Itens para a visualização no momento 241-260 of 556

    • Genero, rotina escolar e professoras 

      Jesus, Atair José Bernardino de; Martelli, Andréa Cristina (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo compreender questões relacionadas a gênero, a partir do posicionamento de professoras, que atuam na rede de educação básica do município de Cascavel-PR, e participam do PIBID (Programa ...
    • O gênero música como ferramenta no ensino da língua inglesa 

      Deus, Renan William Silva de; Luiz, Patrícia de Lima (Unila, 2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Língua Inglesa (LI) na Universidade Estadual do Norte do Paraná, tem como objetivo estabelecer vínculo direto entre universidade e escolas da educação básica ...
    • Gênero suas implicações na educação de jovens e adultos 

      Oliveira, Carlos Roberto de; Paim, Jaquelini Marquezim; Meira, Jéssica de; Machado, Josiane (Unila, 2014-10)
      O tema gênero está diretamente ligado à Educação de Jovens e Adultos. Discutir a EJA sob essa perspectiva é de fundamental importância para seu fortalecimento enquanto política pública, tornando- a como um dos instrumentos ...
    • Gênero: perfil dos educandos e das educandas da EJA 

      Marquezim, Jaquelini; Oliveira, Carlos Roberto de (Unila, 2014-10)
      Entendemos que não podemos desprezar as características que estão postas na sala de aula, como a questão do gênero, que se faz muito presente entre os alunos, principalmente quando o tema é frequência e permanência destes. ...
    • Os gêneros discursivos/textuais no processo de formação dos Pibidianos 

      Soardi, Andreia; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos (Unila, 2014-10)
      Diante das orientações às práticas pedagógicas atuais, este artigo tem como objetivo investigar como os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Letras/Português PIBID/UENP-CJ estão sendo preparados para ensinar ...
    • Ginástica geral na escola: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física 

      França, Rafael Marques; Pelegrini, Thiago; Bozz, Ana Carolina Silva; Lourenço, Kamila (Unila, 2014-10)
      Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo básico do conteúdo estruturante Ginástica, para alunos de nonos anos de um colégio estadual do município de Londrina/PR. Ao longo dos anos ...
    • Gincana matemática 

      Crul, Giovanni Antonio Cereta; Baier, Luana Cristina; Baglioli, Arlete do Rocio; Medina, Simone da Silva Soria (Unila, 2014-10)
      O PIBID/UFPR - Matemática - subprojeto 2011, vem desenvolvendo e implementando, desde 2012, gincanas matemáticas em escolas estaduais, com o objetivo de revisar com os alunos os conteúdos trabalhados nas séries que os ...
    • Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa: séries finais do ensino fundamental e ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato 

      Tavares, Leandra Santolin; Seben, Jeferson Luiz; Salvatti, Wander Carlos; Pereira, Weslem Luis (Unila, 2014-10)
      A finalidade deste trabalho é compartilhar a experiência da “Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa 6 ” realizada no Colégio Estadual Monteiro Lobato, Dois Vizinhos, PR, dia 27 de agosto de 2014. Os objetivos ...
    • A gincana no processo de ensino-aprendizagem da matemática para o ensino médio 

      Munhoz, Jefferson Amaral; Bettiollo Junior, Leocir; Kokoten, Talita Tamiris (2014-10)
      Este trabalho fundamentou a aplicação de uma atividade pedagógica, baseada em uma gincana matemática no Colégio Estadual Bibiana Bitencourt. A gincana destinou-se a alunos do ensino médio e foi aplicado em conjunto com ...
    • A grande empresa capitalista no campo: estudo a partir do Colégio Estadual Do Campo Lagoa Seca, Candói (PR) 

      Ferreira, Josenilda da Cruz; Nunes, Sidemar Presotto; Barbosa, Almir Batista; Moreira, Anderson Adailto Prazeres (2014-10)
      Este artigo é parte de trabalho realizado no Colégio Estadual do Campo Lagoa Seca, onde grande parte dos estudantes são filhos de trabalhadores assalariados em fazendas do entorno. Tem como objetivo conhecer a dinâmica ...
    • Grêmio Estudantil 11 de agosto: atividades desenvolvidas 

