Navegação por título
Itens para a visualização no momento 2384-2403 of 6791
-
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
(Even3, 2018-01-15)Neste trabalho discutimos questões que envolvem o uso de novas linguagens em sala de aula, especialmente na Educação Básica. Na perspectiva da Educação Histórica, procuramos perceber a que fim as diferentes linguagens, ... -
O ensino de história e o método dialógico
(Unila, 2014-10)Este texto discute uma perspectiva de ensino em História pautado na investigação e problematização de questões colocadas pelo presente, que é a realidade socialmente vivida e que traz significado e sentido para o aluno, ... -
Ensino de história e suas abordagens na sala de aula: a escrita na Mesopotamia
(Unila, 2014-10)A presente comunicação pretende mostrar o trabalho realizado pelos alunos do PIBID no curso de graduação em História da UENP, com os alunos dos o 6o ano das turmas “D” e “E”, no Colégio Estadual Luís Setti, na cidade de ... -
Ensino de História Indígena em livros didáticos: uma análise de conetúdos
(2018-12-05)O estudo da questão do indígena foi negligenciado na história do Brasil. Os indígenas eram vistos como do passado e que sua sobrevivência, quando admitida, era apenas física, já que esses povos deveriam ser integrados a ... -
O ensino de história na educação infantil: o trabalho com arquivos familiares com crianças de três a quadro anos na perspectiva da educação histórica
(Even3, 2018-01-15)Neste estudo, objetivamos discorrer acerca da importância do uso de arquivos familiares no contexto da Educação Infantil no ensino de história. E para isso, refletimos sobre as contribuições da educação história na ... -
O ensino de história regional a partir de visita técnica ao centro histórico da cidade
(Unila, 2014-10)O presente trabalho é resultado do projeto PIBID, subprojeto de história. O projeto surgiu a partir da problemática de como ensinar história regional dentro de um contexto educacional eurocêntrico e generalista. Levando ... -
Ensino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memórias
(Even3, 2018-01-15)Jörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade. O primeiro desafio são as incertezas e indefinições ... -
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
(2023)A presente pesquisa buscou apresentar e defender a importância da aprendizagem histórica, do ensino de história, para a vida e, principalmente, para o atual cenário educacional brasileiro, desvendando seu caráter de ... -
Ensino de inglês e as Redes Sociais
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como objetivo fazer uma ligação entre as redes sociais e o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso o Inglês. Levando em conta que a maioria dos alunos possui acesso diário às redes ... -
O ensino de língua espanhola no Instituto Federal do Paraná através da perspectiva interdisciplinar: diálogos possíveis
(UNILA, 2016-08)Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados preliminares de uma pesquisa que está sendo realizada no Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais (IFPR). A referida instituição apresenta como base de seu ... -
Ensino de língua portuguesa na contemporaneidade: o que indicam os teóricos para o ensino dos gêneros textuais
(Unila, 2014-10)A partir das discussões realizadas no grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), projeto de Português/Espanhol, este estudo investigativo possui como foco a análise de teorias sobre o ensino ... -
O ensino de língua portuguesa: relato de experiência do Pibid num Colégio de Ensino Integral
(Unila, 2014-10)O ensino de língua portuguesa nas escolas se faz de forma diferente, dependendo das condições de cada ambiente e do próprio nível cultural de conhecimentos dos alunos. O subprojeto Português – 2 da Universidade Federal ... -
Ensino de Línguas de Fronteira através de Práticas Interdisciplinares
(Proex/UNILA, 2018-11-30)Por meio deste trabalho apresentamos parte das atividades desenvolvidas pelo Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração ... -
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
(2016-08)Esta comunicação tem o objetivo de apresentar os encaminhamentos de uma pesquisa em desenvolvimento que participa das discussões da vertente teórica que integra questões da linguagem com as investigações sobre o trabalho ... -
O ensino de línguas na fronteira – o diálogo entre pesquisa e ensino e as contribuições para a formação do professor de espanhol como língua estrangeira
(UNILA, 2016-08)Apresentase um trabalho de pesquisa e ensino realizado entre docentes e acadêmicos do Curso de Letras Português e Espanhol, considerando a posição geográfica do município de Foz do Iguaçu, fronteiriça com o Paraguai e ... -
O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978
(Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro), 2016)As escolas técnicas foram criadas com o objetivo de formar e qualificar trabalhadores para atuarem no campo industrial e comercial. Esse vínculo da escola com a indústria desenvolveu um tipo de ensino próprio para o ... -
O ensino de operações de linguagem para internalização do gênero redação do ENEM
(Unila, 2014-10)Este artigo relata nossa experiência, como bolsistas do subprojeto Letras/Português – PIBID/UENP, no planejamento e elaboração de uma sequência didática para ensino do gênero textual redação do ENEM destinada aos alunos ... -
Ensino de paisagismo no Brasil: gênero e filiação universitária nos quadros docentes e na produção científica em periódicos e anais de encontros de ensino de arquitetura e urbanismo (1994-2016)
(2017-10-04)Las desigualdades manifestadas en términos de clase social, género y raza, no sólo son raras en los grandes currículos de los cursos, como el mercado, la docencia y la investigación en Arquitectura, Urbanismo y Paisajismo ... -
Ensino de português aos imigrantes haitianos em Presidente Getúlio: breve relato de experiência
(Proex/Unila, 2017)Esta comunicação objetiva apresentar as experiências docentes e de assistência ao ensino do curso de extensão “Português para estrangeiros” ofertado pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Ibirama. A atividade de ... -
Ensino de pronúncia do Espanhol como Língua Estrangeira: reflexões e propostas didáticas
(2019-05-29)Este trabalho teve como objeto de estudo o ensino de pronúncia do espanhol como língua estrangeira (ELE). A discussão parte da observação de que o ensino de pronúncia nem sempre foi considerado relevante no ensino de ...