Itens para a visualização no momento 1-17 of 17

    • Conceitos matemáticos e interdisciplinaridade 

      Dorox, Giovana Cristiane; Potoski, Laine; Pimentel, Marli da Silva; Dalgut, Débora (2014-10)
      A presente pesquisa, realizada no ciclo I do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Curitiba, teve por objetivo analisar a construção de ideias matemáticas em um contexto interdisciplinar na educação básica. Como ...
    • Construindo a interdisciplinaridade através da horta 

      Borsato, Danieli; Zuanazzi, Natanael Ricardo; Lavandowski, Ana Claudia; Maziero, Luiz Carlos (2014-10)
      O projeto “Construindo a interdisciplinaridade através da horta”, visou trabalhar com a interdisciplinaridade, envolvendo educandos e educadores, buscou discutir a práxis de ensino/aprendizagem, procura olhar para todas ...
    • Educação da Filosofia Abordando a Interdisciplinaridade 

      Valera Neto, Antonio Sanches (Unila, 2014-10)
      A proposta apresentada no texto tende a demonstrar à importância da Filosofia na educação e sobre suas consequências em sentido de esclarecimento ressaltando a importância que o educador vem a ter sobre esse processo ...
    • Educação do campo e a intervenção comunitária 

      Debortoli, Solange Fernandes Barrozo; Bonetti, Sandra Paula; Mergner, Marciane; Vismara, Lilian de Souza (Unila, 2014-10)
      Neste trabalho, discorre-se sobre a organização do trabalho coletivo pela proposta de aulas a partir do diagnóstico de comunidade, realizada por bosistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para ...
    • O espaço da interdisciplinaridade: as experiências da jornada de humanidades no Colégio Benjamin Constant em Londrina 

      Marlier, Rogério Martins; Oliveira, Maíra Vieira de; Araldi, Cléber; Siqueira, Grace Gouvea (Unila, 2014-10)
      O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da organização da Jornada de Humanidades no Colégio Estadual Benjamin Constant situado na cidade de Londrina/PR. A Jornada de Humanidades é um evento que surgiu no começo ...
    • Experienciando diferentes estratégias didáticas no ensino de física desenvolvidas com alunos do ensino médio 

      Silva, Cristina Aparecida da; Hurko, Luana Damiane; Rufino, Mauro César; Samojeden, Lauro Luiz (Unila, 2014-10)
      Tomando como base as diretrizes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, elaborou-se uma sequência de aulas da disciplina de Física, a ser aplicado com estudantes do 2o ano do Ensino Médio Regular de ...
    • Extinção de espécies no passado e na atualidade: uma abordagem interdisciplinar 

      Rosa, Caroline Antunes; Rickli, Camila Batista Correia (Unila, 2014-10)
      A extinção dos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos é motivo de estudos até os dias de hoje, desta forma é importante analisar as hipóteses que levaram esses animais a extinção. Com o intuíto de despertar nos ...
    • A filosofia como meio de interdisciplinaridade e a busca por um conhecimento autônomo 

      Moreira, Bruno Dias; Martins, Rafaela Pilato (2014-10)
      A Filosofia por ser uma disciplina abrangente, passa por todas as áreas dos saberes. Pedagogicamente ela pode ir muito além disso, servindo como integradora de tais disciplinas, isto é, buscar as conexões existente entre ...
    • A importância do conhecimento matemático na disciplina de química da educação básica 

      Nogueira, Daiane Amaral de Ramos; Bahia, Francielly Aparecida; Pelegrini, Débora Yumi; Danczuk, Marins (2014-10)
      A interdisciplinaridade, entre as áreas das ciências exatas do currículo escolar é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois a correlação entre elas facilita a cognição dos alunos nas ...
    • Interdisciplinaridade e motivação na escola 

      Nascimento, Andrelise Karoline; Santos, Laiane Lima dos; Freitas, Luana da Costa (Unila, 2014-10)
      Esta comunicação tem o objetivo de demonstrar a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas das licenciaturas em Português e Francês, visto que a interdisciplinaridade concretiza-se “na articulação das ...
    • Interdisciplinaridade e pedagogia freinet: uma combinação possível 

      Goulart, Marceli Behm; Nabozny, Rosimeire Bárbara; Silva, Janaina Freitas da; Hass, Andrea Siqueira (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto interdisciplinar desenvolvido no contexto do projeto PIBID Interdisciplinar da UEPG. O projeto fundamenta-se na pedagogia de Freinet, que é apresentada ao longo ...
    • A interdisciplinaridade enquanto ação subjetiva: a importância da ação docente no processo ensino/aprendizagem 

      Sell, Ana Carolini; Jesus, Atair José Bernardino de; Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro (2014-10)
      O presente texto vem apresentar uma reflexão acerca do papel desempenhado pela prática interdisciplinar. Considerando a interdisciplinaridade como ação do sujeito, traçaremos algumas considerações acerca das dificuldades ...
    • Interdisciplinaridade na prática pedagógica 

      Silva, Silvane Nazario da; Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro (Unila, 2014-10)
      O aluno bolsista/PIBID deve estar aberto ao desenvolvimento de novos conhecimentos para ser utilizado em sua futura docência. Visando esta intenção buscamos compreender o que é a interdisciplinaridade por meio de fontes ...
    • Interdisciplinaridade no ensino médio: experiências de discentes - PIBID/PUCPR – no subprojeto interdisplinar no Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa 

      Santos, Daniele Litvin; Martins, Juliana Flávia Ferreira; Santos, Ronaldo Medeiros dos (Unila, 2014-10)
      Relato de experiência de bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, integrado do Colégio Estadual ...
    • Percepções de uma ingressante da licenciatura durante experiência Pibid interdisciplinar 

      Uller, Amanda Weridyana; Goulart, Marceli Behm (Unila, 2014-10)
      O trabalho do professor em sala de aula é carregado de complexidade, e é nesse sentido que o PIBID assume sua primordial importância, uma vez que permite ao acadêmico uma experiência ímpar no processo de sua formação ...
    • PIBID/Inglês: em busca da interdisciplinaridade 

      Buffa, Ruth Mara (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho constitui-se em relato das experiências e ações desenvolvidas no âmbito do Subprojeto Inglês da UNICENTRO – Campus de Irati e seus desdobramentos a partir da segunda edição. A conjugação das recomendações ...
    • A prática do trabalho de campo na perspectiva interdisciplinar 

      Zabini, Franciele Oliveira; Umbelino, Moacir (2014-10)
      Com a notória dificuldade em estabelecer uma relação entre as disciplinas para romper com a fragmentação do conhecimento presente nas mesmas, foi desenvolvido um trabalho de campo com os alunos do 9o ano na perspectiva ...