Navegação por título
Itens para a visualização no momento 2994-3013 of 6829
-
Formação continuada de professores na Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai
(2017-03-24)A presente dissertação Formação Continuada de Professores na Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai, proposta desta pesquisa nasceu de inquietações que despontaram ao longo da experiência de vida, e profissional ... -
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
(2019-12-16)Os anos iniciais da educação que vai do 1º à 4º ano da educação básica, requerem professores com múltiplos conhecimentos,dificilmente estes docentesse especializam em todas as áreas de conhecimento, tendo normalmente em ... -
Formação continuada para professores de Espanhol do município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco
(UNILA, 2016-08)Uma das estratégias da meta 16 do Plano Municipal de Educação é fortalecer a formação dos professores das escolas públicas de educação básica. Por esta razão, com este trabalho pretendemos investigar como as formações ... -
Formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(Proex/Unila, 2017)A presente ação de extensão consiste numa formação continuada para 36 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Bom Retiro do Sul/RS. A intenção é discutir as estratégias de ... -
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
(Proex/Unila, 2018-11-30)Este projeto tem como objetivo geral produzir uma experiência coletiva a partir do encontro entre várias entidades que trabalham a arte mural na América Latina e o Caribe, com o fim de sistematizar e consolidar um material ... -
A formação de leitores do 7o ano do ensino fundamental a partir do uso do conto em sala de aula
(2014-10)A literatura em sala de aula é motivo de questionamento por grande parte dos professores. Como trabalhar a literatura com os alunos? Como garantir a compreensão do texto lido? Como formar alunos leitores? A partir de ... -
Formação de leitores: leitura de poesia no ensino médio a partir do acervo do PNBE
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva apresentar e discutir uma atividade de leitura de poesia realizada em duas turmas de segundo ano do ensino médio a partir de dois poemas, um de Carlos Drummond de Andrade e outro de Ferreira Gullar. ... -
A formação de pequenos leitores: um trabalho extensionista com as habilidades de leitura, escrita e interpretação
(Proex/Unila, 2017)Faremos um relato das atividades desenvolvidas em 2017 no projeto de extensão “Trabalho com as habilidades de leitura, escrita e interpretação”. Temos proposto oficinas semanais aos alunos da Escola Municipal de Ensino ... -
Formação de Pesquisadores Falantes de Línguas Minoritárias: valorização da linguagem, cultura e culinária Xokleng/Kaklãnõ
(2014-11)O povo Xokleng/Laklãnõ habita a Terra Indígena Laklãnõ, localizada no Estado de Santa Catarina. São falantes da língua Xokleng, da família linguística Jê Meridional, do tronco Macro-Jê. O presente artigo trata de aspectos ... -
Formação de professores - organização de espaço e práticas laboratoriais
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O projeto tem como objetivo fomentar o uso de laboratórios por todas as disciplinas afins, fazendo desse espaço um ambiente de prática pedagógica experimental. Tornando o laboratório um lugar funcional, organizado e seguro ... -
Formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira e o cumprimento da Lei 11/161: uma relação em busca de efetivação
(2016-08)Este trabalho objetiva enfatizar a importância da formação de professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE), nos cursos de Licenciatura em Letras/Espanhol, para que a Lei 11.161/05 se cumpra efetivamente. No ... -
Formação de Professores de Geografia no Ensino a Distância no Brasil: Investigação sobre Oferta, Demanda e Desafios
(2019-12-09)Este trabalho tem como objetivo identificar, investigar e localizar a oferta, a demanda e as condições que configuram a formação de professores de Geografia no Brasil, com especial atenção àqueles graduados na modalidade ... -
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
(UNILA, 2016-08)Após a edição da Resolução CNE/CP no 2, de 01/07/2015, com diretrizes para uma nova reforma das licenciaturas, pouco mais de dez anos após a reforma publicada em 2002, todos os que atuamos com a formação de professores ... -
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
(2018-08)O estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente ... -
Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.
(2016)A pesquisa buscou compreender Como precisa ser, no entendimento de professores indígenas e quilombolas, a formação oferecida para eles, mediante oficinas que permitiram o desenvolvimento de um processo de pesquisa e formação ... -
Formação de professores no Pibid: a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão
(Unila, 2014-10)Este trabalho é resultado da integração entre teoria, prática e pesquisas desenvolvida na escola Municipal Centro de Educação Integral Augusto César Sandino como objetivo de relatar as experiências e atividades desenvolvidas ... -
Formação de professores no Pibid: a utilização da charge no ensino
(Unila, 2014-10)Este trabalho é fruto das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Geografia, da Universidade Estadual de Londrina/UEL. O objetivo frente ao projeto, ... -
A formação do campo na região da tríplice fronteira: aspectos sociais políticos.
(2015)Este trabalho tem como objetivo analisar aspectos históricos e sociais na formação do campesinato no Paraguai, Brasil e Argentina. O que aqui se pretende é discorrer sobre algumas características gerais da construção do ... -
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
(2022)A presente pesquisa visa promover reflexões sobre a globalização e suas implicações na padronização curricular a partir do século XX e início do século XXI. Tendo como recorte temporal o período iminente à Segunda Guerra ... -
A formação do docente no século XXI e o Pibid: impactos no ensino e aprendizagem
(2014-10)Com embasamentos de autores que descrevem sobre a formação da docência mais significativa e real, este artigo expõe falhas que passam despercebidas pelas universidades e os impactos que contribuem para essa má formação ...