Itens para a visualização no momento 1-10 of 10

    • A arte de construir polígonos 

      Machado, Allan do Espírito Santo; Lima, Alana; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID/Matemática, no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski na cidade de Ponta Grossa- PR. A proposta da oficina foi organizar ...
    • Conceitos matemáticos elementares para alunos do oitavo ano do ensino fundamental 

      Vaz, Matheus Felipe; Wambier, Walderez; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      É comum encontrarmos alunos com déficit de aprendizagem em matemática, acompanhados de pouca interação nas aulas por não compreenderem o conteúdo ministrado. Diante disso, foi oferecida uma oportunidade de amparar essa ...
    • Construindo conceitos matemáticos através de jogos 

      Pontes, Janaína; Corrêa, Emerson Blum; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      Existem muitas alternativas para se trabalhar conceitos matemáticos sem recorrer aos métodos expositivos tradicionais, tendo isso em vista o grupo UEPG/PIBID- Matemática buscou estudar matemática de forma instigante e ...
    • Decifrando a matemática financeira no 8o ano do ensino fundamental 

      Desselmann, Andrielli; Pontes, Janaína; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      O presente trabalho, desenvolvido pelo grupo PIBID/Matemática/UEPG no Colégio Estadual Becker e Silva, Ponta Grossa – PR. Discute com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental que os juros sobre os produtos são aplicados ...
    • O desafio de ensinar geometria a alunos surdos 

      Mello, Danilo Nenen de; Nascimento, Jéssica Karolinne Medeiros; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho aponta sugestões de práticas que buscam promover o desenvolvimento escolar de alunos surdos, inseridos em salas regulares. O trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID/Matemática/UEPG, com um ...
    • O despertar para o mundo de Platão 

      Pinheiro, Inês Vitória Nabosny; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/Matemática, juntamente com a professora supervisora no Colégio Estadual ...
    • Discutindo o uso da tecnologia na formação docente 

      Pontes, Janaína; Corrêa, Emerson Blum; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade atual, entretanto, as mesmas se encontram pouco entrosadas com o dia-a-dia das salas de aula. Conscientes dessa situação, ...
    • Um olhar sobre o pibid/matemática no contexto da sala de aula 

      Reis, Ana Beatriz dos; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      Na inserção do PIBID/Matemática – UEPG nos Colégios Estaduais Professor Eugênio Malanski e Professor Becker e Silva, sitos na cidade de Ponta Grossa Paraná, observou-se que significativas mudanças estão ocorrendo no ...
    • Trabalhando com a matemática básica: adição e subtração de números decimais 

      Bonato, Gisely Foss; Camargo, Joseli Almeida; Kopis, Marisete do Rocio (Unila, 2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) tem como um dos seus objetivos, inserir os licenciandos no cotidiano escolar da rede pública de educação, proporcionando- lhes oportunidades de criação ...
    • Transformando geometria plana em sólidos geometricos 

      Camargo, Maria Eduarda Bittencourt; Desselmann, Andrielli; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      É possível perceber que as formas geométricas estão presentes em nosso cotidiano desde o início da geometria euclidiana até os dias atuais, com evidente transformação dos entes fundamentais ponto, reta e plano em arrojados ...