Itens para a visualização no momento 1-10 of 10

    • As dificuldades em matemática no ensino médio e o uso de jogos matemáticos 

      Araújo, Camila Duarte de; Isidoro, Glaucia Franciele Ruiz; Motta, Marcelo de Souza (2014-10)
      Este trabalho relata a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar dois 1o anos do Ensino Médio em um Colégio ...
    • O ensino médio em foco: a utilização de jogos matemáticos, uma análise 

      Motyl, Bianca Cristina; Santos, Marcela dos; Lima, Laysa Adriely de; Nascimento, Maristel do (Unila, 2014-10)
      Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com o objetivo de avaliar as potencialidades da utilização de jogos matemáticos no Ensino Médio. A experiência foi realizada em duas turmas de 1a série de um Colégio da ...
    • Experiências do Pibid matemática no Colégio Estadual Manoel Ribas 

      Oliveira, Caroline Alves de; Dutra, Thiago Sabino; Baglioli, Arlete do Rocio; Medina, Simone da Silva Soria (Unila, 2014-10)
      Ao entrar em sala de aula, o professor encontra vários desafios, dentre eles, o de formar alunos capazes de resolver problemas encontrados no seu dia-a-dia. O impacto, ao entrar em sala de aula e responder a esse desafio, ...
    • Explorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetas 

      Chaves, Bruna Paula Pereira Gomes; Macedo, Amanda de Fátima Mello; Ciani, Andréia Büttner; Antunes, Francieli Agostinetto (Unila, 2014-10)
      Este trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ...
    • Futebol de botão: relato de experiência realizada na educação infantil 

      Bucciarelli, Tamara de la Macarena Moreiras; Silva, Tamyris Caroline da; Stankevecz, Pricila de Fátima; Agranionih, Neila Tonin (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como tema escritas numéricas na Educação Infantil. Tem como objetivo relatar a sequência didática Futebol de Botão realizada com crianças de 4 e 5 anos do CEI – Pipa Encantada – Curitiba PR. As formas ...
    • Gincana matemática 

      Crul, Giovanni Antonio Cereta; Baier, Luana Cristina; Baglioli, Arlete do Rocio; Medina, Simone da Silva Soria (Unila, 2014-10)
      O PIBID/UFPR - Matemática - subprojeto 2011, vem desenvolvendo e implementando, desde 2012, gincanas matemáticas em escolas estaduais, com o objetivo de revisar com os alunos os conteúdos trabalhados nas séries que os ...
    • A integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino de matemática 

      Kettermann, Rafael Helmuth; Boese, Vagner (2014-10)
      O presente artigo aborda a importância do uso de novas tecnologias, mais precisamente o software GeoGebra, no processo de ensino da disciplina de Matemática. Com o objetivo identificar a visão de uma professora a respeito ...
    • Um olhar sobre a produção escrita de alguns alunos em uma questão de matemática 

      Oliveira, Evandro Sozo de; Ciani, Andréia Büttner; Antunes, Francieli Agostinetto (Unila, 2014-10)
      Este trabalho é uma breve análise da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Cascavel. A questão se constitui em um item da Prova internacional de Avaliação de estudantes – PISA, ...
    • PIBID e a formação inicial: um novo perfil para a formação do professor 

      Mosca, Marcos Antonio; Carvalho, Túlio O.; Sozzo, Bruna Thais Silva; Silva, Fernanda Felix (Unila, 2014-10)
      Este artigo destaca a importância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) proporciona aos estudantes dos cursos de licenciatura junto às escolas de educação básica, em um coletivo de ações ...
    • A utilização dos jogos como recurso didático da matemática na sala de apoio 

      Martins, Mirian Fernanda Dolores Granado; Santos, Tais Mara dos; Motta, Marcelo de Souza (2014-10)
      Este artigo narra a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar uma turma de sala de apoio do Colégio Estadual, da ...