Itens para a visualização no momento 1-20 of 38

    • Acervo Latino-Americano de Segurança Alimentar e Nutricional 

      Ciacchi, Érika Marafon Rodrigues; Fereira, Rafael Lucas Alves; Gomes, Rogério; Coluço, Dirce Regina Simão (PROEX/UNILA, 2013)
      O acervo latino-americano de Segurança alimentar e nutricional (SAN) tem como finalidade atender profissionais, estudantes e pesquisadores que se dedicam à temática, por intermédio da Internet.
    • A agricultura familiar e o cooperativismo como fonte de desenvolvimento rural 

      Candido, João Ernesto Pelissari; Oliveira, Viviane de; Basso, Dirceu (PROEX/UNILA, 2013-10)
      Os agricultores familiares, ao lutarem pela sua permanência na atividade agrícola, promovem diferentes ajustes nos sistemas de produção
    • América La Tinha: (re) definindo fronteiras 

      Silva, Ronaldo; Souza, Angela Maria de (PROEX/UNILA, 2013-10)
      Esta proposta é resultado do trabalho de campo, realizado através de entrevistas, observações, coleta de material disponível em ambiente virtual e pesquisa bibliográfica referente ao Movimento Hip Hope de Foz do Iguaçu e ...
    • América Latina: formando una consciencia integracionista en la Triple Frontera 

      Oliveira, Karina Fernandes de; Alonso, Rodrigo; Lombide, Micaela Gómez; Peña Aymara, Shyrley Tatiana (PROEX/UNILA, 2013-10)
      El objetivo del proyecto es contribuir a la formación de la consciencia integracionista en la comunidad. Se trabaja con estudiantes de segundo grado de la red de enseñanza pública de la Frontera Trinacional
    • Anais do Seminário de Extensão da UNILA 

      UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Anais do SEUNI apresentou os resultados obtidos durante a vigência dos projetos e programas de Extensão da UNILA, aprovados pelo Edital 01 e 07 de 2012, respectivamente. O Seminário teve uma programação bastante diversificada ...
    • Bonjour Foz do Iguaçu! 

      Pratti, Gabriela Aline Silveira; Erazo Muñoz, Angela Maria (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Es una realidad que en nuestro mundo globalizado, la necesidad de contacto y de comunicación resulta imprescindible para generar interacciones. En la universidad, el aprendizaje de otras lenguas es una necessidad primordial ...
    • Ciencioteca: experiência faz Ciência 

      Krakievicz, Tanise (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O objetivo básico de ensino fundamental e médio é fornecer elementos para que as pessoas compreendam o mundo que as cerca e exerçam sua cidadania. O ensino tradicional, ou aula expositiva, muitas vezes estabelece somente ...
    • Culturas guaraníes: aspectos socioculturales, diversidad linguística y transmisión de saberes 

      Vieira, Maria Eta; Troche, Derlis Daniel Sandoval (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Desde os primeiros maomentos de convivência na UNILA, em 2011, percebemos o potencial e a riqueza cultural compartilhada por alunos, professores e comunidade em geral. Um dos aspectos mais contundentes desde entorno são ...
    • Cursinho Comunitário Ingressa 

      Martins, Alexandre de Oliveira; Paiva, Aline Cristina; Aguilar, Alirio Balmore; Jarquin, Carlos; Pires, Cintia Rafaela; Chioquetta, Gabriela Dotti; Almeida, Jhonatan; Oliveira, Jóhidson André Ferraz de; Lopes, Tiago Luis Fratari; Arias, Ulisses Alves (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O presente trabalho se materializa na constituição de um grupo de universitários responsável pela criação, organização, manutenção e constante avaliação de uma estrutura educacional cujo fim é incrementar em alunos advindos ...
    • Desmistificando a análise econômico-financeira pessoal: uma assessoria econômico-financeira à comunidade de Foz do Iguaçu (PR) 

      Carvalho, Wolney Roberto; Gaio, Gionei; Bondaneze, Gustavo; Bobadila, Alan A. F. (PROEX/UNILA, 2013-10)
      O crescimento econômica nos últimos anos, bem como seus reflexos no mercado de trabalho em termos de emprego e renda, tÇem estimulado as famílias, não raras vezes, a consumirem para além da restrição orçamentária - em ...
    • Educação para a integração 

      Vieira, Maria Eta; Villasboa, Clara Elizabeth (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Em consonância com metas para a educação brasileira e com os pressupostos da UNILA este Programa está, atualmente, composto por três projetos que atuam em diferentes áreas e faixas etárias da população de Foz do Iguaçu. O ...
    • Educação para a Integração 

      Vieira, Maria Eta; Villasboa, Clara Elizabeth (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Em consonância com metas para a educação brasileira e com os pressupostos da UNILA este Programa está, atualmente, composto por três projetos que atuam em diferentes áreas e faixas etárias da popuação de Foz do Iguaçu.
    • O ensino de Ciências Naturais a partir de Experiências Práticas: educando para inovação e o empreendedorismo 

      Silva, Raquel Rodrigues Nunes da; Nogueiro, Fabiano; Krakievicz, Tanise (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Atualmente muito tem se discutido sobre o ensino de Ciências Naturais e sua prática nas salas de aulas. Busca-se atividades de experimentação que inovam a ação didático pedagógico e reestruturem as práticas curriculares ...
    • Ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo - através do olhar de George Gamow 

      Ferreira, Thiago Vinicius; Oliveira, Daniel do Nascimento; Melo, Bruna Moreira de; Silva, Eduardo Henrique Arantes da; Krakievicz, Tanise (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O projeto de extensão de ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo tem por finalidade desenvolver ferramentas cognitivas que propiciem a apreensão, compreensão e familiarização das unidades mínimas ...
    • Entendendo os fenômenos da natureza: oficina de materiais paradidáticos 

      Rodrigues, Luiz Felipe; Silva, Elias Gomes da; Madrid Carrillo, José Abrahan; Scheer, Marcia Aparecida Procopio da Silva (PROEX/UNILA, 2013-10)
      O curso que será realizado no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho - PTI tem como objetivos aprofundar o conhecimento do aluno quanto aos sistemas dinâmicos da Terra e a distribuição dos seres vivos, capacitar o aluno ...
    • Foz Politicando: cidadania em debate na Tríplice Fronteira 

      Oliveira, Renata Peixoto (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O Programa de Extensão Universitária Foz Politicando tem por objetivo promover uma educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos e cidadãs críticos e conscientes. O projeto consiste na realização de atividades ...
    • Grupo Coral UNILA 

      Mendoza, Anne Maryse do Lago; Baldovino, Guilherme Felipe de Mello (PROEX/UNILA, 2013-10)
      O Grupo Coral UNILA é um coro universitário que busca promover o repertório coral de peças populares latino-americanas, promover a integração entre o âmbito discente e a comunidade de Foz do Iguçau e desenvolver a percepção ...
    • Incubadora internacional de empreendimentos econômicos solidários da UNILA 

      Barberan, Lis Griselda Duarte; Barboso, Lisete; Burgos, Natalia Lorena Acosta; Corrêa, Rogêrio dos Santos; Duque, Sabrina de León; Bareiro, Sixto Morel (PROEX/UNILA, 2013-10)
      Se por um lado a INEES se baseia na ideia de desenvolvimento social das ITCP'S que surgiu na década de 1990, devido a problemas estruturais da sociedade, como o desemprego.
    • Integración por la Igualdad y la Accesibilidad 

      Vieira, Maria Eta; Sierra Suarez, Sergio Alejandro (PROEX/UNILA, 2013)
      Este projeto nasceu das inquietações e da vontade de que a comunidade unileira se visse beneficiada e fazendo parte de uma integrçaão que inclua também pessoas com diferentes graus de necessidde e capacidades, ampliando ...
    • Integração na região fronteiriça Argentina, Brasil e Paraguai: o projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiras (Celpe-Bras) 

      Carvalhal, Tatiana Pereira; Leroy, Henrique Rodrigues (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      O projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido desde 2012 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, inicialmente ...