Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFaria, Fernando Mesquita de
dc.contributor.authorSouza, Izabela Fernandes de
dc.date.accessioned2017-03-10T19:03:59Z
dc.date.available2017-03-10T19:03:59Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationSOUZA, Izabela Fernandes de. A poética da ira: uma montagem cênica a partir da obra de Oswaldo Guayasamín. 2015. 87 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Letras - artes e mediação cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1445
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Lestras - artes e mediação cultural. Orientador Prof. Dr. Fernando Mesquita de Fariapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso atuará como proposta prática no uso das ferramentas conceituais e artísticas da performance na construção de uma montagem cênica, desenvolvida a partir da poética do pintor e escultor equatoriano Oswaldo Guayasamín. Nos apropriaremos dos conceitos poéticos e estéticos desenvolvidos na série Edad de la ira, criada entre 1964 e 1984, a partir da qual o artista retrata as crueldades das grandes guerras que presenciou, os regimes ditatoriais que países da América Latina enfrentaram e os demais dramas sociais do povo latino-americano. Pretendemos abordar e divulgar a obra de um dos mais importantes artistas latino- americanos, propondo um diálogo intercultural e interartes. Adaptaremos a poética e os anseios políticos do artista, através de um processo de tradução cultural inter-semiótica, criando uma possibilidade paradoxal entre o efêmero (característica da performance) e a memória (característica da construção do subjetivo, das identidades e do imaginário coletivo).pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo de conclusión de curso actuara como propuesta práctica en el uso de las herramientas conceptuales y artísticas de la performance en la construcción de un montaje escénico, desarrollada a partir de la poética del pintor y escultor ecuatoriano Oswaldo Guayasamín. Nos apropiaremos de los conceptos poéticos y estéticos desarrollados en la serie Edad de la ira, creada entre 1964 y 1984, a partir de la cual el artista retrata las crueldades de las grandes guerras que presenció, los regímenes dictatoriales que países de la América Latina enfrentaron y los demás dramas sociales del pueblo latino-americano. Pretendemos así, abordar y divulgar la obra de un de los más importantes artistas latino-americanos, proponiendo un dialogo intercultural e interartes. Adaptaremos la poética y los anhelos políticos del artista, por vía de un proceso de traducción cultural inter-semiótica. Creando una posibilidad paradoxal entre el efémero (característica de la performance) y la memoria (característica de la construcción de subjetivo, de las identidades y del imaginario colectivo).
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPerformancespt_BR
dc.subjectOswaldo Guayasamín - pintor e escultor equatorianopt_BR
dc.subjectPintura - La Edad de la Irapt_BR
dc.subjectTradução cultural - inter-semióticapt_BR
dc.titleA poética da ira: uma montagem cênica a partir da obra de Oswaldo Guayasamínpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples