Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 556
-
1º Encontro de Química PUCPR: experiência do ferro fluido e da densidade dos gases
(2014-10)O seguinte artigo relata sobre a aplicação da feira de ciências como ferramenta de ensino, e mostra sua importância para a interação entre aluno, professor e comunidade. Nesta foram explicadas as experiências "ferro ... -
Abordagem do HPV no ensino médio por meio de uma oficina temática: uma experiência a partir do PIBID/UEM
(2014-10)Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma Oficina Temática relacionada ao Papilomavírus humano ( HPV), junto a estudantes do Ensino Médio. A atividade foi desenvolvida por licenciandas do curso de Ciências ... -
A ação coletiva pela permanência e efetivação da Educação no Campo, na Escola Estadual do Campo Pio X: ensino fundamental - São Jorge D'Oeste, PR
(2014-10)Neste artigo, discorre-se sobre a organização do trabalho coletivo pela permanência da Escola Estadual do Campo Pio X – Ensino Fundamental, situada na comunidade São Pio X, na cidade de base agrária São Jorge d ́Oeste, ... -
Ações de popularização da ciência na formação de licenciandos em química integrantes do PIBID da UTFPR
(2014-10)A popularização da Ciência em ambientes de educação informal e não formal é defendida por diversos autores como instrumento de formação inicial de professores. Neste contexto, o presente trabalho analisou algumas ações ... -
Ações do Pibid em uma escola do ensino fundamental anos iniciais
(2014-10)As ações do PIBID nas instituições de ensino Municipal e Estadual são de grande valia, pois visam uma maneira diferenciada de ensino-aprendizagem tanto aos alunos da escola quanto aos bolsistas, futuros professores, ... -
Africanidades brasileiras: reconstruindo o discurso pedagógico e valorizando as raízes da cultura brasileira PIBID- língua portuguesa
(2014-10)O presente trabalho tem o objetivo de relatar as intenções e experiências iniciais obtidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ... -
Africanidades na aula de português: do livro didático à prática em sala de aula
(2014-10)O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma que o negro é representado o nos livros didáticos de português e como a diversidade e identidades étnico-racial e cultural está sendo trabalhada no contexto escolar, ... -
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire
(2014-10)Este artigo apresenta o relato de experiência em uma turma de Educação de Jovens e Adultos no município de Curitiba-PR no primeiro semestre de 2014. Utilizou-se como aporte teórico- metodológico as pesquisas e trabalhos ... -
Alfabetização e letramento na escola da infância
(2014-10)Este trabalho objetiva revelar a experiência com a implementação do PIBID na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Com início em 2014, o PIBID Pedagogia abarca vinte e seis acadêmicos ... -
Algumas considerações sobre o pibid e as mudanças no processo de formação docente em geografia
(2014-10)O texto que segue apresenta reflexões acerca da formação docente a partir das experiências desenvolvidas no subprojeto de Geografia, da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, entre os anos de 2011 e 2014. Nosso intuito ... -
Aliando ensino e pesquisa nas aulas de sociologia do ensino médio
(2014-10)Este trabalho é a conclusão de algumas atividades realizadas no ano de 2012, pelo PIBID de Sociologia da UFPR. Foram reunidas três grandes atividades, em três escolas distintas e com perfis bastante variados, mas com um ... -
O ambiente ensina, a rotina organiza
(Unila, 2014-10)O objetivo principal desta pesquisa foi analisar alguns documentos a respeito da Educação Infantil, disponíveis no site MEC, destacando as questões relacionadas ao espaço e tempo e compará-las com a realidade escolar. A ... -
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes
(2014-10)Os resumos contidos nesta publicação são de inteira responsabilidade de seus autores -
Análise da produção escrita em matemática, de alunos do ensino fundamental
(2014-10)Este trabalho contém reflexões a partir da produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental de um colégio estadual da cidade de Cascavel. Foi aplicada por nosso grupo de trabalho do subprojeto de Matemática do PIBID aos ... -
Análise das atividades do subprojeto filosofia no Colégio visconde de Guarapuava
(2014-10)Esta comunicação visa socializar o trabalho desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, no subprojeto Filosofia, que ocorre no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, expondo as ... -
Uma análise das resoluções apresentadas por alunos do ensino médio de uma questão envolvendo frações
(Unila, 2014-10)O presente trabalho apresenta uma análise dos resultados de uma questão envolvendo o conteúdo de fração que foi aplicada em uma avaliação diagnóstica, que foi aplicada a alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola da ... -
Uma análise sobre o uso de atividades experimentais no ensino de ligações químicas
(Unila, 2014-10)Será apresentado neste trabalho a análise de duas questões respondidas pelos alunos, relacionadas à aprendizagem, após a aplicação de uma unidade didática sobre ligações químicas, realizada por bolsistas do projeto ... -
Aplicação do algeplan no ensino do trinomio quadrado perfeito
(2014-10)Neste trabalho apresentamos uma breve descrição material de apoio didático Algeplan e uma aplicação para o ensino de fatoração de expressões algébricas em particular nos dedicamos ao trinômio quadrado perfeito (x+a) 2 . ... -
Apoio e dinamização da educação escolar no colégio estadual Monteiro Lobato
(2014-10)Este trabalho tem por finalidade apresentar algumas ações do projeto “Apoio e Dinamização da Educação Escolar no Colégio Estadual Monteiro Lobato”, Dois Vizinhos, PR, que visam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, ... -
Aprendendo a matemática jogando
(2014-10)Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada através do jogo matemático “Nunca Dez”, utilizado em determinado momento do projeto, cujos resultados foram de extrema significação tanto para com os educandos, ...