Navegação por título
Itens para a visualização no momento 2999-3018 of 6791
-
Formação Docente e Estágio Obrigatório: Contribuições da Disciplina para a Formação e a Prática Profissional de Professores de História
(2022)O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História ... -
Formação docente e o Pibid: a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação de professores de história
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva debater a proposta do projeto do Pibid do curso de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Guarapuava/Pr que busca articular o ensino, pesquisa e extensão nas ações realizadas ... -
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
(Unila, 2014-10)Este artigo tem por objetivo fazer um relato da experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; o trabalho realizado com o corpo discente do Ensino Médio do Colégio Estadual ... -
Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018
(2019-12-03)O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise acerca dos componentes curriculares presentes no Projeto Pedagógico do Curso/PPC em vigor até o ano de 2018, nos cursos de formação de professores em Geografia, ... -
Formação docente: a importância do Pibid através do subprojeto de educação física na Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes Em Palmas-PR
(Unila, 2014-10)O presente artigo apresenta como tema a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente, através do subprojeto de Educação Física desenvolvido na Escola Municipal ... -
A formação dos futuros professores de História: PIBID História UEL (2011-2013) e os diálogos com a Educação Histórica
(Even3, 2018-01-15)Este texto apresenta resultados finais de pesquisa realizada no Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina que teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da ... -
A formação em agroecologia na ciranda infantil: a vivência com a “bomba de sementes”
(2014-10)Neste texto, apresentamos estudos e reflexões sobre a intervenção pedagógica nominada “Bomba de sementes” realizada com as crianças participantes da Ciranda Infantil durante a XIII Jornada de Agroecologia. A proposta foi ... -
Formação em Educação Ambiental para professores da Rede Pública de Ensino - SOS Fauna
(Proex/Unila, 2017)O projeto foi desenvolvido pelo Parque das Aves, em parceria com UNIOESTE, Núcleo Regional de Educação e Parque Nacional do Iguaçu(PNI). O SOS FAUNA traz a formação para a ética do cuidado e senso de pertencimento ao PNI ... -
Formação em Língua Brasileira de Sinais - nível master
(SIEPE, 2019)Diante de documentos internacionais como a "Educação para todos" de Joumtien, em 1990 e a Declaração de Salamanca, em 1994, cujo os princípios nortearam o direito de todos a educação e a inclusão das pessoas com ... -
Formação inicial do professor: foco na proposta com gêneros discursivos da esfera midiática
(Unila, 2014-10)Este trabalho se originou das discussões realizadas pelo PIBID de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual de Maringá e tem como objetivo principal discutir resultados parciais do desenvolvimento de oficinas de gêneros ... -
A formação inicial e as contribuições do PIBID
(2014-10)Neste texto, apresentamos algumas reflexões referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto, Pedagogia Anos Iniciais. O objetivo desta comunicação é refletir ... -
A Formação Inicial prepara o Professor de Língua Estrangeira para a Oralidade em Sala de Aula? Um Estudo de Caso com Acadêmicos de LEPLE-UNILA
(2022)Essa pesquisa tem por objetivo compreender como as/os estudantes de Letras- Português e Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) dão sentido à prática e aprendizagem ... -
Formação intercultural docente: o espaço fronteiriço como cenário
(2013-11-07)Estudos sobre a comunicação intercultural e sobre ensinoaprendizagem de línguas apontam que o domínio das estruturas gramaticais não garante uma comunicação satisfatória, já que comunicarse significa muito mais que ... -
Formação na fronteira: uso significativo das TIC
(Proex/Unila, 2017)O projeto que aborda a formação na fronteira surgiu para atender uma demanda local, tendo sua primeira edição no ano de 2014, unindo as comunidades de Sant'Ana do Livramento/Br e Rivera/Uy, em prol do fortalecimento da ... -
Formação para professores de arte: cinema na escola
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O presente projeto pretende fornecer a instrumentalização de professores da rede pública de ensino reunidos em 23 municípios da região Oeste do Paraná, pelos Núcleos Regionais de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand ... -
Formação permanente de educadores(as) e a apropriação pedagógica das TICs: relatos de uma experiência extensionista
(Proex/Unila, 2017)O artigo apresenta e discute os resultados alcançados na Ação de Extensão “Oficinas de TICs e Planejamento Pedagógico”, vinculada ao Programa “Formação permanente de educador@s: saberes e práticas necessárias à docência ... -
Formação política e cidadania na interface entre TAES, UNILA e Comunidade.
(Proex/Unila, 2018-11-30)Dadas as demandas da greve de 2017 e os efeitos sentidos na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), provocados pelo conturbado cenário político do Brasil entre 2017 e 2018, é que o grupo de extensionistas ... -
Formação Política e Juventude: Cinedebate a partir do documentário "A rebelião dos pinguins"
(Proex/UNILA, 2018-11-30)Trata-se de um relato de experiência da ação vinculada ao grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Estado, Sociedade, Trabalho e Educação (GPESTE). O evento buscou ser um espaço de debate e formação política para estudantes ... -
A formação teórica como preparação para a extensão em Direitos Humanos
(Proex/Unila, 2017)A formação como etapa que antecede as ações extensionistas justifica-se na necessidade de entendimento das situações concretas com as quais o extensionista se depara. No caso do projeto em tela, Lutas: Assessoria Jurídica ... -
Formações discursivas cientificistas e não cientificistas na licenciatura em Letras Espanhol
(2016-08)Nosso objetivo principal é demonstrar de que maneira se produzem movimentos de separação, e/ou diálogo, entre as formações em língua e em literatura oferecidas aos graduandos do curso de licenciatura em Letras Espanhol ...