Itens para a visualização no momento 297-316 of 556

    • Interdisciplinaridade e pedagogia freinet: uma combinação possível 

      Goulart, Marceli Behm; Nabozny, Rosimeire Bárbara; Silva, Janaina Freitas da; Hass, Andrea Siqueira (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto interdisciplinar desenvolvido no contexto do projeto PIBID Interdisciplinar da UEPG. O projeto fundamenta-se na pedagogia de Freinet, que é apresentada ao longo ...
    • A interdisciplinaridade enquanto ação subjetiva: a importância da ação docente no processo ensino/aprendizagem 

      Sell, Ana Carolini; Jesus, Atair José Bernardino de; Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro (2014-10)
      O presente texto vem apresentar uma reflexão acerca do papel desempenhado pela prática interdisciplinar. Considerando a interdisciplinaridade como ação do sujeito, traçaremos algumas considerações acerca das dificuldades ...
    • Interdisciplinaridade na prática pedagógica 

      Silva, Silvane Nazario da; Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro (Unila, 2014-10)
      O aluno bolsista/PIBID deve estar aberto ao desenvolvimento de novos conhecimentos para ser utilizado em sua futura docência. Visando esta intenção buscamos compreender o que é a interdisciplinaridade por meio de fontes ...
    • A interdisciplinaridade no Colégio Estadual Newton Guimarães 

      Santos, Roberta Elza Alves dos; Silva, Fabiano Eduardo; Fedrigo, Thiago Presente (2014-10)
      A interdisciplinaridade é um processo de integração de disciplinas que possuem um objeto em comum. Dessa forma, este projeto foi realizado com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Newton Guimarães, ...
    • A interdisciplinaridade no ensino da arte 

      Romão, Leandro Henrique; Ribas, Andro Gustavo Baldan; Penteado, Nicole Roberta de Mello (2014-10)
      O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma das propostas desenvolvidas no âmbito do Projeto PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música, discutindo o ensino da Arte no âmbito educacional. Para tanto, são ...
    • Interdisciplinaridade no ensino médio: experiências de discentes - PIBID/PUCPR – no subprojeto interdisplinar no Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa 

      Santos, Daniele Litvin; Martins, Juliana Flávia Ferreira; Santos, Ronaldo Medeiros dos (Unila, 2014-10)
      Relato de experiência de bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, integrado do Colégio Estadual ...
    • Interdisciplinaridade: um casamento perfeito entre a música e o teatro 

      Bischoff, Juliana Santos; Couto, Thais Andressa Arantes; Veber, Andréia (Unila, 2014-10)
      Este texto apresentará a experiência de inserção da primeira ação prática das autoras em uma das escolas participantes do projeto PIBID Interdisciplinar – Artes Cênicas e Música, da Universidade Estadual de Maringá. A ...
    • A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem 

      Rox, Cleide Betenheuser; Cardoso, Janio de Jesus; Assunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara (2014-10)
      Este trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho de alunos quando a eles são propostos conteúdos de Estatística. Com a intenção de promover a participação ativa do aluno durante o processo de aprendizagem, foram ...
    • Intervenção Pibid história UENP: mitologia grega e suas representações 

      Bazan, Alexandre Amancio; Lima, Néfilly Cecília de (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho pretende relatar a experiência de uma intervenção do PIBID- História/UENP realizada no colégio Rio Branco da Cidade de Santo Antônio da Platina – Paraná, com alunos de 1o Ano de Ensino Médio. A atividade ...
    • Introdução ao conteúdo geometria a partir da construção da bola de futebol 

      Silva, Jéssica de Paula; Tamagnoni, Débora Cristina; Giacobbo, Elizabeth Maria (Unila, 2014-10)
      Esse relato de experiência apresenta uma situação de prática de ensino desenvolvida no projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 4 , do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade ...
    • Introdução à modelagem matemática utilizando a construção de uma casa 

      Röpke, Jhonatan Rafael; Unfried, André Guilherme; Zanella, Lucas Felipe dos Santos; Ciani, Andréia Büttner (Unila, 2014-10)
      Uma das teorias interessantes da Educação Matemática é a Modelagem Matemática. Este trabalho contém uma primeira aplicação desta teoria para o ensino em uma aula. São apresentadas algumas observações sobre esta experiência ...
    • Investigação criminal: uma proposta de situação-problema para o ensino de química 

      Silva, Tayssa Nogueira da; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      Neste trabalho é exposta uma proposta criada por uma bolsista do projeto PIBID da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana. Nele é apresentado o uso da organização curricular Situação de Estudo (SE), ...
    • Investigação matemática: uma atividade de proporcionalidade com alunos do ensino fundamental 

      Feitoza, Camila Koyama; Codognos, Mayara Vendramini; Maccari, Sergio Luiz; Merli, Renato Francisco (Unila, 2014-10)
      Neste trabalho, utilizamos a tendência de Investigação Matemática para introduzir o conteúdo de proporcionalidade para alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. Nele apresentamos uma breve introdução sobre essa tendência ...
    • A investigação-ação no subprojeto de pedagogia: a utilização da literatura como um instrumento de incentivo a leitura 

      Jesus, Atair José Bernardino de; Arenhart, Leonice Izaura Tocheto; Wendling, Cléria Maria (2014-10)
      Reconhecendo o professor como o principal incentivador da leitura na escola, buscou-se, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto do curso de Pedagogia, construir ações de formação ...
    • Jogando bingo na oficina sífilis: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM 

      Lima, Murilo Del Bianco; Luz, Marcos Rogério Busso; Fujii, Rosangela Araujo Xavier; Corazza, Maria Júlia (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o Jogo Bingo junto a estudantes do Ensino Médio. O jogo foi utilizado numa Oficina Temática relacionada às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), especificamente, ...
    • O jogo da oca como recurso didático no ensino da língua espanhola 

      Chvaitchuk, Neli; Freitas, Gilmara do Carmo; Feix, Sivane Deila; Streiechen, Eliziane Manosso (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia de ensino foi efetivada por meio de um jogo didático. O referido conteúdo foi trabalhado na turma do 7o ...
    • Jogos em sala de aula: relato de uma experiência com potenciação 

      Belinelli, Eduardo Oliveira; Antunes, Tiago Ponciano; Dalto, Jader Otavio (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem por objetivo relatar experiências com uso de Jogos de Matemática como alternativa de ensino em uma turma do 6o ano do ensino fundamental. A proposta foi realizada em uma escola pública no município de ...
    • Jogos no ensino da matemática: um general e suas probabilidades 

      Aguilar, Ana Carolina; Munhoz, Jefferson Amaral; Bettiollo Junior, Leocir; Góes, Rosemara da Conceição (Unila, 2014-10)
      Este trabalho objetiva explicitar uma atividade desenvolvida no 2o ano do ensino médio do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, na disciplina de Matemática, aplicada pelas PIBIDIANAS Ana Carolina e Rosemara, com supervisão ...
    • O judô na prática escolar 

      Modesto, Nayara Lopes; Crepaldi, João Vitor da Silva; Magalhães, Carlos Henrique Ferreira (Unila, 2014-10)
      O PIBID Educação Física - UEM é um projeto que possibilita a objetivação da prática escolar da educação física crítico-superadora com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a realidade social por meio do esporte, das ...
    • Krupskaia e os escritos sobre educação: contribuições para a formação do pedagogo 

      Chaves, Aline Luana de Oliveira; Silva, Aline Aparecida da; Chaves, Marta; Faustino, Rosângela Célia (Unila, 2014-10)
      Este texto objetiva apresentar reflexões acerca de vivências na Ciranda Infantil realizada na XIII Jornada de Agroecologia, bem como contribuições da pedagoga russa Nadezdah Krupskaia (1869-1939) para a formação do ...