Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 556
-
Aprendendo física montando um carrinho seguidor de trilha
(2014-10)Esse trabalho consiste num relato de uma atividade investigativa de ensino de Física por meio da Robótica conduzida com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Santa Cândida, em Curitiba. Foi proposta a construção ... -
Aprendizagem de física a partir da experimentação: uma experiência no ensino médio normal
(2014-10)Este trabalho traz reflexões acerca da elaboração e implementação de uma proposta didática para o ensino de Conservação de Energia Mecânica, numa Escola Estadual, turma do Curso de formação de Docentes para a Educação ... -
Aprendizagem significativa do tema “fotossíntese” no ensino fundamental: um relato de experiência
(2014-10)Um dos principais problemas no ensino de ciências está no distanciamento do conteúdo teórico proposto pelo docente à realidade de vida do aluno. Como o tema da fotossíntese apresenta-se de forma abstrata e distante do ... -
Aprimorando o raciocínio lógico por meio da resolução de problemas: uma proposta incentivadora para a OBMEP
(2014-10)A motivação para o presente trabalho nasceu das experiências realizadas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto da Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, desenvolvido ... -
A arte de construir polígonos
(2014-10)Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID/Matemática, no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski na cidade de Ponta Grossa- PR. A proposta da oficina foi organizar ... -
Arte na escola: um relato de experiência no contexto do projeto Pibid interdisciplinar artes cênicas e música
(2014-10)O presente artigo debate a inserção da Arte na escola de educação básica no ambiente do Colégio Estadual Vinicius de Moraes, na cidade de Maringá-PR, considerando a experiência vivida em campo através do Programa ... -
Arte, matemática e Pibid: explorando as obras de Vinicius de Moraes e Kandinsky
(2014-10)O projeto envolvendo Arte e Matemática contando com a colaboração de pibidianos (acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência) surgiu em função da comemoração do centenário de Vinicius de Moraes ... -
Arte-cidade: uma proposta de intervenções urbanas no espaço da escola pública
(2014-10)O intuito deste texto é relatar e refletir sobre a construção de um trabalho coletivo em arte que possibilitou a aproximação dos estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais (bolsistas PIBID) junto à realidade ... -
Artes visuais na educação infantil: intervenções significativas com o PIBID
(2014-10)O presente artigo tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas por meio do subprojeto “De que vale olhar sem ver: A Arte na Educação Infantil” desenvolvido pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de ... -
Articulação entre a formação inicial e continuada no Pibid - aspectos formativos da docência no acompanhamento de alunos em processo de alfabetização
(2014-10)Este texto apresenta reflexões sobre o processo formativo produzido no PIBID, Subprojeto de Licenciatura, desenvolvido com graduandos do Curso de Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, em parceria com a ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o PIBID de pedagogia UEL
(Unila, 2014-10)Nesse trabalho, a linha de pesquisa é a rotina escolar e suas implicações no processo de aprendizagens das crianças na primeira infância no Centro Municipal de Educação Infantil de Londrina / PR. Para isso, o suporte ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o Pibid de pedagogia UEL
(2014-10)Nesse trabalho, o foco de pesquisa é o ateliê de artes e suas contribuições para o ensino e aprendizagem das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil. Para isso, o suporte teórico utilizado foram as discussões ... -
Uma atividade experimental para o ensino de função afim
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem por objetivo relatar uma oficina desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência– PIBID, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Cascavel, ocorrida no dia 20 de ... -
Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
(2014-10)No ensino de Ciências, conteúdos essencialmente teóricos, como constituição da matéria, compõem um dos tópicos em que os alunos expressam maior dificuldade de compreensão por priorizar a memorização, interferindo ... -
Atlas histológico virtual e interativo para as escolas do PROUCA
(2014-10)No Programa Um Computador por Aluno-PROUCA, a disponibilidade de materiais didáticos é limitada. Para diminuir este déficit foi elaborado um atlas virtual histológico, baseado no acervo do Departamento de Biologia Celular ... -
A atuação dos pibidianos como suavizadores do conflito teoria e prática, o caso da matemática
(2014-10)A iniciação à docência promovida pelo PIBID traz uma oportunidade de questionamento e justificação para o ensino de conteúdos ditos mais formais no currículo de licenciatura em Matemática, se considerarmos dentre os ... -
Aula de campo como prática para a interdisciplinaridade
(2014-10)O artigo apresenta uma prática interdisciplinar realizada entre dois projetos do PIBID sendo um pertencente à Universidade Federal do Paraná com o Subprojeto de Geografia e o outro da PUC- PR com o subprojeto de Música ... -
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
(2014-10)Novos métodos para aperfeiçoar o aprendizado nas escolas de ensino fundamental e médio são continuamente buscados e sugeridos por diferentes autores. Porém, não é tarefa fácil modificar o cotidiano atual das escolas e ... -
Auto-organização: uma prática em construção na Escola Municipal Juscelino Kubitschek
(2014-10)A construção da auto-organização é uma atividade que procura romper com a passividade na prática educativa característica da escola convencional e que, historicamente, não prevê atividades em que os alunos tenham ... -
Avaliação formativa: o uso do portfólio no ensino de História
(2014-10)Nas atividades escolares as quais tivemos contato através dos trabalhos realizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), percebemos algumas dificuldades dos professores em relação às práticas ...