O raciocínio lógico entendido como disciplina no Estado do Mato Grosso do Sul

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Data

2016

Autores

Foletto, Suellen Cristina

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Resumo

A Lógica é uma ciência que promove o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para o aprendizado, independente da disciplina que se pretende ensinar. Através de experiências do aprendizado do raciocínio lógico percebe-se o potencial que ele possui se ensinado para os alunos como uma disciplina, já que, para a teoria das inteligências múltiplas, todos os indivíduos possuem diversos tipos de inteligência, em diversos níveis distintos, sendo que toda inteligência pode ser aguçada e trabalhada para que demonstre-se com maior nível. Sendo assim muito melhor seria se tal inteligência contasse com um momento único e favorável para o seu desenvolvimento. Tratado como disciplina, o raciocínio lógico mostra-se como uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento do aprendizado, que por meio dele parece mais significativo, já que o raciocínio lógico fundamenta com eficiência a construção do raciocínio correto, sendo ele utilizado na resolução de problemas. Por isso, em função dos muitos benefícios proporcionados pela Lógica, ela tem sido utilizada sempre que possível por professores no processo de ensino-aprendizagem nas mais variadas disciplinas, uma vez que os resultados obtidos são extremamente consideráveis. Percebendo essa situação o Estado do Mato Grosso do Sul introduziu em sua grade curricular a disciplina de Raciocínio Lógico, tornando-a uma disciplina que conta com uma hora aula semanal, o qual foi inserido no ensino fundamental das séries finais e ensino médio, trazendo assim conhecimentos específicos da lógica para o ambiente de ensino e aprendizagem, proporcionando aos estudantes mais uma ferramenta útil para o desenvolvimento do seu conhecimento científico e diário.
Logic is a science which promotes the development from reasoning, contributing for learning independent from the subject that it wants to teach. By the experiences of learning from logic reasoning it could realise the potential that it has its taught to the studentes like a subject, being that for the multiples intelligences theory, all the individuals have lots of types of intelligences in many differents leves, even that all the intelligence could be promote and worked for shows with a high level. In spite, it will be much better if that intelligence could be supported like an specific moment and favorable to its development. Consider as a subject, the logic reasoning shows it like a tool extremely important for learning development, which seems more significant, since that logic reasoning grounded with efficiency the making from reasoning in a correct way, being used like solving problems. That’s why, in reason of so many benefits given by the logic it has been used always that’s possible by the teachers learning-teaching in the most differents subjects, once that the results gotten are extremely regarded. Realising this situation Mato Grosso do Sul’s state introduced in his curricular grid the logic reasoning subject becoming it a subject which has a weekly class with an hour each, being necessary introduce it at the last classes from elementary school and middle school, bringing this specifics knowledges from logic to teaching and learning environment, providing to the students one more useful tool to development theirs scientific and daily knowledge.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais – Ensino fundamental – 6o ao 9o. Orientador: Me. Flávio de Matos Rocha.

Palavras-chave

Teoria das inteligências múltiplas, Raciocínio, Lógica, Raciocínio lógico

Citação

FOLETTO, Suellen Cristina. O raciocínio lógico entendido como disciplina no Estado do Mato Grosso do Sul. 2016. 19 p. Monografia de Especialização (Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais – Ensino fundamental – 6o ao 9o) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.