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dc.contributor.authorMoraes, Rafael Vicente de
dc.date.accessioned2017-04-03T13:20:15Z
dc.date.available2017-04-03T13:20:15Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1662
dc.descriptionAnais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José Martinspt_BR
dc.description.abstractOs princípios que constituem a realidade não são uma 'teoria' historicamente pensada, mas um 'real aparente' que refrata parte dessa totalidade representada por grupos específicos. No bojo das relações societárias determinadas pelo modo de produção que o homem se faz homem enquanto determinado e determinante dessas mesmas relações. Assim, o propósito do texto é dis- cutir o pensamento educacional gramsciano a partir da crítica que se estabelece ao sistema escolar italiano porque reproduz as desigualdades sociais. A escola articula subjetividade e objetivação, entendidas não como duas esferas contrárias, mas como relações dialéticas que estabelecem o ob- jeto enquanto fruto da atividade subjetiva. A escola unitária é entendida enquanto construção cole- tiva do espaço de sociabilidade calcada na participação consciente de todos na gestão da socieda- de. Expressa a capacidade conquistada pelas classes subalternas de se apropriarem dos bens soci- almente criados e de ativarem as potencialidades de emancipação humana. A escola unitária é convocada para desempenhar um papel mais amplo que combina a educação humanista tradicional com a educação técnica potencializando o indivíduo para o exercício efetivo de qualquer função, seja ela de operário qualificado ou de dirigente político o que cinde os elos viciosos de reprodução da elite. Ou seja, a escola unitária transpõe a dualidade entre conhecimento teórico e conhecimen- to prático que marca a organização escolar ocidental desde a sua gestaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipPPG – IELA – UNILApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAntonio Gramsci (1891-1937) - filósofo italianopt_BR
dc.subjectSistema escolar - italianopt_BR
dc.titleAs contribuições de Antonio Gramsci para a formação do educadorpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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