Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por título
Itens para a visualização no momento 218-237 of 556
-
A face de tiradentes na mídia e no livro didático: um estudo comparado sobre as percepções dos jovens alunos
(2014-10)Este trabalho é resultado de uma investigação em andamento que tem por objetivo comparar as diferentes representações e construções da imagem de Tiradentes na mídia, nos livros didáticos e na historiografia. O trabalho ... -
Fatores motivadores para a participação de graduandos e permanência no PIBID
(Unila, 2014-10)Observou-se no final da década de 70 e início da década de 80 a dicotomia entre a teoria- pratica, gerando na formação inicial desses graduandos uma visão simplista e a falta de integração do Ensino Superior com a Educação ... -
Feira cultural e científica na escola: contribuição do Pibid no desenvolvimento do tema energia em uma turma de ensino médio
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem por objetivo relatar a ação do PIBID – Física no desenvolvimento de projetos envolvendo o tema energia para apresentação da feira cultural em um colégio da rede estadual da cidade de Ponta Grossa. ... -
Feira de ciências e o uso do jogo de interpretação como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem
(Unila, 2014-10)Esse artigo tem como finalidade expor duas atividades que realizamos em um colégio estadual, no Litoral do Paraná. Sendo uma destas expostas através de um relato, descrevendo projetos feitos por alunos do Colégio para a ... -
Ferramentas metodológicas de ensino: a arte de ensinar e aprender geografia
(Unila, 2014-10)Diante da necessidade de melhorar a formação dos futuros docentes dos cursos de licenciatura, foi criado o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que tem como objetivo inserir os licenciandos ... -
A filosofia como meio de interdisciplinaridade e a busca por um conhecimento autônomo
(2014-10)A Filosofia por ser uma disciplina abrangente, passa por todas as áreas dos saberes. Pedagogicamente ela pode ir muito além disso, servindo como integradora de tais disciplinas, isto é, buscar as conexões existente entre ... -
Filosofia política, da teoria à prática: o grêmio estudantil, espaço privilegiado para o exercício da cidadania no cotidiano escolar
(Unila, 2014-10)O presente relato visa socializar a importância de relacionar teoria e prática em sala de aula para a constituição de cidadãos críticos e autônomos ao longo do processo educacional. Partindo de uma pesquisa sobre o grêmio ... -
Fisiologia vegetal do estômato na prática - relato de experiência
(Unila, 2014-10)Uma das maiores dificuldades encontradas na educação básica de ensino consiste em desenvolver atividades práticas que despertem a curiosidade dos alunos. O PIBID Ciências Biológicas desenvolve uma série de atividades nas ... -
Força magnética entre ímãs finitos
(Unila, 2014-10)Didaticamente, principalmente em livros para o ensino médio, o estudo da força magnética é explicado pela interação de uma carga em movimento com um campo magnético externo. Problemas de interação entre dois materiais ... -
A formação de leitores do 7o ano do ensino fundamental a partir do uso do conto em sala de aula
(2014-10)A literatura em sala de aula é motivo de questionamento por grande parte dos professores. Como trabalhar a literatura com os alunos? Como garantir a compreensão do texto lido? Como formar alunos leitores? A partir de ... -
Formação de leitores: leitura de poesia no ensino médio a partir do acervo do PNBE
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva apresentar e discutir uma atividade de leitura de poesia realizada em duas turmas de segundo ano do ensino médio a partir de dois poemas, um de Carlos Drummond de Andrade e outro de Ferreira Gullar. ... -
Formação de professores no Pibid: a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão
(Unila, 2014-10)Este trabalho é resultado da integração entre teoria, prática e pesquisas desenvolvida na escola Municipal Centro de Educação Integral Augusto César Sandino como objetivo de relatar as experiências e atividades desenvolvidas ... -
Formação de professores no Pibid: a utilização da charge no ensino
(Unila, 2014-10)Este trabalho é fruto das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Geografia, da Universidade Estadual de Londrina/UEL. O objetivo frente ao projeto, ... -
A formação do docente no século XXI e o Pibid: impactos no ensino e aprendizagem
(2014-10)Com embasamentos de autores que descrevem sobre a formação da docência mais significativa e real, este artigo expõe falhas que passam despercebidas pelas universidades e os impactos que contribuem para essa má formação ... -
Formação docente e o Pibid: a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação de professores de história
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva debater a proposta do projeto do Pibid do curso de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Guarapuava/Pr que busca articular o ensino, pesquisa e extensão nas ações realizadas ... -
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
(Unila, 2014-10)Este artigo tem por objetivo fazer um relato da experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; o trabalho realizado com o corpo discente do Ensino Médio do Colégio Estadual ... -
Formação docente: a importância do Pibid através do subprojeto de educação física na Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes Em Palmas-PR
(Unila, 2014-10)O presente artigo apresenta como tema a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente, através do subprojeto de Educação Física desenvolvido na Escola Municipal ... -
A formação em agroecologia na ciranda infantil: a vivência com a “bomba de sementes”
(2014-10)Neste texto, apresentamos estudos e reflexões sobre a intervenção pedagógica nominada “Bomba de sementes” realizada com as crianças participantes da Ciranda Infantil durante a XIII Jornada de Agroecologia. A proposta foi ... -
Formação inicial do professor: foco na proposta com gêneros discursivos da esfera midiática
(Unila, 2014-10)Este trabalho se originou das discussões realizadas pelo PIBID de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual de Maringá e tem como objetivo principal discutir resultados parciais do desenvolvimento de oficinas de gêneros ... -
A formação inicial e as contribuições do PIBID
(2014-10)Neste texto, apresentamos algumas reflexões referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto, Pedagogia Anos Iniciais. O objetivo desta comunicação é refletir ...