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Contribuições das ferramentas digitais para monitoria acadêmica no curso de medicina em tempos de pandemia de COVID-19: relato de experiência.
(2024) Libório, Natã Hiroshi Yatsugafu
A pandemia do COVID-19 ampliou a necessidade do uso de ferramentas digitais nas atividades de ensino, com o intuito de dar seguimento às atividades acadêmicas e oportunizar a interação entre docentes e discentes. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria acadêmica do módulo do Programa de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II (PIESC 2), do curso de Medicina, mediada por ferramentas digitais. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa e do tipo relato de experiência. Os encontros, remotos e síncronos para oferta da monitoria, eram realizados semanalmente. "Google Forms", "Canva". "Mentimeter" e "Classroom" foram utilizados como recursos interativos fundamentais para planejamento e aplicação das atividades. Resultados: Na perspectiva dos discentes-monitores, houve necessidade em adaptar-se à nova realidade imposta, sendo necessário a adequação das atividades para a modalidade remota. Por meio das ferramentas digitais, foi possível ministrar revisões, realizar questionários e tirar dúvidas de forma síncrona e eficiente. Os desafios decorrentes do período, possibilitaram o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais. Sob o ponto de vista dos discentes a proposta foi cumprida com êxito, visto que possibilitou a consolidação do conhecimento teórico-prático proposto pelo módulo. Conclusão: A utilização de ferramentas digitais mostrou contribuições significativas, dado o cenário pandêmico, configurou-se como uma forma de enfrentamento e adaptação à nova realidade imposta, estreitando laços e agregando conhecimentos a todos os que contribuíram para o funcionamento ético e comprometido do programa e, ainda, consolida sua relevância no contexto da educação superior.
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Produção familiar de leite e a expansão do cultivo da soja em Rondônia: uma análise a partir do município de Machadinho do Oeste.
(2024) Ebeling, Paulo Henrique Britto
O cultivo de soja na região amazônica tem se expandido cada vez mais e, com isso, altera os modelos de ocupação e uso do espaço, transformando a economia regional a partir de um modo de produção altamente capitalizado, distanciando-se das formas de produção tradicionais da região. O município de Machadinho do Oeste (Rondônia) é um exemplo desse processo, em que a superfície cultivada com soja saltou de 4.941 para 17.049 hectares entre 2017 e 2022, expandindo-se principalmente sobre áreas da agricultura familiar leiteira. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os motivos que impulsionaram os produtores de leite a arrendaram ou venderam suas propriedades para o plantio da soja nas linhas rurais MA 23 e MA 25 no município de Machadinho do Oeste (Rondônia) entre 2017 e 2023. Para a realização deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica em artigos científicos no tema do TCC e a análise de dados primários e secundários, como a Pesquisa Agrícola Municipal, Censos Agropecuários e Mapbiomas, com o foco no período de 2017 a 2023. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo em janeiro de 2024 com a condução de entrevista através de um roteiro semiestruturado, na qual, foram entrevistados no total 11 pessoas, sendo quatro que arrendaram e três venderam suas propriedades para o cultivo da soja no local em estudo. Além disso, também foram entrevistados três produtores rurais que não arrendaram e nem venderam para o cultivo da soja e o arrendatário/comprador das áreas. Os resultados obtidos apontam que os principais motivos que levaram os produtores rurais a arrendarem suas propriedades estão conectados com a renda obtida, que é segura e sem risco, com a valorização das propriedades após mecanização, com o maior retorno financeiros em comparação com a atividade do leite e com isolamento no campo, pois muitas famílias optaram por vender ou arrendar e as localidades foram perdendo seus moradores. Já aqueles que venderam suas terras apresentaram como argumentos centrais o fato de que, com a expansão da soja e a valorização das terras, eles puderam comprar uma superfície maior em localidades de expansão da fronteira agropecuária. Além disso, também apareceu nas entrevistas que o uso de agrotóxicos na lavoura afeta a saúde das famílias e compromete a sua permanência na zona em estudo. Entretanto, teve aqueles que optaram por não arrendar e nem vender suas propriedades para o cultivo, sendo que eles relataram questões como, experiências passadas negativas com a venda da propriedade, a não necessidade de venda e arrendo e o fato de que a propriedade rural é o seu local de moradia e de onde tiram o sustento familiar. Entretanto, eles não descartam a venda e/ou arrendo destas áreas no futuro. Ao questionar as razões pelas quais os produtores rurais familiares de leite estão vendendo ou arrendando suas áreas, fica clara a complexidade desse processo, que envolve questões econômicas, sociais, demográficas e de saúde. E o pano de fundo desse movimento é um avanço rápido e intenso da soja, que vai afetando toda a dinâmica das localidades e tornando essa dinâmica hegemônica e totalizante, mostrando o desafio que é a manutenção da agricultura familiar em áreas de expansão do agronegócio na Amazônia.
