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dc.contributor.advisorPetzoldt, Bruno López
dc.contributor.authorPereira, Luis Eduardo Santos
dc.date.accessioned2017-04-26T17:24:24Z
dc.date.available2017-04-26T17:24:24Z
dc.date.issued2017-04-26
dc.identifier.citationPEREIRA, Luis Eduardo Santos. Trânsitos culturais e diálogos de recriação entre obras cinematográficas e literárias: "la increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de su abuela desalmada"(1972), de Gabriel García Márquez, e Eréndira (1983), de Ruy Guerra. 2017. Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2017.113 p.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1708
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino- Americanos. Orientador: Prof. Dr. Bruno López Petzoldt.pt_BR
dc.description.abstractO objeto central de estudo assumido neste trabalho são os diálogos midiáticos e semióticos da relação cinema-literatura. Essa relação principal será observada tendo como pano de fundo representações ligadas ao imaginário cultural latino-americano. A partir de múltiplos fatores e modelos de estudo que incluem o cinema, busca-se analisar o movimento do processo criativo entre as obras “La increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de su abuela desalmada” (1972), de García Márquez, e o filme Eréndira (1983), de Ruy Guerra. Para além de cuidar de uma relação de análise na qual o filme é apenas baseado no conto, busca-se pensar como os contextos culturais dos artistas e os potenciais representativos das mídias em jogo ressignificam leituras que se materializam criando uma interpenetração dos discursos artísticos. Portanto, o presente trabalho empenha-se em apresentar leituras cruzadas que possibilitam compreender o tratamento de questões culturais representadas no conto pelo ponto de vista dos recursos cinematográficos e o mesmo ao revés.pt_BR
dc.description.abstractThe main object of study assumed in this paper are the media and semiotic dialogues of the relationship literature-cinema having cultural contexts as backround. From multiple factors and study models which include cinema, the aim is to analyze the movement of the creative process between the works "La increíble y triste historia de la cándida Eréndira y su abuela desalmada" (1972) by García Márquez and the film Eréndira (1983) by Ruy Guerra. In addition to looking after a relationship of analysis in which the film is only based on the story, it is sought to think how the cultural contexts of the artists and the potential representatives of the media resignify readings that are materialized by creating an interpenetration of the artistic discourses. Therefore, this paper strives to present cross-readings that make it possible to understand treatments of cultural issues in the story from the point of view of cinematographic resources and the same in reverse.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGabriel García Márquez - escritor colombianopt_BR
dc.subjectCinema e Literaturapt_BR
dc.subjectCinema Latino-Americanopt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectRuy Guerra - Dramaturgo moçambicanopt_BR
dc.titleTrânsitos culturais e diálogos de recriação entre obras cinematográficas e literárias: "la increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de su abuela desalmada"(1972), de Gabriel García Márquez, e Eréndira (1983), de Ruy Guerrapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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