Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Thales Ramos da"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desafios do projeto Tandem UNILA: pedalando juntos em espanhol e português
    (2015-11) Silva, Thales Ramos da
    Essa pesquisa almeja relatar e discutir a institucionalização do projeto Tandem UNILA: pedalando juntos em espanhol e português na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Com o auxílio das novas tecnologias, o tandem tem se expandido pelas Universidades brasileiras, sobretudo dentro dos cursos de línguas, como uma nova ferramenta de ensino- aprendizagem de idiomas (TELLES, 2009; RUANO, 2012; ARANHA & CAVALARI, 2014). O projeto acima mencionado, contudo, desenvolve sessões de tandem presencial (face a face), executável por causa do caráter bilíngue e multicultural da UNILA e das cidades da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai (RAMMÉ, 2014). Assim, nosso objetivo específico é investigar o processo de integração, com suas possibilidades e dificuldades, de atividades desse projeto de extensão nas disciplinas de Português e Espanhol como línguas adicionais do Ciclo Comum de Estudos da instituição. O método utilizado para a pesquisa é o estudo de caso, a partir da discussão obtida através da análise de questionários e entrevistas com os professores e instâncias universitárias envolvidas. Tendo em vista que alguns professores da UNILA já utilizam o tandem como ferramenta pedagógica durante as aulas, apesar do projeto ainda não ser institucionalizado, já observamos que essa prática tem causado efeitos positivos no rendimento linguístico e intercultural dos discentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O “apartheid” à brasileira: diferenças de rendimentos no Brasil em meio à pandemia de COVID-19
    (2025-11-14) Silva, Thales Ramos da
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar a desigualdade de rendimentos no Brasil no ano de 2020, a partir de um enfoque racial. Sendo assim, utilizar-se-á o termo "apartheid" de forma metafórica para destacar a persistente segregação socioeconômica no país. Nesse sentido, as populações pretas e pardas continuam a enfrentar discriminação estrutural, o que resulta em rendimentos significativamente inferiores em comparação à população branca. Ademais, no Brasil, a população preta e parda sofreu desproporcionalmente com a perda de emprego e redução de renda, durante o período da Covid-19, considerando a ausência de políticas públicas eficazes capazes de atenuar os efeitos da crise sanitária para este grupo. Desta forma, esta pesquisa analisará as diferenças dos rendimentos e condições de vida entre as pessoas economicamente ativas, que se autodeclararam pretas, pardas e brancas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios COVID19 (PNAD COVID19 – IBGE), os dados serão analisados para identificar tendências e padrões que ilustram as diferenças nos impactos econômicos da pandemia entre os grupos raciais mencionados, de maio a novembro de 2020. Sendo assim, o foco será compreender como a pandemia afetou essas populações, com base na categorização por cor de pele e nos dados socioeconômicos fornecidos pela PNAD COVID 19. Nesse sentido a escolha de utilizar as categorias raciais separadamente, ou seja, pretos, pardos e brancos, na análise das diferenças de rendimentos e condições de vida em meio à pandemia de Covid-19, justificam-se por diversas razões. Primeiramente, agrupar pretos e pardos sob uma única categoria, como "negros", pode mascarar importantes nuances e variações dentro dessas populações e a categorização separada permite uma análise mais precisa das disparidades raciais, capturando as diferenças específicas que existem entre esses grupos e como cada um foi impactado pela crise sanitária. Além disso, essa abordagem evita a generalizações e promove uma compreensão mais detalhada das dinâmicas de discriminação e desigualdade. Por exemplo, as diferenças de renda entre pardos e podem pretos revelar padrões distintos de mobilidade social e acesso às oportunidades, que seriam perdidos se os grupos fossem analisados em conjunto. Portanto, ao analisar essas categorias separadamente contribui-se para um debate mais fundamentado sobre as políticas públicas necessárias para enfrentar as desigualdades raciais de forma eficaz. Desse modo, supõe-se que a pandemia revelou e amplificou as disparidades raciais, reforçando a necessidade de medidas específicas para combater a desigualdade racial no país. Resumen Esta investigación tiene como objetivo analizar la desigualdad de ingresos en Brasil en 2020 desde un enfoque racial, utilizando el término “apartheid” de manera metafórica para evidenciar la persistente segregación socioeconómica en el país. En este sentido, se observa que las poblaciones negras y pardas continúan enfrentando discriminación estructural, lo que se traduce en ingresos inferiores en comparación con la población blanca. Durante la pandemia de Covid-19, estos grupos fueron afectados de manera desproporcionada por la pérdida de empleo y la reducción de ingresos, en un contexto marcado por la ausencia de políticas públicas eficaces capaces de mitigar los efectos de la crisis sanitaria. Por lo tanto, este estudio analizará las diferencias de ingresos y condiciones de vida de las personas económicamente activas que se autodeclararon negras, pardas o blancas en la Encuesta Nacional por Muestra de Hogares Covid-19 (PNAD Covid-19 – IBGE), entre mayo y noviembre de 2020, con el propósito de comprender cómo la pandemia impactó a estos grupos a partir de la categorización por color de piel y de los datos socioeconómicos disponibles. La metodología adopta un enfoque cuantitativo basado en el uso de los microdatos de la PNAD Covid-19, aplicando estadísticas descriptivas y el índice de Theil, cuya descomposición permite distinguir entre las disparidades explicadas por las diferencias entre grupos raciales y aquellas observadas dentro de cada grupo. Asimismo, el análisis separado de negros, pardos y blancos evita generalizaciones y favorece una comprensión más detallada de las dinámicas de discriminación y desigualdad, ya que las diferencias de ingresos entre estos grupos pueden revelar patrones distintos de movilidad social y acceso a oportunidades, que quedarían ocultos si fueran analizados en conjunto. Así, la investigación parte de la hipótesis de que la pandemia no solo reveló, sino que también amplió las disparidades raciales, reforzando la necesidad de medidas específicas para combatir la desigualdad racial en el país y contribuyendo, por tanto, a fundamentar políticas públicas más eficaces en el contexto pospandemia.
  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 - Polo Universitário
  • CEP: 85870-650 | Foz do Iguaçu - Paraná

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão