dc.contributor.author | Velho, Ricardo Scopel | |
dc.date.accessioned | 2017-04-03T13:23:28Z | |
dc.date.available | 2017-04-03T13:23:28Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/1664 | |
dc.description | Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José Martins | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral do artigo é apresentar a importância da apreensão do movimento contraditório do
capital e a capacidade da classe trabalhadora produzir ação política que se coloque em enfrenta-
mento com a ordem estabelecida, problematizando a questão educacional. Considerando que a
relação social determinante é a de exploração do capital sobre o trabalho e, portanto, personifica-
dos nas classes antagônicas desse modo de produção, burguesia e proletariado. Se entendermos o
desenvolvimento do modo de produção capitalista como a materialidade onde se desenrolam de-
terminadas estratégias políticas das organizações das classes sociais, é preciso também perceber
que ao mesmo tempo essas estratégias e sistemas econômicos “modelam” os diferentes processos
educativos. Aqui inicia o debate acerca do papel da escola nessas particularidades e também de
seu papel no conjunto da formulação estratégica de cada período histórico. Discutiremos com a
concepção de politecnia e a problematizaremos. Sendo assim, será necessária uma análise da rea-
lidade brasileira para derivar uma estratégia de revolução particular a nossa formação social e
também é necessária uma mesma análise quanto à escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PPG – IELA – UNILA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Revolução | pt_BR |
dc.subject | Politecnia | pt_BR |
dc.subject | Contradição | pt_BR |
dc.title | Contradição, Politecnia e Revolução: Limites de uma polêmica | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |