Navegação por título
Itens para a visualização no momento 5115-5134 of 6837
-
PIBID interdisciplinar em escola do campo: estudo de caso - Colégio Estadual do Campo Profa Maria de Jesus Pacheco Guimarães – Guarapuava-PR
(Unila, 2014-10)O presente trabalho visa relatar as experiências do projeto do Pibid Interdisciplinar da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Educação Ambiental: Teoria e Prática Interdisciplinar na Escola, com o objetivo ... -
O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia
(Unila, 2014-10)O presente ensaio faz parte das reflexões desenvolvidas durante as atividades desenvolvidas pelo grupo de acadêmicos de História da Unicentro/PR que participam do subprojeto interdisciplinar do PIBID. Aqui, procurou-se ... -
PIBID Letras-Português/UEM: letramento literário no ensino fundamental
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa-ação feita a partir do Subprojeto PIBID Letras-Português da Universidade Estadual de Maringá, o qual considera relevante estabelecer um diálogo contínuo entre a ... -
O PIBID música e as possibilidades de interação entre universidade e escola
(Unila, 2014-10)O presente trabalho discute aspectos que ocorrem na interação entre PIBID (enquanto universidade inserida na comunidade escolar) e as escolas de Educação Básica e ressalta elementos que podem beneficiar a relação e a ... -
PIBID música e prática pedagógico-musical: experiências de ensino envolvendo cotidiano e prática musical
(Unila, 2014-10)O trabalho apresenta a experiência de atuação no subprojeto de Música do PIBID da Universidade Estadual de Ponta Grossa, realizado em uma escola da rede pública de ensino do município, e tem como principal objetivo ... -
PIBID música: articulações possíveis entre as práticas pedagógicas do projeto e a licenciatura
(Unila, 2014-10)Este trabalho teve como objetivo traçar um paralelo entre as experiências vividas no subprojeto de Música do PIBID da Universidade Estadual de Ponta Grossa com algumas das disciplinas estudadas no primeiro ano do curso. ... -
O PIBID na escola e as práticas interdisciplinares: uma possibilidade na formação docente
(Unila, 2014-10)Este texto tem como tema a análise de práticas interdisciplinares nas atividades realizadas pelos bolsistas de iniciação à docência nas escolas e suas relações com a formação docente. Discute- se, a partir do trabalho ... -
PIBID nos anos iniciais e os jogos pedagógicos de ciências
(Unila, 2014-10)O trabalho apresenta relato das acadêmicas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá. O PIBID é um programa ligado à Coordenação de ... -
PIBID Pedagogia-UEL: promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
(Unila, 2014-10)O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, propicia ao discente a possibilidade de interligar ensino, pesquisa e extensão, justifica-se tal afirmação, pois ao mesmo tempo que o discente aprende ... -
PIBID-Português-Francês UEPG: Oficina Le Petit Prince
(Unila, 2014-10)O presente trabalho objetiva apresentar o PIBID-Francês-UEPG e os trabalhos desenvolvidos por três acadêmicos participantes, em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa- PR, esse texto está estruturados em três partes, ... -
PIBID/diversidade nas escolas do campo: novas experiências na formação dos futuros educadores do campo
(Unila, 2014-10)O trabalho foi desenvolvido numa parceria com cinco Escolas do Campo da região sudoeste do Paraná, nos municípios de Candói, Escola Estadual de Lagoa Seca, Colégio Estadual Bom Jesus, em Marmeleiro, Colégio Estadual Padre ... -
PIBID/Inglês: em busca da interdisciplinaridade
(Unila, 2014-10)O presente trabalho constitui-se em relato das experiências e ações desenvolvidas no âmbito do Subprojeto Inglês da UNICENTRO – Campus de Irati e seus desdobramentos a partir da segunda edição. A conjugação das recomendações ... -
PIBID: conexões entre atuação na educação básica e a formação do futuro docente
(Unila, 2014-10)A atuação dos licenciandos no PIBID de matemática visa desenvolver e trabalhar conteúdos matemáticos contemplando aplicações lógicas e axiomáticas no Ensino Fundamental, usando o método dedutivo e fazendo demonstrações ... -
PIBID: do ensino superior à sala de aula da educação básica
(Unila, 2014-10)O Programa de Iniciação à Docência é uma oportunidade de articulação entre teoria, aprendida no curso de graduação, e a prática. A vivência da sala de aula, com suas especificidades e desafios propicia aos acadêmicos ... -
PIBID: formação inicial, relação teoria e prática
(Unila, 2014-10)O Programa de Iniciação à Docência – PIBID propicia ao acadêmico uma experiência profissional adquirida ainda durante a formação, preparando-o para atuar em uma perspectiva de professor-pesquisador. Dentro deste contexto, ... -
PIBID: o planejamento de aulas – métodos, vantagens e desvantagens
(Unila, 2014-10)Este trabalho pretende abordar algumas questões referentes às discussões promovidas pelo subprojeto de Inglês do IFPR, Câmpus Palmas, acerca do planejamento didático-pedagógico e sua importância para o desenvolvimento ... -
PIBID: práticas docentes que primam a qualidade da educação nas instituições de ensino
(Unila, 2014-10)Neste resumo relata-se a experiência do professor supervisor no sentido de acompanhamento, orientação e intervenção dentro do Programa PIBID, o qual oferece oportunidades de realizar atividades pedagógicas em escolas ... -
Pienso, luego escribo: el armado de materiales didácticos bajo perspectivas interculturales
(2016-08)Este trabajo tiene como objetivo mostrar la vinculación en educación superior de los países del MERCOSUR en los procesos de integración latinoamericana a través de las lenguas como guías simbólicas de la cultura. Tomando ... -
Pienso, luego escribo: el armado de materiales didácticos bajo perspectivas interculturales
(UNILA, 2016-08)Este trabajo tiene como objetivo mostrar la vinculación en educación superior de los países del MERCOSUR en los procesos de integración latinoamericana a través de las lenguas como guías simbólicas de la cultura. Tomando ... -
Pink Persefone
(2022)Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em ...