      Figueiredo Junior, Jalme Santana de (Unila, 2014-10)
      No município de Francisco Beltrão PR, verificamos por parte do Núcleo Regional de Educação (NRE) bem como pelas escolas, uma preocupação na formação de agremiações estudantis. No ano de 2013, participamos do PIBID de ...
    • Grupo de estudos de filosofia no ensino médio 

      Bagatini, André; Corrêa, Alessandro Vorussi (Unila, 2014-10)
      Quais são os ganhos na formação do estudante de ensino médio com a leitura dos clássicos da filosofia? Essa é a questão que permeia nosso texto e da qual apontamos por meio de uma prática metodológica um caminho por onde ...
    • A habilidade da escrita nas aulas de espanhol: um estudo com alunos do ensino médio 

      Lima, Luana Malanczyn de (2014-10)
      Pretende-se com esse estudo, ainda em andamento, abordar a habilidade escrita na língua espanhola dos alunos de uma escola pública da região de Ponta Grossa, interior do Paraná, na qual o projeto PIBID, na subárea de ...
    • Harry Potter como incentivo ao ensino de Inglês na escola: uma experiência do Pibid do curso de Letras/Inglês 

      Rettore, Felipe Grespan; Barbosa, Marina Garcia; Becker, Paula Francielle; Pallu, Nelza Mara (Unila, 2014-10)
      O objetivo deste trabalho é compartilhar uma experiência desenvolvida no Projeto Pibid/Letras/Inglês, buscando incentivar a literatura como prática de ensino nas aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental escolar. Os ...
    • Hábitos de higiene e educação: contribuições do Pibid na promoção da saúde 

      Rosa, Pamela Andréia da; Silveira, Gustavo Luis Lopes; Silvestri, Ana Paula; Poletto, Bianca (Unila, 2014-10)
      A higiene é um dos pilares para uma boa qualidade de vida. Visando contribuir com a formação acadêmica dos estudantes bolsistas do PIBID do curso de Ciências Biológicas do IFPR e com a formação integral dos alunos do ...
    • História e(m) imagens: narrativas visuais e contemporaneidade 

      Gruner, Clóvis; Schio, Murilo Amboni (Unila, 2014-10)
      O ensino de história em nível fundamental e médio impõe ao licenciado o domínio de situações que superam o conhecimento adquirido e produzido na academia. O uso cada vez mais frequente das chamadas “novas linguagens”, ...
    • Histórias em quadrinhos sobre sífilis: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM 

      Luz, Marcos Rogério Busso; Lima, Murilo Del Bianco; Fujii, Rosangela Araujo Xavier; Corazza, Maria Júlia (Unila, 2014-10)
      O presente artigo esteve direcionado à análise das Histórias em Quadrinhos como recurso didático-pedagógico no Ensino Médio, via apreciação ocorrida numa oficina temática elaborada por licenciandos do curso de Ciências ...
    • A horta como uma ferramenta para o ensino de ecologia: relato de experiência com estudantes do ensino médio 

      Lambrecht, Eliakim Oscar; Silva, Eduardo Henrique Arantes da; Engelage, Uana Carine; Vendruscolo, Giovana Secretti (2014-10)
      O ensino de Biologia para estudantes do Ensino Médio se torna mais interessante quando realizado de forma prática. Nesse sentido, a atividade de construção de uma horta na escola foi pensada com a intenção de auxiliar ...
    • Horta medicinal na escola – uma ferramenta de ensino 

      Lemos, Viviane Wosniak; Locateli, Bruna Taíza; Silva, Karine Zinn da; Potrich, Michele (Unila, 2014-10)
      A horta medicinal escolar é um espaço de cultivo de vegetais para o estudo de plantas da região e suas indicações. O objetivo foi construir uma horta medicinal para o resgate do conhecimento prévio dos alunos de 6o ano ...
    • HPV: conhecimento prévio dos alunos de curso de educação técnica de nível médio da região oeste do Paraná 

      Motter, Beatriz Luana; Albert, Aline Pezzi; Bohrer, Cristina Daiana; Jacobovski, Renata (Unila, 2014-10)
      O presente relato tem como objetivo apresentar o conhecimento de alunos de uma escola pública do oeste do Paraná em relação ao Papilomavirus humano (HPV) visando identificar o conhecimento empírico que os alunos tinham ...