Navegação por título
Itens para a visualização no momento 3027-3046 of 6836
-
Formação inicial do professor: foco na proposta com gêneros discursivos da esfera midiática
(Unila, 2014-10)Este trabalho se originou das discussões realizadas pelo PIBID de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual de Maringá e tem como objetivo principal discutir resultados parciais do desenvolvimento de oficinas de gêneros ... -
A formação inicial e as contribuições do PIBID
(2014-10)Neste texto, apresentamos algumas reflexões referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto, Pedagogia Anos Iniciais. O objetivo desta comunicação é refletir ... -
A Formação Inicial prepara o Professor de Língua Estrangeira para a Oralidade em Sala de Aula? Um Estudo de Caso com Acadêmicos de LEPLE-UNILA
(2022)Essa pesquisa tem por objetivo compreender como as/os estudantes de Letras- Português e Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) dão sentido à prática e aprendizagem ... -
Formação intercultural docente: o espaço fronteiriço como cenário
(2013-11-07)Estudos sobre a comunicação intercultural e sobre ensinoaprendizagem de línguas apontam que o domínio das estruturas gramaticais não garante uma comunicação satisfatória, já que comunicarse significa muito mais que ... -
Formação na fronteira: uso significativo das TIC
(Proex/Unila, 2017)O projeto que aborda a formação na fronteira surgiu para atender uma demanda local, tendo sua primeira edição no ano de 2014, unindo as comunidades de Sant'Ana do Livramento/Br e Rivera/Uy, em prol do fortalecimento da ... -
Formação para professores de arte: cinema na escola
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O presente projeto pretende fornecer a instrumentalização de professores da rede pública de ensino reunidos em 23 municípios da região Oeste do Paraná, pelos Núcleos Regionais de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand ... -
Formação permanente de educadores(as) e a apropriação pedagógica das TICs: relatos de uma experiência extensionista
(Proex/Unila, 2017)O artigo apresenta e discute os resultados alcançados na Ação de Extensão “Oficinas de TICs e Planejamento Pedagógico”, vinculada ao Programa “Formação permanente de educador@s: saberes e práticas necessárias à docência ... -
Formação política e cidadania na interface entre TAES, UNILA e Comunidade.
(Proex/Unila, 2018-11-30)Dadas as demandas da greve de 2017 e os efeitos sentidos na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), provocados pelo conturbado cenário político do Brasil entre 2017 e 2018, é que o grupo de extensionistas ... -
Formação Política e Juventude: Cinedebate a partir do documentário "A rebelião dos pinguins"
(Proex/UNILA, 2018-11-30)Trata-se de um relato de experiência da ação vinculada ao grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Estado, Sociedade, Trabalho e Educação (GPESTE). O evento buscou ser um espaço de debate e formação política para estudantes ... -
A formação teórica como preparação para a extensão em Direitos Humanos
(Proex/Unila, 2017)A formação como etapa que antecede as ações extensionistas justifica-se na necessidade de entendimento das situações concretas com as quais o extensionista se depara. No caso do projeto em tela, Lutas: Assessoria Jurídica ... -
Formações discursivas cientificistas e não cientificistas na licenciatura em Letras Espanhol
(2016-08)Nosso objetivo principal é demonstrar de que maneira se produzem movimentos de separação, e/ou diálogo, entre as formações em língua e em literatura oferecidas aos graduandos do curso de licenciatura em Letras Espanhol ... -
Formar cidadãos: crença ou realidade
(Unila, 2014-10)Ser professor de Língua Portuguesa exige a arte do bem falar e do bem escrever. Seu trabalho no universo escolar agrega objetivos como: formar cidadão, elevar a auto-estima do aluno, desenvolver a leitura e a escrita de ... -
Formas de participación estético política juvenil: Del joven amenaza al joven esperanza
(Unila, 2016-11)De ninguna manera el joven es lo que es; más bien, es lo que todavía no es. Digamos que solo eligiendo el Joven se da un Ser. El joven no es ya un niño, ni es todavía un adulto, por ello, la juventud es un estado de ... -
As formas do epílogo no teatro de Cervantes
(2016-08)Como se sabe, os dramaturgos espanhóis dos séculos XVI e XVII compunham suas obras tomando como base as “teorias” clássicas no que diz respeito aos recursos poéticos e retóricos. Para isso recorriam a obras como a Poética ... -
Formas Precárias do Morar - Um estudo a partir de uma Sociedade Desigual
(2023)O tema dessa pesquisa envolve formas precárias de se morar, a partir de um estudo sobre sociedades desiguais. Ele encontra-se inserido no eixo de fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, na área de conhecimento “Teoria ... -
As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos
(UNILA, 2016-08)A realização ou não dos clíticos tem sido o objeto de estudo preferencial das pesquisas sobre as inversas assimetrias entre o PB e o espanhol desenvolvidas a partir de González (1994). Nesta apresentação, porém, dedicamonos ... -
Formatura discentes
(SECOM - Secretaria de Comunicação da Unila, 2018-01-15)Formatura discentes 2018 -
Formulação termodinâmica do acoplamento corrosão-fissuração em estruturas de concreto armado
(2019-12-17)O objetivo deste trabalho é propor um modelo matemático para o acoplamento da corrosão, fissuração e plasticidade em análises de estruturas de concreto armado. Para isso, é levado em consideração a corrosão devido a presença ... -
Fortalecimento da Aquicultura regional com foco no desenvolvimento sustentável
(Proex/Unila, 2017)O presente estudo teve por objetivo desenvolver e avaliar a aceitação de bolo de chocolate enriquecidos com proteína de peixe como forma de agregar qualidade nutricional a produtos de consumo cotidiano. Foram realizados ... -
Fos em FOZ: Frances para fins especificos - da escola à universidade
(Proex/UNILA, 2018-11-30)El proyecto de extensión “FOS em Foz: Frances para fines específicos – da escola à universidade” plantea crear y desarrollar el aprendizaje de la lengua francesa a través de dos tipos de acciones. La primera de ellas, crear ...