Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 556
-
O contexto escolar e a articulação das ações do PIBID
(Unila, 2014-10)O presente texto apresenta o resultado de uma das atividades realizadas no subprojeto “Interação Universidade e Educação Básica: Diálogos e Ações colaborativas no Ensino de Geografia”, do curso de Geografia no Programa ... -
Proposta de ensino de funções orgânicas utilizando o tema dengue
(Unila, 2014-10)O presente trabalho, desenvolvido por bolsistas do PIBID Química da UTFPR câmpus Apucarana, apresenta uma proposta de ensino de funções orgânicas, ácido carboxílico, éster, fenol, amida e amina utilizando a temática ... -
O ensino de química abordando as controvérsias do método científico
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho é apresentar como as concepções acerca do método científico no ensino básico influenciam no aprendizado de química por estudantes da educação básica. Para isso, foi elaborada uma unidade didática ... -
A importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid para a formação de professores
(2014-10)O objetivo deste texto é apresentar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID para a formação docente. A inserção dos licenciandos no cotidiano da escola proporciona uma formação ... -
A literatura infantil na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 4o ano do ensino fundamental
(2014-10)O presente texto apresenta uma síntese do trabalho realizado pelo Subprojeto de Pedagogia/UNIOESTE/Foz do Iguaçu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é desenvolver a leitura e ... -
A grande empresa capitalista no campo: estudo a partir do Colégio Estadual Do Campo Lagoa Seca, Candói (PR)
(2014-10)Este artigo é parte de trabalho realizado no Colégio Estadual do Campo Lagoa Seca, onde grande parte dos estudantes são filhos de trabalhadores assalariados em fazendas do entorno. Tem como objetivo conhecer a dinâmica ... -
A formação de leitores do 7o ano do ensino fundamental a partir do uso do conto em sala de aula
(2014-10)A literatura em sala de aula é motivo de questionamento por grande parte dos professores. Como trabalhar a literatura com os alunos? Como garantir a compreensão do texto lido? Como formar alunos leitores? A partir de ... -
A importância das experiências adquiridas por meio do Pibid (subprojeto geografia) na gradual formação acadêmica na Universidade Estadual de Londrina (UEL – PR)
(2014-10)O presente trabalho está embasado sobre a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dentro das Universidades. Tal programa é de suma importância para o contato dos alunos dos primeiros ... -
Proposta de trabalho de campo na unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Município De Cornélio Procópio - PR
(Unila, 2014-10)Este estudo apresenta uma proposta de trabalho de campo na unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Cornélio Procópio – PR com alunos que frequentam o 1o ano do Ensino Médio. O objetivo ... -
A identidade cultural do jovem marginalizado
(2014-10)Este trabalho tem por objetivo levantar uma questão, ou fomentar investigações acerca da identidade cultural do jovem tido como socialmente marginalizado ou oprimido. A hipótese levantada aponta para um conceito possivelmente ... -
O ensino de africanidades nas aulas de português: a formação docente
(Unila, 2014-10)O presente estudo abarcará teorias a cerca da formação docente e a formação continuada de professores, partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira se tornou obrigatório segundo a lei 10.639/2003, o que ... -
Relato de experiência: educação em saúde com alunos do ensino fundamental de um Colégio Estadual do oeste do Paraná
(Unila, 2014-10)Este relato pretende descrever práticas educativas ministradas em um colégio estadual de Cascavel-Paraná, abordando assuntos referentes à educação em saúde para alunos das oitavas séries. As aulas foram ofertadas por ... -
A (des)construção de estereótipos sobre o negro na literatura afro-brasileira: refletindo com o ensino na escola
(2014-10)O presente estudo investigativo enfatizará o processo da desconstrução dos alunos perante a representação dos estereótipos dos negros e negras na literatura. Partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira ... -
Educação em saúde no ensino fundamental: relato de experiência
(Unila, 2014-10)Trata-se de relato de experiência de ação docente proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A atividade foi ... -
1º Encontro de Química PUCPR: experiência do ferro fluido e da densidade dos gases
(2014-10)O seguinte artigo relata sobre a aplicação da feira de ciências como ferramenta de ensino, e mostra sua importância para a interação entre aluno, professor e comunidade. Nesta foram explicadas as experiências "ferro ... -
Contribuições do Pibid para a formação continuada de professores: reflexões a partir do subprojeto “tecnologias e formação de professores para o ensino da matemática”
(2014-10)O objetivo do trabalho é apresentar as principais contribuições do PIBID na formação continuada de professores, identificadas no subprojeto: “Tecnologias e Formação de Professores para o ensino da Matemática”. Tomaram-se ... -
A importância de conhecer a realidade dos alunos no ambiente familiar
(2014-10)Com o intuito de conhecer a realidade e ampliar a visão dos universitários do curso de Matemática sobre os alunos atendidos, foram realizadas pesquisas através de atividades de campo pelos alunos bolsistas do PIBID – ... -
Bolsistas do Pibid trazendo a ciência e a biologia para as escolas em forma de experimentação
(2014-10)As aulas de Ciências e Biologia têm como característica a possibilidade de dinamização das aulas pela atuação dos estudantes como protagonistas de aulas práticas/experimentais propostas pelos docentes. A integração ... -
Proposta para construção de material didático-pedagógico para o ensino de geografia: calendário do tempo
(Unila, 2014-10)Atualmente, há necessidade de reinventar materiais didáticopedagógicos que facilitem a compreensão de conteúdos em geografia. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da ... -
A observaçâo participante, como base para pensar projetos de intervençâo nas aulas de sociologia. um estudo de caso em Curitiba-PR
(2014-10)Entendendo a importância da observação participante para as atividades do PIBID. Este trabalho parte da observação afim de, refletir sobre as práticas docentes e os projetos de intervenção que podem ser desenvolvidos ...