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dc.contributor.authorOrlandi, Renata
dc.contributor.authorMartinz, Emerson
dc.contributor.authorSilva, Angélica da
dc.date.accessioned2017-03-13T14:36:23Z
dc.date.available2017-03-13T14:36:23Z
dc.date.issued2013-11-07
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1456
dc.descriptionI Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILApt_BR
dc.description.abstractO delineamento de políticas culturais e práticas educacionais voltadas para a democratização do conhecimento científico é de grande importância para o processo de constituição do sujeito e para a garantia dos direitos humanos, porém, sua divulgação pela mídia é perpassada por várias questões históricas, especialmente, pela elitização daqueles saberes. O presente trabalho refere­se a um projeto de ensino e extensão a partir do qual pretende­se divulgar conhecimentos produzidos e ensinados em uma universidade pública e popular localizada na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, na zona rural, visando colaborar nos processos de constituição do senso crítico e reflexivo a uma população historicamente alijada do acesso aos saberes acadêmicos. Em linguagem passível de compreensão ao público leigo, estão sendo elaboradas e transmitidas notícias de caráter interdisciplinar e intercultural por meio de jornais locais. Na sequência do trabalho, terá início as chamadas radiofônicas e a alimentação de um blog. Os colaboradores do projeto tem se comprometido com a divulgação de conhecimentos científicos produzidos e problematizados em sala de aula na universidade na qual o projeto está sendo desenvolvido, buscando­se a promoção de processos reflexivos a respeito da cotidianidade, partindo da problematização de avanços científicos e tecnológicos. O fluxo de informações é muito grande e a cada momento dão­se novos avanços científicos, tornando­se necessário que aqueles avanços sejam compartilhados e assimilados pela sociedade. Nesse sentido, torna­se mister o delineamento de estratégias, tal como a aqui apresentada, voltadas para compartilhamento do conhecimento científico, na medida em que o mesmo se configure como um processo de inclusão social, emancipação e promoção de cidadania.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.subjectPromoção de cidadaniapt_BR
dc.titleA divulgação científica como instrumento para o ensino e a democratização de saberes no contexto de comunidades rurais: uma experiência desenvolvida no campus de realeza da Universidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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