Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 291-310 of 556
-
Inserção de jogos lúdicos no ensino de física
(Unila, 2014-10)Este trabalho, desenvolvido no âmbito do PIBID de Física, financiado pela CAPES, teve como objetivos a inserção de atividades lúdicas em aulas de Física para o ensino médio. Foram observadas aulas de Física de uma turma ... -
A integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino de matemática
(2014-10)O presente artigo aborda a importância do uso de novas tecnologias, mais precisamente o software GeoGebra, no processo de ensino da disciplina de Matemática. Com o objetivo identificar a visão de uma professora a respeito ... -
Intencionalidades da ciranda infantil sementes da esperança durante a 13°jornada de agroecologia
(Unila, 2014-10)O objetivo do presente texto é apresentar estudos e reflexões acerca da vivência pedagógica Ciranda Infantil durante a 13o Jornada de Agroecologia. Consideramos que essas vivências contribuem para o processo de formação ... -
Interculturalidade me foco: as (des) semelhanças entre culturas no ensino da língua inglesa
(Unila, 2014-10)O texto aqui apresentado demonstra direcionamentos usados na elaboração de um plano de aula da disciplina de Inglês no projeto PIBID, bem como a reflexão envolvida neste processo de construção. O texto também mostra como ... -
A interdisciplinaridade contra a reprodução da razão metonímica: o uso do Auto da Compadecida no ensino de pensamento social brasileiro
(2014-10)Este trabalho tem por objetivo, confrontar a teoria de Boaventura de Sousa Santos (2002), que propõe a sociologia das ausências como superação da razão metonímica, com a prática de ensino de Sociologia e Literatura, em ... -
Interdisciplinaridade e motivação na escola
(Unila, 2014-10)Esta comunicação tem o objetivo de demonstrar a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas das licenciaturas em Português e Francês, visto que a interdisciplinaridade concretiza-se “na articulação das ... -
Interdisciplinaridade e pedagogia freinet: uma combinação possível
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto interdisciplinar desenvolvido no contexto do projeto PIBID Interdisciplinar da UEPG. O projeto fundamenta-se na pedagogia de Freinet, que é apresentada ao longo ... -
A interdisciplinaridade enquanto ação subjetiva: a importância da ação docente no processo ensino/aprendizagem
(2014-10)O presente texto vem apresentar uma reflexão acerca do papel desempenhado pela prática interdisciplinar. Considerando a interdisciplinaridade como ação do sujeito, traçaremos algumas considerações acerca das dificuldades ... -
Interdisciplinaridade na prática pedagógica
(Unila, 2014-10)O aluno bolsista/PIBID deve estar aberto ao desenvolvimento de novos conhecimentos para ser utilizado em sua futura docência. Visando esta intenção buscamos compreender o que é a interdisciplinaridade por meio de fontes ... -
A interdisciplinaridade no Colégio Estadual Newton Guimarães
(2014-10)A interdisciplinaridade é um processo de integração de disciplinas que possuem um objeto em comum. Dessa forma, este projeto foi realizado com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Newton Guimarães, ... -
A interdisciplinaridade no ensino da arte
(2014-10)O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma das propostas desenvolvidas no âmbito do Projeto PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música, discutindo o ensino da Arte no âmbito educacional. Para tanto, são ... -
Interdisciplinaridade no ensino médio: experiências de discentes - PIBID/PUCPR – no subprojeto interdisplinar no Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa
(Unila, 2014-10)Relato de experiência de bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, integrado do Colégio Estadual ... -
Interdisciplinaridade: um casamento perfeito entre a música e o teatro
(Unila, 2014-10)Este texto apresentará a experiência de inserção da primeira ação prática das autoras em uma das escolas participantes do projeto PIBID Interdisciplinar – Artes Cênicas e Música, da Universidade Estadual de Maringá. A ... -
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
(2014-10)Este trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho de alunos quando a eles são propostos conteúdos de Estatística. Com a intenção de promover a participação ativa do aluno durante o processo de aprendizagem, foram ... -
Intervenção Pibid história UENP: mitologia grega e suas representações
(Unila, 2014-10)O presente trabalho pretende relatar a experiência de uma intervenção do PIBID- História/UENP realizada no colégio Rio Branco da Cidade de Santo Antônio da Platina – Paraná, com alunos de 1o Ano de Ensino Médio. A atividade ... -
Introdução ao conteúdo geometria a partir da construção da bola de futebol
(Unila, 2014-10)Esse relato de experiência apresenta uma situação de prática de ensino desenvolvida no projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 4 , do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade ... -
Introdução à modelagem matemática utilizando a construção de uma casa
(Unila, 2014-10)Uma das teorias interessantes da Educação Matemática é a Modelagem Matemática. Este trabalho contém uma primeira aplicação desta teoria para o ensino em uma aula. São apresentadas algumas observações sobre esta experiência ... -
Investigação criminal: uma proposta de situação-problema para o ensino de química
(Unila, 2014-10)Neste trabalho é exposta uma proposta criada por uma bolsista do projeto PIBID da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana. Nele é apresentado o uso da organização curricular Situação de Estudo (SE), ... -
Investigação matemática: uma atividade de proporcionalidade com alunos do ensino fundamental
(Unila, 2014-10)Neste trabalho, utilizamos a tendência de Investigação Matemática para introduzir o conteúdo de proporcionalidade para alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. Nele apresentamos uma breve introdução sobre essa tendência ... -
A investigação-ação no subprojeto de pedagogia: a utilização da literatura como um instrumento de incentivo a leitura
(2014-10)Reconhecendo o professor como o principal incentivador da leitura na escola, buscou-se, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto do curso de Pedagogia, construir ações de formação ...