Navegação por título
Itens para a visualização no momento 2361-2380 of 6791
-
Ensino de biologia vegetal a partir da construção de um terrário
(Unila, 2014-10)Em diversas literaturas, os terrários são apontados como modelos de ecossistema. E o presente trabalho relata uma experiência que tem sido vivida com alunos do segundo ano do Ensino Médio. As aulas acerca do ensino de ... -
Ensino de Ciências e Matemática elementos didáticos para teoria e experimentação
(EdUnila, 2018-08)O livro Ensino de Ciências e Matemática — elementos didáticos para teoria e experimentação visa ser um referencial para professores e estudantes destas duas áreas do conhecimento pautado na ideia da busca de novas práticas ... -
Ensino de Ciências e Matemática: elementos didáticos para teoria e experimentação
(EDUNILA, 2018)O livro Ensino de Ciências e Matemática — elementos didáticos para teoria e experimentação visa ser um referencial para professores e estudantes destas duas áreas do conhecimento pautado na ideia da busca de novas práticas ... -
O ensino de Ciências Naturais a partir de Experiências Práticas: educando para inovação e o empreendedorismo
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Atualmente muito tem se discutido sobre o ensino de Ciências Naturais e sua prática nas salas de aulas. Busca-se atividades de experimentação que inovam a ação didático pedagógico e reestruturem as práticas curriculares ... -
Ensino de conhecimentos de Gestão no curso técnico de alimentos por meio de atividades de extensão
(Proex/Unila, 2017)O desafio da curricularização da extensão universitária gera desafios na forma de ensino realizada nas universidades. O objetivo deste artigo é relatar o desenvolvimento de uma prática de extensão como forma de promover ... -
Ensino de Eletroquímica: Uso de Eletrolisador Caseiro
(2023)A eletroquímica é um conteúdo de química complexo e desafiador tanto para os professores quanto para os alunos. Dessa forma, fazem-se necessárias selecionar e aplicar estratégias didáticas que colaborem com a resolução ... -
Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
(Unila, 2016-08)No atual contexto de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) tem tido um significativo crescimento, tanto pelas políticas públicas nacionais de globalização nos países ... -
O ensino de filosofia e a aprendizado com mobilidade
(Unila, 2014-10)O presente artigo aborda a Construção da Plataforma Traduzindo 3 , um trabalho coletivo do PIBID-FILOSOFIA/UFPR, integrado por professores do Departamento de Filosofia da UFPR, , acadêmicos e professores supervisores ... -
Ensino de Filosofia na Infância: Relevância, Problemas e Desafios
(2021)O objetivo do presente artigo é compreender e demonstrar a importância do ensino de filosofia para as crianças nos sistemas escolares, seus sentidos, significados e as contribuições para o sua formação integral, isto é, o ... -
O ensino de filosofia: do cotidiano à criação conceitual
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como intuito a disseminação de um dos projetos que está sendo planejado e executado no PIBID de Filosofia do Colégio Estadual Professores Adélia Dionísio Barbosa aos outros grupos do PIBID do Paraná. ... -
Ensino de Física com Ênfase em Movimento dos Corpos em Rotação: Experimentos Didático
(2022)O presente trabalho objetivou elaborar sugestões para a utilização de experimentos práticos em sala de aula para professores do ensino médio utilizando materiais de fácil acesso como método alternativo de ensino e aprendizagem ... -
O Ensino de Física na Educação Inclusiva: um estudo sobre as metodologias e estratégias utilizadas pelos professores da disciplina frente à presença de alunos surdos em sala de aula
(UNILA, 2017-09)Este trabalho teve por objetivo analisar quais metodologias e estratégias de ensino, os professores da disciplina de Física utilizam em sala de aula frente a presença de alunos surdos inclusos no Ensino Médio, na rede ... -
Ensino de forma dinamica da classificação taxonômica dos seres vivos
(Unila, 2014-10)A atividade proposta teve por objetivo proporcionar aos alunos do 7o ano do ensino fundamental, a compreensão da classificação taxonômica de forma dinâmica e interativa. Para isso foi realizado um embasamento teórico, ... -
Ensino de geografia através da utilização de experimentos: trabalhando o tema de erosão no ensino fundamental II
(Unila, 2014-10)Tendo como objetivo ampliar o debate e a pesquisa sobre Geografia Física no Ensino Fundamental II, utilizando diferentes recursos didáticos que mediam o processo de ensino- aprendizagem em diversos níveis. Aplicando ... -
O ensino de geografia na educação básica – os métodos de ensino utilizados para o ensino-aprendizagem do aluno
(Unila, 2014-10)O presente trabalho desenvolvido juntamente com o Subprojeto PIBID, visa abordar quais são os métodos que o professor deverá utilizar em sala de aula, com o objetivo de formar um sujeito social capaz de construir seus ... -
O ensino de geografia na modernidade: estudo acerca das diferentes concepções teóricas e metodológicas
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como objetivo explanar brevemente sobre as mais difundidas concepções teóricas e metodológicas da Geografia: a Geografia Positivista, a Geografia Crítica e a Geografia Histórica; estas foram escolhidas ... -
Ensino de Geometria com o apoio de softwares
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O projeto de extensão denominado “Ensino de Geometria com o Apoio de Softwares” tem como objetivo materializar e ministrar um curso presencial introdutório à utilização de recursos tecnológicos como um suporte para o ensino ... -
Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
(2018-12-13)O objetivo deste estudo preliminar é ter uma amostra de como a obrigatoriedade curricular do ensino de história afro-brasileira, segundo a lei 10.639/03, foi recebida no curso de graduação em história, grau licenciatura e ... -
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
(Even3, 2018-01-15)Tendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em um pré-projeto sobre ... -
O ensino de história durante regimes: civil-militar e democrático
(Unila, 2014-10)Essa aula oficina se propõe a fazer uma análise acerca do ensino durante o período da ditadura civil-militar no Brasil em comparação com o ensino vigente no atual período democrático. Mais precisamente, temos como foco ...