A relação entre as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina e a formação médica para o sistema único de saúde: uma revisão
Resumo
Mudanças no perfil epidemiológico brasileiro acarretam em novas demandas para os
serviços de saúde do país, que precisam reorganizar o foco do Sistema Único de Saúde
(SUS). As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Medicina são
responsáveis por balizar a formação médica, garantindo profissionais aptos a atuar no SUS.
Em 2001, as DCN de Medicina propuseram uma formação médica generalista e
humanizada e, em 2014, foram atualizadas valorizando a integralidade do cuidado.
Portanto, esse trabalho teve como objetivo compreender o contexto em que surgiram as
DCN e analisar os impactos destas no currículo das faculdades brasileiras e no SUS. Para
isso, realizou-se um estudo qualitativo, elaborado a partir da revisão da literatura na área
da educação médica, tendo como base a análise de 14 trabalhos. Os resultados evidenciam
que as DCN reorientaram a formação médica, valorizando o alinhamento do perfil
profissional aos princípios do SUS. Isto é, incentivo a ideais de promoção e prevenção, bem
como à integralidade do cuidado, tendo a Atenção Primária em Saúde (APS) como
coordenadora do cuidado. Contudo, é notório que o perfil dos médicos egressos não é
homogêneo entre as instituições e que ainda há contradições entre teoria e prática.
Evidencia-se, com isso, a urgência de avaliar continuamente a implementação das novas
diretrizes nos cursos de Medicina e os reflexos dessas mudanças no sistema de saúde