Correlação entre o teatro épico de Brecht e o teatro do oprimido de Boal: aspectos de conscientização e emancipação política
Abstract
O que é o teatro? Há uma dualidade na concepção desta palavra, pode-se entendê-
la como um lugar onde podem ser apresentados espetáculos, ou como um objeto artístico que
será encenado. Esta crise pela qual passa a definição da palavra teatro, assemelhasse com o
que Bertolt Brecht encontrou quando começou a desenvolver sua teoria sobre um o Teatro
Épico na Alemanha utilizando-o como uma arma de conscientização política, situação
semelhante a que Augusto Boal encontrou no Brasil quando desenvolveu o método do Teatro
do Oprimido como um instrumento de emancipação política
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Entre Brecht e Boal: a desconstrução da personagem épica rumo a aniquilação da personagem oprimida
Col, Celso Carlos da (2019-07-02)Esta pesquisa procura realizar uma análise comparativa da personagem no teatro épico, partindo da obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, em oposição ao emprego da personagem no método do teatro do oprimido, desenvolvido ... -
Murro em ponta de faca: o teatro como denúnica e enfrentamento
Gomes, Gislaine; Diniz, Alai Garcia (2017-10)Augusto Boal, teatrólogo brasileiro, contribuiu para que a dramaturgia tivesse uma nova configuração, o que lhe trouxe, além de reconhecimento, enfrentamentos por parte da parcela social que se via em posição de ... -
Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)
Castillo Fernández, José Ramón (2019-04-12)Las dramaturgias del cuerpo son lecturas que se hacen de los discursos elaborados en lenguajes artísticos, que no siempre están remarcados en las letras impresas o el lenguaje cotidiano, en literatura. Se puede decir que ...