dc.description.abstract | Esta comunicação tem como objetivo propor uma discussão acerca do uso do cinema como
instrumento para ensinar espanhol, a partir do relato de uma experiência com formação continuada
de professores de línguas estrangeiras de escola pública, em uma cidade do interior de São Paulo.
Ao propormos e ministrarmos o curso de formação, realizado em parceria com a Secretaria Estadual
de Educação do Estado de São Paulo, pretendíamos analisar o impacto do uso do cinema como
instrumento didático na prática dos docentes. Partimos dos pressupostos de que ensinar língua
estrangeira por meio do cinema motiva o aprendente, auxilia no desenvolvimento das habilidades
comunicativas e estimula o aprendizado autônomo. Durante as 30 horas de duração do curso,
oferecemos aportes teóricos e práticos para dar subsídios aos professores para analisarem e
prepararem atividades didáticas com conteúdo fílmico. Os participantes tiveram oportunidades de
interação e troca de experiência, uma vez que todas as atividades preparadas eram compartilhadas e
analisadas pelo grupo antes de serem aplicadas em sala de aula. Acompanhamos e orientamos a
elaboração de material didático com conteúdo fílmico, bem como os resultados obtidos em sala de
aula a partir da aplicação do material. Os dados foram analisados à luz da Teoria da Atividade
(LEONTIEV, 1978, 1981; VYGOTSKY, 1998; ENGESTRÖM, 2009, 2011), que reconhece que
todos somos fonte do saber e podemos agir de forma colaborativa para ampliar a construção de
sentidos | pt_BR |