Itens para a visualização no momento 1-7 of 7

    • Alfabetização e letramento na escola da infância 

      Camargo, Gisele Brandelero; Silva, Renata Lopes da; Santos, Sydione (2014-10)
      Este trabalho objetiva revelar a experiência com a implementação do PIBID na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Com início em 2014, o PIBID Pedagogia abarca vinte e seis acadêmicos ...
    • Aprendendo a matemática jogando 

      Santos, Bruna Assumpção dos; Pontes, Fernanda de Oliveira; Portela, Mariliza (2014-10)
      Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada através do jogo matemático “Nunca Dez”, utilizado em determinado momento do projeto, cujos resultados foram de extrema significação tanto para com os educandos, ...
    • Articulação entre a formação inicial e continuada no Pibid - aspectos formativos da docência no acompanhamento de alunos em processo de alfabetização 

      Gviasdecki, Leisa Aparecida; Lopes, Francieli Potrich; Antonio, Clésio Acilino; Almeida, Benedita de (2014-10)
      Este texto apresenta reflexões sobre o processo formativo produzido no PIBID, Subprojeto de Licenciatura, desenvolvido com graduandos do Curso de Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, em parceria com a ...
    • A importância do atendimento individualizado 

      Novak, Raquel Aparecida; Klein, Rejane (2014-10)
      Este trabalho objetiva descrever uma breve reflexão sobre a importância do atendimento individualizado e a experiência adquirida a através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciado no ...
    • Influências nas ideias de estudantes do 5o ano do ensino fundamental sobre ciências 

      Silveira, Luiz B. De Bom da; Correa, Talytta M.; Brito, Sirlei Borrasca; Broietti, Fabiele C. Dias (Unila, 2014-10)
      O presente artigo apresenta e discute as ideias sobre ciências, expressas por meio de desenhos, de estudantes do 5o ano do ensino fundamental (EF) de uma escola da rede pública municipal da cidade Londrina – Paraná. ...
    • Percepções iniciais de uma futura professora: o planejamento docente em foco 

      Freitas, Sara Francielly de; Santos, Sydione (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões iniciais de uma bolsista do PIBID, do curso de Pedagogia, a partir de sua inserção numa classe de alfabetização, de uma escola pública. O referido projeto tem como ...
    • PIBID: formação inicial, relação teoria e prática 

      Gach, Jocilene dos Santos Pepe; Klein, Rejane (Unila, 2014-10)
      O Programa de Iniciação à Docência – PIBID propicia ao acadêmico uma experiência profissional adquirida ainda durante a formação, preparando-o para atuar em uma perspectiva de professor-pesquisador. Dentro deste contexto, ...