Itens para a visualização no momento 488-507 of 556

    • Representações sociais e profissionais do Pibid (em geografia) na visão de diferentes sujeitos da comunidade escolar e universitária 

      Uller, Adriana Salviato; Skiba, Jean Carlos; Simionato, Murilo (Unila, 2014-10)
      A problemática deste trabalho pauta-se na indagação: Qual a visão dos diferentes sujeitos da comunidade escolar e universitária com relação aos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência? ...
    • Resolução de problemas na aprendizagem significativa de física 

      Sá, Felipe Soares; Freitas, Claudecir Pires de (Unila, 2014-10)
      A resolução de exercícios é uma pratica necessária na aprendizagem de física e também de outras ciências, entretanto existe um limite até onde a eficiência desses exercícios chega. Exercícios utilizam rotinas automatizadas ...
    • Resolução de problemas nos anos iniciais: uma proposta 

      Almeida, Jenifer Rodrigues de; Nichetti, Andressa; Bernardi, Cintia Carla; Colombo, Janecler Aparecida Amorin (Unila, 2014-10)
      Neste artigo são apresentados os aspectos iniciais do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa “A Resolução de Problemas como estratégia metodológica para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, ...
    • Resolução geométrica de equações quadráticas: um novo conceito nas escolas 

      Sousa, Alessandro Andre de (Unila, 2014-10)
      Tendo em vista que muitos alunos têm dificuldade de resolver equações quadráticas utilizando fórmulas matemáticas nós, futuros professores, devemos buscar outras formas de resolução para alterar esse quadro na educação ...
    • O retorno da filosofia ao ensino médio no Brasil: desafios para o PIBID 

      Gabriel, Fábio Antonio; Cordeiro, Jéssica; Nascimento, Altevir de Souza; Rodrigues, Maria Bethânia Helbe (Unila, 2014-10)
      Pretendemos investigar sobre o retorno do ensino de Filosofia no Brasil e relatar as contribuições do PIBID no sentido de formar pedagogicamente os futuros professores. O caminho escolhido foi o da análise e contraposição ...
    • O RPG como alternativa lúdica para o ensino da filosofia 

      Bussolotto, Luis Eduardo; Fabrício, Kristoffer Brian; Silva, Manuel Moreira da; Piasecki, Daniel Donato (Unila, 2014-10)
      Este relato discute o trabalho científico-pedagógico ora em desenvolvimento com alunos do 1o ano do ensino médio do Colégio Visconde de Guarapuava. Refere-se à possibilidade de, neste grau,ensinar filosofia de forma ...
    • Sala de apoio à aprendizagem e o fator evasão: relato de uma experiência docente por meio do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) 

      Bravos, Stefany Dallana; Reis, Leandro A.; Sumigawa, Luciana Toshie; Kleber, Magali O. (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho relata as experiências vivenciadas por uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e as novas visões que o “estar na escola” proporcionou. O projeto foi desenvolvido ...
    • Sala de apoio de matemática: uma possibilidade para superar dificuldades! 

      Welter, Halana Márcia; Camera, Andreia Prosdócimi; Jahn, Alice Fabiana; Veiga, Elizete (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho foi realizado no Colégio Estadual Padre Réus, localizado no município de Pérola D’Oeste – PR, e teve como intuito de auxiliar os educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem na área da ...
    • A sala de aula como espaço formativo dos bolsistas de iniciação à docência 

      Fortes, Eleaine; Prado, Anelize Tatiana Moreira; Santos, Nayura Ai More (2014-10)
      O objetivo deste texto é apresentar as experiências adquiridas pelas autoras através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná –Campus Palmas. ...
    • “O salto quântico dos vagalumes”: os quadrinhos como ferramenta didática nas aulas de química 

      Kundlatsch, Aline; Ribas, Haroldo Luis; Lopes, Angeline; Silva, Camila Silveira da (Unila, 2014-10)
      O trabalho analisa os resultados de uma Proposta Didática que aborda o modelo atômico de Bohr a partir de uma HQ sobre a bioluminescência dos vagalumes. Como os conceitos envolvidos nesse conteúdo são vistos de forma ...
    • Sementes crioulas: produzir, multiplicar, partilhar! 

      Debortoli, Solange Fernandes Barrozo; Vanelli, Silvana Formaio; Xavier, Maria Zelia; Vismara, Lilian de Souza (Unila, 2014-10)
      Neste texto, discorre-se sobre a Festa das Sementes, organização de trabalho coletivo entre bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID Diversidade), na comunidade da ...
    • Sistema monetário brasileiro: a importância para se formar cidadãos críticos 

      Ferreira, Maria Rita; Koeb, Danielle Manika; Coser, Ivanir Luiza (Unila, 2014-10)
      Neste artigo apresentamos uma proposta de ensino desenvolvida pelo PIBID da Universidade Federal do Paraná, no projeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática. O projeto aplica-se na Escola Municipal São Luiz com 35 ...
    • Situação de estudo: “o poder do limoneno” como proposta didática para o ensino de estereoquímica no ensino médio 

      Machado, Bruno Rafael; Martins, Jéssica Guerreiro; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Apucarana, apresenta uma proposta contextualizada ...
    • Sociologia do desenho animado: a transposição dos conceitos sociológicos para o ensino fundamental 

      Marlier, Rogério Martins; Cunha, Raíssa Romano; Jesus, Letícia Jorge de; Santos, Ana Beatriz de Oliveira (Unila, 2014-10)
      O objetivo deste pôster é relatar a experiência da organização do projeto de oficinas intitulado “Sociologia do Desenho Animado” que ocorreu na II Jornada de Humanidades no Colégio Estadual Benjamin Constant situado na ...
    • Sociologia e cinema: o filme como instrumento didático 

      Kuriyama, Rafael Kenji; Lima, Alan Rodrigues; Patriarca, Gabriel Antonio Cabeça (Unila, 2014-10)
      O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho realizado com os bolsistas do Pibid de Ciências Sociais da Uel, no Colégio Estadual Marcelino Champagnat em Londrina-Pr, no primeiro semestre de 2014. ...
    • Sociologia e ideologia: um conflito do campo sociológico no espaço escolar 

      Rugeri, Talita Cristine (Unila, 2014-10)
      A sociologia passa por uma nova fase desde sua implementação legal dentro da educação básica em todas as escolas do Brasil em 2008. A sua entrada traz questões, compreensões, projeções e analises sobre seu ensino; qual ...
    • O subprojeto Letras/Português UENP- Jacarezinho 

      Franco, Adenize; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos (Unila, 2014-10)
      O subprojeto Letras/Português, campus Jacarezinho tem o objetivo de promover que os graduandos do curso de Letras na UENP aprimorem seus estudos teórico-metodológico-práticos sobre o ensino da língua portuguesa e da ...
    • Subprojeto matemática I UFPR 

      Alison, Murilo Brum; Campos, Elisangela de; Cipriano, Lueinne Christinne (Unila, 2014-10)
      Este artigo relata algumas das atividades que vem sendo desenvolvidas pelo PIBID Matemática I da UFPR. Descreverá de que forma os bolsistas de iniciação a docência elaboram as sequencias didáticas aplicadas aos alunos. ...
    • Subprojeto Pibid em educação física: experiências com o ensino da ginástica 

      Silva, Camila Aparecida Vasconcelos da; Tomczack, Maurício Fernando; Santos, Sheila Coelho dos; Fernandes, Victor Luiz de França (Unila, 2014-10)
      O presente relato trata de descrever as experiências de intervenções práticas dentro da área de Educação física no Colégio Estadual Alfredo Parodi na cidade de Curitiba/ PR, feitas por acadêmicos participantes do Programa ...
    • Subprojeto pibid em educação física: experiências com o ensino de esportes não tradicionais 

      Setim, Guilherme; Costa, Felipe Kuerten Moro; Ferreira Junior, Marcelo França; Ferreira, Kleber Drobenko (Unila, 2014-10)
      O trabalho trata de um relato de experiência proposto por um grupo de acadêmicos participantes do subprojeto PIBID/PUCPR em Educação Física. Inicialmente foi feito um diagnóstico buscando mapear os espaços físicos e ...