dc.description.abstract | Não obstante a prodigalidade e o reconhecimento mundial da escrita literária uruguaia de autoria
feminina, a obra de Cristina Rodríguez Cabral permanece obscurecida dentro e fora das fronteiras
nacionais, sendo também pouco visibilizada pela crítica literária e cultural afroiberoamericana
contemporânea. Ficcionista, professora, ensaísta, socióloga e poeta, Cristina Rodríguez Cabral
evoca literalmente, através de seus versos escritos e de seus recitais performáticos, uma rítmica que
nos coloca em sintonia direta com os tambores do candombe uruguaio. Frequentemente permeados
pela memória individual e coletiva, assim como pela afirmação de uma pertença identitária afro,
muitos desses textos reportamnos ainda à trajetória sóciohistórica dos antigos negros escravizados
e de seus descendentes em recorte uruguaio, ora destacando narrativas do cotidiano, ora realçando
em perspectiva feminina o protagonismo de vozes que tanto reabilitam como dignificam a
participação desses segmentos entre os silêncios e apagamentos estabelecidos pelas relações de
poder. Dialogando, pois, com estudos críticos de JIMÉNEZ (2006), BURGUEÑO (2005) e FEAL
(1996), dentre outros autores, este artigo investirá na apresentação e discussão de alguns aspectos
recorrentes na obra poética de Cristina Rodríguez Cabral, com ênfase na identificação de um lugar
afirmativo para o sujeito feminino negro dentro do atual cenário das letras uruguaias. | pt_BR |