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Atributos da atenção primária à saúde: a teoria e a prática em uma unidade de saúde da família na perspectiva de acadêmicos de medicina.
(2024) Batista, Claudio Lucas Farias
A Atenção Primária à Saúde (APS), definida a partir da Declaração de AlmaAta, e, identificada mundialmente como uma estratégia de organização dos serviços de saúde, caracteriza-se como o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde. Este trabalho constitui um relato de experiência desenvolvido a partir de uma atividade teórico-prática, que se propôs a analisar os atributos e os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde no contexto de uma Unidade de Saúde da Família (USF), no município de Foz do Iguaçu-PR, com o objetivo de relacionar a teoria com a prática, por meio de questionários, elaborados com base na literatura e, aplicado aos profissionais e usuários do sistema de saúde. Ademais, contou com a observação da rotina do processo de trabalho na unidade. A vivência oportunizou a identificação dos desafios e fragilidades referentes aos atributos da APS e dos elementos constituintes do processo de trabalho em saúde. Por fim, conclui-se que, no cotidiano dos serviços, a APS enfrenta muitas dificuldades em se estabelecer como previsto na literatura e, por isso, faz-se premente a participação social para sua efetivação e consagração como primeiro nível de contato com o sistema de saúde.
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Monitoria virtual do Programa de Integração Escola Serviço Comunidade I no contexto da pandemia da Covid 19: relato de experiência.
(2024) Oliveira, Murilo Elias
A pandemia da COVID-19 trouxe expressivas mudanças no cenário social, econômico, de saúde e também educacional. No âmbito escolar, visando dar continuidade ao ensino e conter a propagação do vírus, as atividades foram ofertadas de maneira remota síncrona e/ou assíncrona, representando novos desafios a docentes e discentes. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência da monitoria remota síncrona e assíncrona da disciplina do Programa de Integração Ensino Serviço Comunidade I do Curso de Medicina de uma Universidade Federal na região oeste do Paraná. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que versa sobre as atividades realizadas pelos discentes monitores, entre dezembro de 2021 e abril de 2022, através de ferramentas de interação social virtual. A priori, foi possível identificar os desafios enfrentados pelos próprios monitores, a saber: adaptação as ferramentas digitais, desenvolvimento de estratégias de ensino a serem utilizadas de modo remoto síncrono e elaboração de atividades problematizadoras na interface teórico-prática. Com o decorrer dos encontros, foi possível constatar aprimoramento de habilidades interpessoais, de comunicação e solução de problemas, ao lado, da construção de um espaço virtual de discussão coletiva do saber. Mesmo de modo incipiente, o uso de ferramentas tecnológicas foi adaptado à realidade vivida e se mostrou capaz de promover um aprendizado eficaz, validando as estratégias utilizadas. Ademais, cada encontro visava fomentar a construção de um saber científico capaz de subsidiar as futuras atividades práticas no contexto da Saúde Pública.