Itens para a visualização no momento 1-10 of 10

    • Benefícios dos jogos no ensino de química 

      Homeniuk, Amanda Luiza Lima; Santos, Andre Luis Neves dos; Dias, Robsson Pereira; Cardoso, Lígia Mara (2014-10)
      Jogos e brincadeiras fazem parte da vida de todos. São importantes para o desenvolvimento das crianças, seja físico ou intelectual. Por meio destes, as crianças formam conceitos para a vida. Dessa forma, jogos e brincadeiras ...
    • Cor: evidência de reação química 

      Dantas, Bruno Pereira; Miola, Diullye; Belin, Elci Machado dos Santos; Leske, Gabriele (2014-10)
      Este trabalho discute a Mostra realizada pelo grupo PIBID – Química Unioeste com o tema “Química das Cores’, no período vespertino, em duas turmas de formação docente no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. O ...
    • O evento química nas férias como recurso formativo para licenciandos em química integrantes do Pibid da UTFPR/Campo Mourão 

      Silva, Deisiane Aparecida da; Romero, Rafaelle Bonzanini; Crespan, Estela dos Reis; Romero, Adriano Lopes (Unila, 2014-10)
      Um problema muito delicado que atinge os cursos de licenciatura em todo país, está relacionado com o período mínimo para o início dos Estágios Supervisionados nas escolas. Deste modo, o contato inicial do licenciando com ...
    • Experiências do Pibid no Colégio Estadual Cristo Rei: a vivência escolar contribuindo para formação docente 

      Jaski, Ana Caroline; Kelte Filho, Irineo; Oliveira, Lucas Alan de; Bochnia, Lislaine Pilati (Unila, 2014-10)
      Na maioria das áreas de ensino de graduação era priorizada a formação de bacharéis, mas ao longo dos anos esse cenário veio se modificando de forma positiva com a valorização das licenciaturas. Este trabalho mostra as ...
    • A importância do conhecimento matemático na disciplina de química da educação básica 

      Nogueira, Daiane Amaral de Ramos; Bahia, Francielly Aparecida; Pelegrini, Débora Yumi; Danczuk, Marins (2014-10)
      A interdisciplinaridade, entre as áreas das ciências exatas do currículo escolar é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois a correlação entre elas facilita a cognição dos alunos nas ...
    • Relato de experiência Pibid: a contextualização do ensino de química na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas 

      Severino, Heloisa Ferraro; Franceschini, Tiago (Unila, 2014-10)
      O presente artigo é um relato de experiência didática do subprojeto de Química do PIBID/CAPES - PUCPR, que procurou desenvolver junto a alunos do 3a ano do Ensino Médio os princípios da química orgânica no auxílio à ...
    • “O salto quântico dos vagalumes”: os quadrinhos como ferramenta didática nas aulas de química 

      Kundlatsch, Aline; Ribas, Haroldo Luis; Lopes, Angeline; Silva, Camila Silveira da (Unila, 2014-10)
      O trabalho analisa os resultados de uma Proposta Didática que aborda o modelo atômico de Bohr a partir de uma HQ sobre a bioluminescência dos vagalumes. Como os conceitos envolvidos nesse conteúdo são vistos de forma ...
    • Teste da chama: análise de um experimento investigativo 

      Müller, Cleverton Miguel; Ferreira, Matheus; Fernandes, Julia Piechontcoski; Santos, Edimara Zacarias dos (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho consiste em uma análise referente a um experimento demonstrativo investigativo realizado em laboratório com as turmas de primeiro ano do ensino médio. Para a turma A solicitou-se que fosse respondido ...
    • Uso de um website como uma abordagem diferenciada no ensino da química 

      Santos, Andre Luis Neves dos; Homeniuk, Amanda Luiza Lima; Cardoso, Ligia Mara de (Unila, 2014-10)
      Com o advento da informática e a proliferação do uso da internet para grande parte da população houve uma grande melhoria no processo de aprendizagem, havendo inúmeras possibilidades de metodologias alternativas para que ...
    • A utilização da poesia na formação de professores de química 

      Matos, Diovani Henrique de Souza; Siemsen, Giselle Henequin; Werneck, Katherine M. L.; Silva, Camila Silveira da (2014-10)
      O trabalho aborda a relação Ciência e Poesia na Formação de Professores de Química no contexto do PIBID. O objetivo é investigar as concepções dos licenciandos sobre o uso da Poesia na sala de aula assim como as contribuições ...