Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 273-292 of 556
-
A importância do espaço do Pibid na interação do docente com a realidade escolar
(2014-10)Este artigo tem como objetivo relatar a importância do espaço formativo para a docência. Pretende ainda, a socialização entre o ensino e pesquisa através dos trabalhos realizados no PIBID por meio das experiências do ... -
A importância do Pibid na escola: uma abordagem sobre o estímulo na criatividade dos alunos
(2014-10)O presente artigo tem por objetivo buscar demonstrar a importância do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) em sua prática na escola, considerando assim, seus benefícios, tanto para os bolsistas, ... -
A importância do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid) para a formação acadêmica dos alunos de licenciatura em geografia
(2014-10)O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UEPG, tem uma importante função na formação acadêmica dos alunos de licenciatura, subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. ... -
A importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid para a formação de professores
(2014-10)O objetivo deste texto é apresentar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID para a formação docente. A inserção dos licenciandos no cotidiano da escola proporciona uma formação ... -
A importância dos generos textuais no ensino de lingua estrangeira: um trabalho conjunto entre PIBID Espanhol UEL e CELEM
(2014-10)A leitura é uma ferramenta importantíssima no processo de ensino-aprendizagem. Quando compreendemos o que lemos desenvolvemos a criatividade, aprimoramos nossa linguagem e ampliamos nossa visão de mundo. No processo de ... -
A importância dos generos textuais no ensino de lingua estrangeira: um trabalho conjunto entre PIBID Espanhol UEL e CELEM
(2014-10)A leitura é uma ferramenta importantíssima no processo de ensino-aprendizagem. Quando compreendemos o que lemos desenvolvemos a criatividade, aprimoramos nossa linguagem e ampliamos nossa visão de mundo. No processo de ... -
A importância pedagógica do projeto “geodiversidade na educação” para os estudantes do ensino fundamental e médio. uma parceria com o PIBID/UEPG/CAPES – Sub-Projeto de Geografia
(2014-10)Este trabalho tem como finalidade descrever o projeto “Geodiversidade na Educação”, um trabalho realizado pelo professor Dr. Antonio Liccardo na Universidade Estadual de Ponta Grossa e que tem como parceiro o PIBID/UEPG/CAPES, ... -
A importância pedagógica do projeto “geodiversidade na educação” para os estudantes do ensino fundamental e médio. Uma parceria com o PIBID/UEPG/CAPES – Sub-Projeto de Geografia
(2014-10)Este trabalho tem como finalidade descrever o projeto “Geodiversidade na Educação”, um trabalho realizado pelo professor Dr. Antonio Liccardo na Universidade Estadual de Ponta Grossa e que tem como parceiro o PIBID/UEPG/CAPES, ... -
Incentivo a criação de uma consciência universitária em alunos do ensino médio de escolas públicas brasileiras
(Unila, 2014-10)Observando o atual cenário da educação brasileira, nota-se facilmente que existem problemas muito latentes em relação à estrutura e qualidade de ensino. Porém, um fator que é citado com menor frequência é a questão ... -
Indo além da discussão sobre direitos humanos: um relato de experiência do Pibid de ciências biológicas da PUCPR
(Unila, 2014-10)Este relato apresenta a vivência de bolsistas do PIBID de Ciências Biológicas da PUCPR num trabalho inicial sobre direitos humanos e dos animais. Inicialmente questionamos nossos alunos sobre o que eles entendiam e ... -
As influências do regime militar sobre o currículo escolar
(2014-10)Esta pesquisa é parte do projeto do PIBID historia da UEL que este ano teve como objetivo discutir a Ditadura militar em Londrina,e com os 50 anos do golpe militar de 1964 e a comissão da verdade criada pelo governo ... -
Influências nas ideias de estudantes do 5o ano do ensino fundamental sobre ciências
(Unila, 2014-10)O presente artigo apresenta e discute as ideias sobre ciências, expressas por meio de desenhos, de estudantes do 5o ano do ensino fundamental (EF) de uma escola da rede pública municipal da cidade Londrina – Paraná. ... -
Inglês com música e o desafio proposto pelo Pibid-Inglês da UENP: um panorâma
(Unila, 2014-10)O objetivo desta comunicação é partilhar a proposta do subprojeto PIBID LI, da UENP, no Campus de Cornélio Procópio. Todo o trabalho atende às normas de participação da CAPES e propõe, enquanto contribuição, o ensino de ... -
A iniciação a docência a partir da abordagem CTS
(2014-10)No contexto educacional, percebe-se o distanciamento entre a Universidade e a Escola, ou seja, o distanciamento entre a teoria acadêmica e a prática escolar, que se torna um obstáculo na formação de futuros professores. ... -
Iniciação a docência: um relato de experiência nas aulas de educação física sobre o jogo popular com elástico
(Unila, 2014-10)Construir uma relação entre os conhecimentos científicos e os saberes escolares proporciona ao acadêmico uma apropriação da realidade, para isso se faz necessário à permanência em contexto real, a escola. Essa participação ... -
Iniciação à docência: primeiras atividades desenvolvidas
(Unila, 2014-10)O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência do grupo de três discentes nos primeiros sete meses no projeto de Espanhol da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), do Programa Institucional de ... -
Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk
(Unila, 2014-10)Esse relato de experiência foi desenvolvido pelos alunos do PIBID/PUCPR de Ciências Biológicas, com o objetivo de verificar as percepções da professora orientadora e dos estudantes em relação aos projetos de iniciação ... -
A inserção das mídias sociais no processo de ensino
(2014-10)A Internet remodelou a forma que percebemos e interagimos com o mundo. Os softwares sociais, tais como, facebook, wikis e blogs redefiniram comportamentos e relações sociais. Contudo, esta ferramenta de comunicação, ... -
Inserção de jogos lúdicos no ensino de física
(Unila, 2014-10)Este trabalho, desenvolvido no âmbito do PIBID de Física, financiado pela CAPES, teve como objetivos a inserção de atividades lúdicas em aulas de Física para o ensino médio. Foram observadas aulas de Física de uma turma ... -
A integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino de matemática
(2014-10)O presente artigo aborda a importância do uso de novas tecnologias, mais precisamente o software GeoGebra, no processo de ensino da disciplina de Matemática. Com o objetivo identificar a visão de uma professora a respeito ...