Itens para a visualização no momento 464-483 of 556

    • As realidades sócio-educativas enfrentadas pelos professores 

      Scatolin, Jackson Everton; Veiga, Juliana da; Silva, Ana Paula Borges da (2014-10)
      O presente artigo traz uma reflexão sobre as dificuldades e as diferentes realidades no qual os professores são submetidos no seu dia-a-dia. Dentre eles, os desafios que encontram no âmbito escolar para conseguir desenvolver ...
    • Reduzir é o começo 

      Parize, Erick; Ozorio, Bernardo (Unila, 2014-10)
      Esse trabalho teve como principal objetivo explanar sobre a educação ambiental e as mudanças que podem ser feitas não só no âmbito escolar, mas social como um todo e despertar a curiosidade de alunos de 9o ano de uma ...
    • Reflexão sobre a integração do sistema locomotor em uma proposta investigativa 

      Viana, Aline; Kliemann, Bruna Caroline Kotz; Lima, Bárbara Grace Tobaldini de (Unila, 2014-10)
      Os conteúdos da disciplina de Biologia são tradicionalmente abordados de maneira fragmentada o que pode propiciar uma aprendizagem isolada dos conceitos. O objetivo desse trabalho foi refletir sobre uma proposta de ensino ...
    • Reflexões acerca da proposta pedagógica de Londrina para a educação física 

      Dalago, Pamela Suelen; Vieira, Caroline de Souza; Gonçalves, Claudio Lísias; Saladini, Ana Cláudia (Unila, 2014-10)
      Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos da Proposta Pedagógica da Educação Física adotada pelos professores da Rede Municipal De Ensino de Londrina, mais especificamente aqueles sugeridos para a Educação ...
    • Reflexões sobre uma proposta para o desenvolvimento de conceitos sobre o átomo 

      Rengel, Eduardo; Hurko, Luana Damiane; Rufino, Mauro César; Samojeden, Lauro Luiz (Unila, 2014-10)
      Esta sequência de aulas teve como principal objetivo desenvolver conceitos relevantes sobre o átomo para melhor interpretação de fenômenos elétricos, tendo como referência a Teoria da Aprendizagem Significativa de David ...
    • As relações entre professoras e crianças na educação infantil no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi 

      Vinha, Maria Lúcia; Freitas, Suellen de Almeida; Vieira, Talita Fialho; Flores, Vanessa Cristina Correia (2014-10)
      O objetivo principal deste trabalho foi analisar as relações estabelecidas entre professoras e crianças na educação infantil posicionadas no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi. Essa EMEI vincula-se ao Programa ...
    • Relações familiares e seus desafios no processo de ensino e aprendizagem 

      Weigert, Bárbara de Freitas; Alves, Vânia Maria; Oliveira, Patrike Soares de; Cesca, Ozélia (Unila, 2014-10)
      O trabalho visa apresentar algumas experiências vividas no interior da escola parceira no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, mais especificamente ligadas às observações de como as relações ...
    • Um relato de atividades sobre semelhança de triângulos no Colégio Estadual IEDA Baggio Mayer 

      Chaves, Cheienne; Theobald, Sara Taís; Carissimi, Alexandre; Toillier, Jean Sebastian (Unila, 2014-10)
      Este trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná noColégio Estadual Ieda Baggio Mayer – ...
    • Relato de experiência do grupo pibid interdisciplinar: uma perspectiva dos acadêmicos de biologia 

      Santos, Daniely Bini dos; Faria, Kamila Krinski; Osternach, Ynaê Martins; Osternach, Ynaê Martins; Kataoka, Adriana Massaê (Unila, 2014-10)
      A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, que possui como objetivo o desenvolvimento da consciência da sociedade sobre aspectos do meio ambiente. Por esse tema possuir o dever de ser trabalhado nas escolas, de ...
    • Relato de experiência do Pibid química do Colégio Estadual Professora Elzira Correa de Sá 

      Santos, Daiane Beatriz Santana dos; Morasco, Maria Isabel; Freire, Leila I. F.; Carlos, Fabiane dos Santos (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho relata algumas das experiências vivenciadas e atividades desenvolvidas pelos pibidianos, na visão de um bolsista do PIBID do curso de Licenciatura em Química, realizado no Colégio Estadual Professora ...
    • Relato de experiência oficina de geologia aplicada ao terceiro ciclo do ensino fundamental 

      Kaspchak, Ludinei Alves da Cruz; Laurindo, Rafael Marques (Unila, 2014-10)
      O trabalho a seguir foi feito baseado em uma expêriencia junto aos alunos do ensino fundamental do 6o ano, com o intuito de fixar melhor o conteudo de geociências: Tectônica de placas e Vulcanismo, complementando o ...
    • Relato de experiência Pibid: a contextualização do ensino de química na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas 

      Severino, Heloisa Ferraro; Franceschini, Tiago (Unila, 2014-10)
      O presente artigo é um relato de experiência didática do subprojeto de Química do PIBID/CAPES - PUCPR, que procurou desenvolver junto a alunos do 3a ano do Ensino Médio os princípios da química orgânica no auxílio à ...
    • Relato de experiência: a percepção de luz e sombra na educação infantil 

      Souza, Camille Cistina Witsmiszyn de; Schramme, Dulce Stela; Agranionih, Neila Tonin; Paixão, Lucilene (Unila, 2014-10)
      Percepção de luz e sombra na Educação Infantil foi o tema da sequência didática aqui relatada, realizada com o objetivo de conhecer e promover o desenvolvimento de hipóteses das crianças sobre luz e formação de sombras. ...
    • Relato de experiência: educação em saúde com alunos do ensino fundamental de um Colégio Estadual do oeste do Paraná 

      Anchieta, Drieli Wawzeniak de; Camboim, Franciele Foschiera; Fernandes, Juliana Nunes; Molin, Thiago Dal (Unila, 2014-10)
      Este relato pretende descrever práticas educativas ministradas em um colégio estadual de Cascavel-Paraná, abordando assuntos referentes à educação em saúde para alunos das oitavas séries. As aulas foram ofertadas por ...
    • Relato de experiência: estudando progressões 

      Cagorni, Aline de Fátima; Steinmetz, Bruno Cezar (Unila, 2014-10)
      Neste relato iremos descrever a experiência obtida após a aplicação de uma oficina envolvendo Progressões Geométricas em quatro turmas do 1o ano do Ensino Médio. Nosso objetivo principal foi introduzir o conceito de ...
    • Relato de experiência: prática educativa sobre sexualidade com adolescentes 

      Fungueto, Larissa; Locks, Caroline; Fernandes, Ivy Regina Medeiros; Fracasso, Nathalia Vasconcelos (Unila, 2014-10)
      Relato de experiência de intervenções educativas sobre Gravidez na Adolescência, realizadas no Colégio Estadual São Cristóvão/Cascavel-PR. As práticas educativas foram elaboradas com base no conceito ampliado de saúde o ...
    • Relato de experiência: vídeo aula como ferramenta para o ensino química 

      Oliveira, Ariel Colaço de; Bonifácio, Evandro; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      Neste relato de experiência foram utilizadas as vídeo-aulas como uma ferramenta de ensino para abordar conteúdos de química. Estas vídeo-aulas foram elaboradas por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de ...
    • Um relato de iniciação à docência 

      Miranda, Steffani Maiara Colaço; Prior, Daiane Gomes (Unila, 2014-10)
      Este texto é um relato das atividades desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Colégio Estadual Ieda Baggio Mayer – Ensino ...
    • Relato de um “Pibidiano” Pós-moderno 

      Issler, Márcio; Lemos, Ariane de Abreu; Costa; Andrade, Simone Amaral (Unila, 2014-10)
      Esse trabalho é fruto das investigações realizadas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Propomos estudar brevemente a concepção de pós- modernidade por meio do relato de uma ...
    • Relatos de experiência do projeto de dança “HIP HOP” - PIBID educação física Colégio Estadual Luiza Ross – EFM 

      Klanovichs, Karla Ienaie Dissenha; Ferreira, Nádia Rubia S.; Carmo, Nelson Moreira do (Unila, 2014-10)
      Este presente estudo visa relatar as experiências parciais constatadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, através ...