Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por título
Itens para a visualização no momento 317-336 of 556
-
Lentes de contato: uma proposta de ensino de vocabulário visando o letramento crítico
(Unila, 2014-10)Com base em pressupostos fornecidos principalmente pelo Letramento Crítico, propostos por Jordão (2007) e Weininger (2006), o projeto Lentes de Contato, realizado com alunos de sétimo ano, buscou a ampliação de vocabulário ... -
Letramento literário em sala de aula: sequência expandida de leitura das obras terra papagalli e letras finais
(Unila, 2014-10)Este texto vincula-se ao subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/CAPES), intitulado “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual” e desenvolvido na Universidade Estadual ... -
A literatura infantil como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita
(2014-10)A proposta desse artigo é relatar as experiências vivenciadas em uma turma de 4o ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, na qual é aplicado um projeto de incentivo a ... -
A literatura infantil na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 4o ano do ensino fundamental
(2014-10)O presente texto apresenta uma síntese do trabalho realizado pelo Subprojeto de Pedagogia/UNIOESTE/Foz do Iguaçu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é desenvolver a leitura e ... -
A literatura infantil no processo de humanização das crianças na educação infantil
(2014-10)Pretendemos neste artigo destacar a importância da intencionalidade da prática docente voltada para a humanização na Educação Infantil. Para tanto, questionamos: “Como a literatura contribui no processo de organização ... -
Luz e cores: relato de atividade educacional usando uma abordagem dialógica problematizadora
(Unila, 2014-10)O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos bolsistas uma aproximação do espaço escolar, permitindo que estes futuros professores estejam mais bem preparados para a tarefa docente. ... -
Material adaptado para o ensino de frações a deficientes visuais
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta um material adaptado a deficientes visuais para o ensino dos conceitos de fração e as operações de adição e subtração. Originou-se da dificuldade de encontrar materiais adequados para este ensino, ... -
Megaeventos esportivos: um olhar para além do espetáculo
(Unila, 2014-10)O presente trabalho consiste em um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, a partir da implementação de um projeto pedagógico realizado ... -
Memórias: um instrumento de coleta de dados no grupo PIBID-Química/UEL
(Unila, 2014-10)O trabalho trata-se de um recorte inicial de uma pesquisa mais ampla, em desenvolvimento no grupo PIBID-QUÍMICA/UEL. Buscando uma forma de registro e sistematização de informações para consultas posteriores, houve a ... -
Metodologias alternativas no ensino de Biologia: jogos interativos como ferramenta na biologia celular
(Unila, 2014-10)A educação básica clássica, onde o aluno se encontra estagnado em sua carteira e professor acentuado à lousa não é vista com tão bons olhos pelos apreciadores da educação ocidental. É essencial compreender o contexto ... -
Metodologias para o ensino de geografia: Uma Vivência do PIBID no Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória em Ponta Grossa-Pr
(Unila, 2014-10)Durante o ano de 2012 foram desenvolvidas ações no Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória – Ensino Fundamental e Médio, município de Ponta Grossa – PR, pelo PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia. Ao observar o uso ... -
Métodos de ensino teórico e prático: termoquímica e propriedades coligativas
(Unila, 2014-10)A Química no ensino médio tem se tornado um desafio tanto para os professores, quanto para os alunos, abstrair e compreender a química vai além do querer, é necessária a criação de métodos para que facilite a compreensão ... -
Minimalismo: pintura-suporte-espaço - o papel da arte na educação como possibilidade de transformar a percepção de si no espaço e do espaço em lugar
(Unila, 2014-10)O presente trabalho expõe as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-ARTE) no processo de formação estética e cidadã de alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual ... -
Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
(Unila, 2014-10)O presente trabalho insere-se no âmbito do PIBID de Física de nossa instituição, financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi realizar um estudo sobre o uso de laboratórios convencionais de Física versus laboratórios ... -
Modelo didático gênero fábula
(Unila, 2014-10)A nossa contribuição visa apresentar o modelo didático do gênero fábula, para a criação de uma sequência didática e apropriação do gênero pelos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Heitor Rocha ... -
Modelos didáticos como uma proposta no ensino de genética na aprendizagem do aluno
(Unila, 2014-10)O presente trabalho teve como principal objetivo apresentar a importância do uso dos modelos didáticos em sala de aula no ensino de Biologia a fim de sugerir como o educador pode fazer uso destes recursos para facilitar ... -
Mostra de cores: uma abordagem contextualizada
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta uma Mostra de Cores realizada no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco da cidade de Toledo/PR. A Mostra foi apresentada a 5 (cinco) turmas no Ensino Médio regular e de Formação Docente. Com ... -
Motivando a leitura: um percurso possível para o letramento literário
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa feita a partir do Subprojeto PIBID Letras-Português da Universidade Estadual de Maringá, no qual propomos várias ações para o letramento literário, sendo que, para ... -
Música e Geografia: dimensões do mundo para ressignificação do universo pessoal
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem o objetivo de apresentar a proposta em desenvolvimento no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid/UEL, Subprojeto Música. Trata-se de um projeto que busca a ... -
Música e gêneros musicais na teoria e na prática dentro da sala de aula: um relato de experiência
(Unila, 2014-10)O presente trabalho visa relatar minha experiência pessoal como bolsista PIBID Música sendo acadêmica da Universidade Estadual de Ponta Grossa, desde março de 2014 até o presente momento. O projeto revela-se de grande ...