Itens para a visualização no momento 87-106 of 556

    • A dança criativa e suas possibilidades de intervenção na área escolar: relato de experiência 

      Trevizan, Mariane; Pereira, Lidhiany Soares; Gomes, Debora; Candido, Eliton Eduardo (2014-10)
      O presente trabalho consiste em um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, realizado no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira em ...
    • De zero a três brincar é a vez 

      Simeoni, Maria Cristina; Marcelino, Vanessa de Oliveira; Moraes, Regina Augusta de Lima; Silva, Sandra Cristina da (2014-10)
      O presente artigo teve como objetivo principal discutir o brinquedo como elemento de mediação didática e fundamental para o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos de idade. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e a ...
    • Decifrando a matemática financeira no 8o ano do ensino fundamental 

      Desselmann, Andrielli; Pontes, Janaína; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      O presente trabalho, desenvolvido pelo grupo PIBID/Matemática/UEPG no Colégio Estadual Becker e Silva, Ponta Grossa – PR. Discute com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental que os juros sobre os produtos são aplicados ...
    • ‘Democracia racial’: relato de uma experiência do Pibid história UENP 

      Moreno, Jean Carlos; Pereira, Amanda Camargo; Carvalho, Rodrigo Vinicius de (Unila, 2014-10)
      Partindo das considerações da Didática da História de Jorn Rüsen, o subprojeto PIBID História UENP busca empreender a formação de professores com base na ideia de que a escola é também um campo de investigação para os ...
    • A (des)construção de estereótipos sobre o negro na literatura afro-brasileira: refletindo com o ensino na escola 

      Freitas, Alessandra Martich (2014-10)
      O presente estudo investigativo enfatizará o processo da desconstrução dos alunos perante a representação dos estereótipos dos negros e negras na literatura. Partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira ...
    • O desafio de ensinar geometria a alunos surdos 

      Mello, Danilo Nenen de; Nascimento, Jéssica Karolinne Medeiros; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho aponta sugestões de práticas que buscam promover o desenvolvimento escolar de alunos surdos, inseridos em salas regulares. O trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID/Matemática/UEPG, com um ...
    • Desafios do planejamento da iniciação à docência: relatos e reflexões 

      Maldaner, Amanda Scapini; Lima, Eloiva Fátima Ferreira de; Klüber, Tiago Emanuel (2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, é uma proposta relativamente consolidada para a formação de professores em nosso país. E, como ocorre com qualquer proposta, é de se esperar que ela ...
    • Desafios enfrentados pela escola no debate sobre a diversidade sexual e na desconstrução do preconceito 

      Radis, Lenora Bezerra; Moreira, Amanda Thais Figueiredo (2014-10)
      A escola é uma instituição que possibilita o crescimento intelectual, profissional e humano, onde o professor deve transpor os conhecimentos científicos, relacionando-os com o cotidiano dos alunos afim de que desenvolvam ...
    • Descobrindo o universo por meio da astronomia: o ensino com enfoque lúdico, experimental e histórico para crianças do ensino fundamental 

      Diaz, Dayane Sandri; Pereira, Ana Cláudia Spitzer; Costa, Jeremias Ferreira da; Camargo, Sérgio (2014-10)
      Este trabalho está sendo desenvolvido em uma escola da educação básica da rede pública de Curitiba. Tem como objetivo ensinar conceitos de Astronomia para os estudantes dos 6o anos do Ensino Integral tendo como base a ...
    • Uma descrição do desenvolvimento das produções de videoaulas no programa de iniciação á docência (PIBID) 

      Seki, Jeferson Takeo Padoan; Silva, Ariel Cardoso; Ferreira, Rafaela Gonçalves; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho é uma descrição detalhada das produções do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no qual constitui um projeto em que os 22 bolsistas selecionados ...
    • Os desdobramentos da Lei No 10.639/03 seus impactos na educação infantil 

      Henriques, Aline Moreno Noivo; Oliveira, Fernanda Neri de (Unila, 2014-10)
      Estamos vivenciando uma época na qual o preconceito e a discriminação não têm vez. Devido às atitudes discriminatórias, a solução encontrada foi trabalhar com esta temática desde cedo, por isso o Ensino Fundamental e ...
    • Desenvolvimento de uma situação de estudo para trabalhar o conceito de sublimação 

      Giuli, Camila Marques de; Moreira, Patricia de Lima Ferreira; Guarnieri, Patrícia Vecchio; Souza, Miriam Cristina Covre de (2014-10)
      Este trabalho descreve uma das atividades desenvolvida pelo grupo Pibid do curso de Química da Universidade Estadual de Londrina. O PIBID/Química/UEL tem como proposta o desenvolvimento de Situações de Estudo (SE) ...
    • Desenvolvimento do PIBID Ciências Biológicas UNESPAR/Campus Paranavaí 

      Garcia, Sueli Mendes; Nagashima, Lucila Akiko; Pires, Marilene M. Y.; Zanatta, Shalimar C. (2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de intervenção realizada pelo PIBID subárea de Ciências Biológicas realizado de fevereiro a setembro de 2014 na UNESPAR/Campus Paranavaí. Participam deste estudo, ...
    • O despertar para o mundo de Platão 

      Pinheiro, Inês Vitória Nabosny; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/Matemática, juntamente com a professora supervisora no Colégio Estadual ...
    • Dia da matemática e o Pibid no La Salle 

      Santos, Felix Penna dos; Cavali, Lauren Isabely; Berns, Mauricio; Voitena, Renata (2014-10)
      Com o presente trabalho busca-se divulgar a iniciativa de trabalho organizada pelo PIBID Matemática UTFPR-PB, referente à comemoração do Dia Nacional da Matemática nas escolas parceiras, bem como incentivar a prática da ...
    • Dia nacional da matemática: o Pibid em ação promovendo a matemática nas escolas 

      Chvaitchuk, Indiamara Marli; Oliveira, Asmine Duarte de; Franczak, Bernadete Holubovski; Fillos, Leoni Malinoski (2014-10)
      Este trabalho apresenta os resultados de um projeto desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de celebrar o Dia Nacional da Matemática e divulgar esta ciência ...
    • Diagnóstico da realidade e mapeamento de pré-requisitos potencializando a aprendizagem de frações 

      Silva, Eduardo Quadros da; Oliveira, Lucieli Fonseca Alves de; Parizoto, Adriely Rossi; Rocha, Silvio Rafael de Abreu da (2014-10)
      Este trabalho é o relato de uma experiência no colégio Estadual Luiza Ross em turmas de 6o ano do ensino fundamental. A partir do diagnóstico feito com os bolsistas de iniciação à docência verificou-se que alguns estudantes ...
    • Diagnóstico inicial sobre leitura nos anos finais do ensino fundamental 

      Salvi, Ana Flavia (2014-10)
      O Subprojeto Interdisciplinar Letras Espanhol/Letras Português, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, coordenado pelas Professoras ...
    • Diagnóstico inicial: cultura afro-brasileira e preconceito 

      Souza, Camila Pereira de; Melo, Heitor Messias; Lourenço, Larissa da Silva (2014-10)
      O Subprojeto Interdisciplinar Letras Espanhol/Letras Português, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, tem como objetivo trabalhar com ...
    • A diferença da água doce e água salgada: trabalhando conceitos de física com alunos do ensino fundamental pelo PIBID 

      Silva, Kelly Vanessa Fernandes Dias da; Oliveira, Aline Figueiredo de; Faria, Juliana Campos; Lipinski, Beatriz Bronislava (2014-10)
      Este artigo é um breve relato da experiência da primeira intervenção realizada na Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho, pelos estudantes do curso de Licenciatura em Física, vinculados com o PIBID, do Instituto ...