Remando Contra a Maré: A Iniciativa dos Cursos de Agroecologia do MST/PR

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Pires, João Henrique Souza
Novaes, Henrique Tahan

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente artigo tem como objetivo sintetizar como se organiza o processo educativo na formação de “técnicos-militantes” em agroecologia realizado pelos Centros/Escolas de Agroeco- logia sobre a vanguarda do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná. Nesse sentido, utilizando de referência bibliográfica, buscamos sintetizar, o histórico déficit edu- cacional, como também a falta da produção de um conhecimento endógeno no ensino brasileiro. Como também fazemos alguns apontamentos que ilustra como o MST, através da matriz agroeco- lógica e da pedagogia Sem Terra, vem suprindo essa lacuna histórica, e iniciando seus militantes em uma qualificação técnica militante, que busca dar uma base cientifica e tecnológica endógena para avançar a produção política, econômica e cultural nas áreas de assentamento e acampamento da reforma agrária.

Descrição

Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José Martins

Palavras-chave

Agroecologia, Centros/Escolas de Agroecologia, Técnico em Agroecologia

Citação