material tem um custo baixo, é fácil de ser manuseado além de ter uma boa durabilidade podendo ser guardado e reutilizado em outras aulas. A idéia surgiu a partir da situação prática de que os professores ao trabalhar assuntos relacionados à Zoologia nem sempre tem acesso a espécimes para a realização de uma aula prática, dificultando assim, a visualização de estruturas complexas, o que torna o conteúdo pesado e desinteressante. O material didático é estimulante e transforma a necessidade do aprendizado em prazer pelo conhecimento. As atividades práticas permitem aos alunos construírem seus conhecimentos de forma lúdica e estimulam a investigação e o trabalho em equipe
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    Utilização da avaliação diagnóstica como recurso didático pedagógico: relato de experiênça
    (Unila, 2014-10) Kreuz, Angela Maria; Nicola, Eduarda
    O respectivo trabalho de pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre o projeto desenvolvido pelos acadêmicos participantes do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/PR. O projeto está em fase de andamento e é realizado em turmas do 6° ano do ensino fundamental II. A totalidade do projeto possui como intuito aprofundar os conhecimentos acerca do uso da água, sua qualidade e sustentabilidade, buscando dialogar com a realidade que a escola, comunidade e alunos encontram-se inseridos. A ação inicial do projeto foi a realização de uma avaliação diagnóstica, a qual terá seu desenvolvimento, e sua importância analisada neste trabalho. Sendo o objetivo dessa avaliação compreender o grau de conhecimento dos alunos em relação aos assuntos que iriam ser trabalhados
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    Utilizando a plataforma fazgame no ensino de língua inglesa: primeiras experiências
    (Unila, 2014-10) Santos, Nicolas de Oliveira; Kadri, Atef El; Candido, Luiz Rafael Coppi; Kadri, Michele Salles El
    A literatura tem reportado grandes vantagens em se utilizar jogos no ensino de línguas. Neste trabalho, apresentamos os jogos educacionais produzidos por um grupo do Pibid de Letras-Inglês da UEL por meio da plataforma Faz Game bem como analisamos as potencialidades e limitações da plataforma para o ensino de Língua Inglesa. Os resultados apontam que entre os aspectos positivos estão a possibilidade de (a) desenvolver a escrita criativa em Língua Inglesa e propostas interdisciplinares; (b) a aprendizagem de conteúdo significativo que seja de interesse do aluno e (c) oferecer jogo educacional como suporte ao conteúdo estudado na disciplina de LI. Entre as limitações da plataforma, figuram o fato de (a) não haver trilha sonora, (b) possuir poucos cenários, personagens; e pouca jogabilidade (falta de interação e contextos de imersão), (c) não possibilitar o uso de termos essenciais para jogos de transformação social (como por exemplo, o termo gay)
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    Uso de um website como uma abordagem diferenciada no ensino da química
    (Unila, 2014-10) Santos, Andre Luis Neves dos; Homeniuk, Amanda Luiza Lima; Cardoso, Ligia Mara de
    Com o advento da informática e a proliferação do uso da internet para grande parte da população houve uma grande melhoria no processo de aprendizagem, havendo inúmeras possibilidades de metodologias alternativas para que servissem não somente como apoio para o professor, mas como extensão do processo educacional. Este trabalho teve como objetivo à utilização de um website como ferramenta auxiliar e alternativa no ensino de Química para os alunos de Ensino Médio do Colégio Estadual Santa Cândida em Curitiba-PR. Posteriormente foi realizada uma atividade para os alunos entrarem em contato com o site e obtiveram-se resultados positivos tanto na avaliação da estética do site, assim como ferramenta educacional
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    Uso de documentários nas intervenções Pibid: experiência em sala de aula
    (Unila, 2014-10) Noda, Marisa; Adão, Larissa Beatriz; Menezes, Jóice Nunes
    Este artigo tem por objetivo refletir a utilização de fontes cinematográficas em sala de aula, considerando as concepções do ensino de história que coloca os documentários históricos como possibilidades que contribuem para a construção do conhecimento histórico utilizou-se da obra Getúlio Vargas (1974) em turmas do 3o ano do Ensino Médio para a discussão do Estado brasileiro de 1930 a 1945. O trabalho foi realizado através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) em uma turma do Colégio Estadual Rio Branco do Município de Santo Antônio da Platina, Região Norte do Paraná, sob a orientação da Professora Dra. Marisa Noda e supervisão da Professora Eliane Borges Disseró Moreira
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    Uso das tecnologias como ambiente de aprendizagem no ensino de História
    (Unila, 2014-10) Strona, Milliann Carla; Santos, Letícia Farias dos
    Objetiva-se, com este trabalho, tecer considerações em torno de temáticas debatidas a respeito do uso de tecnologia nos meios escolares, mostrando o impacto relevante, tanto positivo, quanto negativo da utilização de uso tecnológico, tais como a internet no cotidiano dos alunos. Em especial, foca-se em uma experiência de aprendizagem em torno de conteúdos de história realizada a partir do jogo online Jogo da Memória: presidentes do Brasil, encontrado no site da Nova Escola, o qual foi utilizado com alunos do ensino fundamental do colégio São Vicente e o trabalho com o ensino médio voltado para o Blog Reescrevendo o Passado Colégio São Vicente de Paulo, onde os alunos coletaram entrevistas de pessoas que fizeram parte da história do colégio. Interatividade, brincadeira, interesse e debates foram gestados a partir desta experiência positiva de ensino
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    Uma proposta de problematização do equilíbrio químico do AAS
    (Unila, 2014-10) Leal, Luana Pires Vida; Tonin, Lilian Tatiani Dusman
    Sabe-se que a Química como disciplina, na realidade educacional brasileira atual, tem sua aprendizagem caracterizada pela memorização, promovendo uma aprendizagem precária de conteúdos, sem ausência de contextualização. No intuito de mudar essa realidade, o subprojeto PIBID Química Apucarana exibe uma proposta para o ensino da influência da concentração das espécies no equilíbrio químico de dissociação do ácido acetilsalicílico (AAS), por meio de um experimento problematizado e estruturado nos três momentos pedagógicos de Delizoicov