Itens para a visualização no momento 21-40 of 556

    • Uma proposta de metodologia participativa através do uso de fotografias para o ensino de geografia 

      Santos, Eder Fabiano; Oliveira, Gabriel Ferreirinha de (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se buscar uma metodologia de ensino em geografia capaz de propiciar uma maior facilidade ao estudante, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, onde este ...
    • Uma proposta de leitura de Hamlet no ensino médio 

      Souza, Deborah Raymann de; Trevizan, Suelen Ariane Campiolo (Unila, 2014-10)
      Nesta comunicação, apresentaremos uma experiência de leitura da tragédia de Shakespeare, desenvolvida com uma turma de Ensino Médio durante nove aulas. Apresentaremos nossas estratégias, sobretudo com relação à compreensão ...
    • Uma experiência de revisão de conteúdos por meio de atividades lúdicas 

      Silva, Gilmara Pereira da; Santos, Raphael Peres Correia dos; Souza, Lucas Gabriel Ribeiro de; Mariano, Débora Carla Blanco (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência sobre a aplicação de uma atividade desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o auxílio da professora ...
    • Uma discussão sobre as midia e a tecnologia na educação 

      Nobres, Angela Aparecida da Silva; Pereira, Everton; Santos, Marielle Amorim dos; Kramer, Vanda Maria Silva (Unila, 2014-10)
      Este trabalho objetiva discutir questões ligadas à metodologia e a tecnologia a ser aplicada durante as práticas pedagógicas do PIBID. A discussão ficou em torno da inserção de novas tecnologias, no método de ensino ...
    • Uma descrição do desenvolvimento das produções de videoaulas no programa de iniciação á docência (PIBID) 

      Seki, Jeferson Takeo Padoan; Silva, Ariel Cardoso; Ferreira, Rafaela Gonçalves; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho é uma descrição detalhada das produções do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no qual constitui um projeto em que os 22 bolsistas selecionados ...
    • Uma atividade experimental para o ensino de função afim 

      Chaves, Cheienne; Bruning, Edilaine Meurer; Ansbach, Kátia Andreia Finatto; Junkerfuerbom, Maiara Aline (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho tem por objetivo relatar uma oficina desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência– PIBID, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Cascavel, ocorrida no dia 20 de ...
    • Uma análise sobre o uso de atividades experimentais no ensino de ligações químicas 

      Mantovan, Rafael Curtolo; Santoni, Juliana; Mochizuki, Ana Paula; Silveira, Marcelo Pimentel da (Unila, 2014-10)
      Será apresentado neste trabalho a análise de duas questões respondidas pelos alunos, relacionadas à aprendizagem, após a aplicação de uma unidade didática sobre ligações químicas, realizada por bolsistas do projeto ...
    • Uma análise das resoluções apresentadas por alunos do ensino médio de uma questão envolvendo frações 

      Pinafo, Rebeca Rúbia Honório; Souza, Lilian de; Araman, Eliane Maria de Oliveira (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho apresenta uma análise dos resultados de uma questão envolvendo o conteúdo de fração que foi aplicada em uma avaliação diagnóstica, que foi aplicada a alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola da ...
    • Um relato de iniciação à docência 

      Miranda, Steffani Maiara Colaço; Prior, Daiane Gomes (Unila, 2014-10)
      Este texto é um relato das atividades desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Colégio Estadual Ieda Baggio Mayer – Ensino ...
    • Um relato de atividades sobre semelhança de triângulos no Colégio Estadual IEDA Baggio Mayer 

      Chaves, Cheienne; Theobald, Sara Taís; Carissimi, Alexandre; Toillier, Jean Sebastian (Unila, 2014-10)
      Este trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná noColégio Estadual Ieda Baggio Mayer – ...
    • Um olhar sobre o pibid/matemática no contexto da sala de aula 

      Reis, Ana Beatriz dos; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      Na inserção do PIBID/Matemática – UEPG nos Colégios Estaduais Professor Eugênio Malanski e Professor Becker e Silva, sitos na cidade de Ponta Grossa Paraná, observou-se que significativas mudanças estão ocorrendo no ...
    • Um olhar sobre as dimensões da formação docente: identidade e profissionalização 

      Silva, Alexia Raissa da; Catarino, Fátima Rodrigues Pereira; Assis, Ligia Lobo de (Unila, 2014-10)
      Este artigo apresenta as análises iniciais das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, durante o ano de 2014 no Curso de Pedagogia no do Curso de Formação Docente em Nível ...
    • Um olhar sobre a produção escrita de alguns alunos em uma questão de matemática 

      Oliveira, Evandro Sozo de; Ciani, Andréia Büttner; Antunes, Francieli Agostinetto (Unila, 2014-10)
      Este trabalho é uma breve análise da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Cascavel. A questão se constitui em um item da Prova internacional de Avaliação de estudantes – PISA, ...
    • Um olhar para a prática do ensino de africanidades através dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa 

      Silva, Aline Ribeiro; Ribeiro, Fernanda Zagobinski; Jovino, Ione da Silva (Unila, 2014-10)
      O objetivo deste trabalho é identificar as africanidades (SILVA, 2005) que são abordadas nas aulas de língua portuguesa de uma escola estadual da cidade de Ponta Grossa. Este trabalho faz parte do Programa Institucional ...
    • Um olhar diferenciado para o lixo: relato de experiência 

      Dias, Caroline Aparecida; Ioris, Emellyn Gabriela; Mascarello, Leide Daiane Nascimento; Silva, Everton Ricardi Lozano da (Unila, 2014-10)
      A escola como espaço de educação formal tem papel fundamental no desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Assim, o objetivo desse trabalho foi desenvolver atividades práticas contextualizadas ao ambiente ...
    • Um olhar acerca da diversidade cultural da sociedade e seu estudo no meio escolar 

      Povaluk, Savius Miguel; Baricheval, Larissa; Ramos, Willian Henrique (Unila, 2014-10)
      O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o presente momento da sociedade no que tange a diversidade cultural e como este assunto é abordado no ensino escolar. Busca também compreender como o processo de ...
    • Tribos urbanas: uma forma de discutir a diversidade cultural em sala de aula 

      Cardoso, Vinicius Matheus; Camera, Andreia Prosdócimi; Royer, Fernanda Patrícia; Hermann, Gilson (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Padre Reus de Pérola D’Oeste, Sudoeste do Paraná. A ideia surge através do Projeto do PIBID – Diversidade sendo que um dos temas é os “Momentos Filosóficos e ...
    • Trançando histórias: cabelos, trajetórias e identidades 

      Silveira, Paulo Vitor da; Rodrigues, Marisa Cristina (Unila, 2014-10)
      O trabalho em questão é um relato de experiência desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2013, tem como objetivo compreender, utilizando para isso a produção audiovisual, como referenciais estéticos podem colaborar ...
    • Transformando geometria plana em sólidos geometricos 

      Camargo, Maria Eduarda Bittencourt; Desselmann, Andrielli; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      É possível perceber que as formas geométricas estão presentes em nosso cotidiano desde o início da geometria euclidiana até os dias atuais, com evidente transformação dos entes fundamentais ponto, reta e plano em arrojados ...
    • Trabalho docente e a relevância do Pibid na formação de futuros professores 

      Paula, Érica Fernanda de; Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de (Unila, 2014-10)
      O presente estudo pretende levantar uma reflexão sobre o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na formação do futuro professor. Sendo uma proposta do Ministério da Educação e da Coordenação ...