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Internato no consultório na rua.
(2024) Shiroma, Fábio Nagai
A população em situação de rua é um grupo que, apesar de heterogêneo, sofre pela exclusão social com implicações em sua saúde, uma vez que a vulnerabilidade social age como determinante de saúde. Uma forma para reverter as iniquidades existentes no direito dessa população foi a criação dos Consultórios na Rua, como equipe da atenção primária à saúde direcionada especificamente para este grupo. O presente relato de experiência visa demonstrar que o consultório na rua pode ser um campo de estágio para aprendizado em atenção primária à saúde com excelência na formação de discentes de medicina, assim como discutir nuances e vivências do atendimento a essa população.
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Entre escapismos e reducionismos: branquitude e o debate étnico-racial nos currículos das licenciaturas na UNILA.
(2024) Garcia, Maria Beatriz Barmaimon
A presente pesquisa reflete sobre a relação entre a estrutura de poder da branquitude e a implementação de políticas públicas relativas à Educação para as Relações Étnico-Raciais - ERER, a fim de compreender como esta última é abordada nos currículos de cursos de licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA, da área de Humanidades. Tal estudo parte de conceitos essenciais como o de Contrato Racial, colocado por Charles Mills como o acordo que organiza a sociedade em torno da raça e o de Dispositivo de Racialidade, descrito por Sueli Carneiro como a forma pela qual se estabelecem as relações, que se tornam, dentro do contrato, todas relações raciais. Soma-se a estes dois, o conceito de Epistemologia da Ignorância, a fim de explicar o processo de construção de conhecimento legitimado e de interpretação do mundo, dentro do Contrato Racial. A partir disto, avaliaram-se documentos oficiais do âmbito da educação, como leis, pareceres e resoluções, refletindo-se, a partir de sua redação, sobre a maneira como relatam e se posicionam em relação à obrigatoriedade da ERER. Tal avaliação foi então contrastada com a experiência de alguns licenciados, a partir de entrevistas, abarcando a realidade das práticas educacionais. Por último considerou-se o aspecto subjetivo do currículo, como consequência tanto dos conteúdos como das práticas pedagógicas que giram em torno da ERER, considerando sua importância para a reflexão educacional e do âmbito dos estudos raciais, com ênfase nos estudos críticos da branquitude.
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Cartilha/manual para viviendas adaptadas a deslizamientos en las periferias de la paz/Bolivia.
(2024) Chura Alvarez, Luis Carlos
Este trabajo se centra en el análisis del riesgo asociado a los deslizamientos de suelo y su impacto significativo en la ciudad de La Paz. El principal propósito radica en la búsqueda de soluciones efectivas para abordar este desafío que compromete la seguridad y el bienestar de los habitantes de esta zona de alto riesgo. Con este fin, se plantea la elaboración de un manual de construcción que se ajuste a las normativas bolivianas pertinentes y a los principios establecidos en la Guía Boliviana de Diseño Sísmico. El desarrollo de esta investigación comienza con una detallada caracterización de las edificaciones existentes en el área afectada, seguido de un minucioso análisis de las políticas y medidas implementadas tras desastres ocasionados por deslizamientos de suelo. Posteriormente, se llevará a cabo un estudio exhaustivo del área seleccionada, profundizando en los conceptos fundamentales necesarios para comprender la naturaleza del riesgo y las posibles soluciones. Estos aspectos servirán de base para la creación del manual de construcción, el cual estará diseñado con un enfoque claro y comprensible, dirigido tanto a profesionales de la construcción como a propietarios y usuarios de viviendas en la región afectada. El objetivo último de esta investigación es proporcionar una herramienta práctica y accesible que contribuya de manera significativa a mejorar la seguridad y la resiliencia de las comunidades afectadas por este problema.
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Metodologia multicritério como ferramenta de diagnóstico e avaliação de mobilidade turística para a região de Foz do Iguaçu/PR.
(2024) Santos, Diego dos
Este estudo investiga a aplicação da metodologia multicritério como ferramenta de diagnóstico e avaliação de mobilidade turística na região de Foz do Iguaçu, PR, desenvolvida a partir da metodologia MIVES, um modelo integrado de valor para avaliações sustentáveis. A mobilidade urbana desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável das cidades, impactando diretamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos visitantes. Para abordar essa questão complexa, criou-se uma árvore de indicadores que abordou aspectos de infraestrutura turística, mobilidade e acessibilidade nos dez pontos turísticos escolhidos da região. A pesquisa envolveu a coleta de dados por meio de questionários e observações de campo, seguida de uma análise quantitativa e qualitativa e calibração dos dados. Os resultados revelaram diferenças significativas na qualidade da infraestrutura turística entre os destinos estudados, com algumas áreas demonstrando necessidade de aprimoramentos. Itaipu Binacional e Ecomuseu Itaipu se destacaram em componentes urbanos, estacionamento e conforto para pedestres, enquanto o Templo Budista e o Kattamaran II apresentaram pontuações mais baixas em diversos critérios, como sinalização e circulação de veículos leves. A pesquisa conclui que a aplicação da metodologia multicritério oferece uma abordagem abrangente para avaliar a mobilidade turística, subsidiando a tomada de decisão para melhorias na região, visando o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos em Foz do Iguaçu.
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Interações medicamentosas em unidades de emergência médica, um relato de caso.
(2024) Hermes, Daniele
As interações medicamentosas podem definir o sucesso ou não de um tratamento, ademais, é importante considerar particularidades sobre os pacientes, como no caso, em que a enferma é puérpera, que também podem refletir no desfecho dos tratamentos. Assim, uma mulher de 16 anos de idade foi admitida em uma unidade de emergência de Foz do Iguaçu e de acordo com sua mãe, a paciente havia sido acometida por duas crises convulsivas seguidas de cefaleia. Durante o tratamento, ela recebeu 2ml de dipirona sódica 500mg/ml via endovenosa, além de 2 ml de metoclopramida 5mg/ml para o controle dos sintomas. Após 12 horas de observação foi liberada, porém as crises convulsivas retornaram no dia seguinte. A nova prescrição incluiu uma dose de Diazepan 10mg mais Fenobarbital 100mg, bem como uma tomografia craniana que não demonstrou alterações. Durante a entrevista com a familiar, verificou-se que havia diagnóstico de epilepsia desde os 12 anos em tratamento com Lamotrigina 25mg e Carbamazepina 200mg duas vezes ao dia, ademais, a paciente era puérpera de 22 dias. Nesse sentido, o objetivo desse relato de caso foi discutir sobre o potencial risco para a paciente da polifarmácia, especialmente no sentido da interação medicamentosa, além da duplicação ou contraindicação medicamentosa no cuidado da emergência. O desfecho do caso mostrou que é fundamental refletir sobre a farmacocinética dos anticonvulsivantes, especialmente durante o puerpério, para que o sucesso do tratamento seja atingido.