Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08

Autores

Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

UNILA

Resumo

Nesta comunicação, temos como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as implicações das práticas de teletandem na formação inicial de professores de espanhol/LE. O teletandem, mais recentemente, é definido como um contexto autônomo, colaborativo de interação online via webcam que utiliza tecnologia VOIP (como Skype, dentre outros) e que facilita o contato transcultural entre povos de diferentes países; no teletandem, um parceiro ajuda o outro na aprendizagem de sua língua nativa (ou língua na qual é proficiente), com a supervisão de um professormediador (TELLES, 2015). Para o desenvolvimento deste trabalho, são utilizados dados provenientes de uma experiência entre alunos de uma universidade brasileira em interações com alunos de uma universidade mexicana. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta investigação pautase nos pressupostos da pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEM, 2011), uma vez que o enfoque está centrado no processo em que acontecem as ações de teletandem, bem como na reflexão sobre as práticas de ensinar e aprender línguas. A análise dos dados aponta para o fato de que o teletandem, além de constituirse como contexto tecnológico favorável ao desenvolvimento das competências linguística e intercultural, configurase como um cenário deflagrador de reflexões que potencializam a construção de saberes empíricos, teóricos e metodológicos importantes para o fortalecimento da identidade do professor de espanhol/LE

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Formação - docência

Citação