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dc.contributor.advisorXavier, Marcos Antonio de Moraes
dc.contributor.authorHarlos, Fabiana Cristina Giehl
dc.date.accessioned2017-02-10T14:17:54Z
dc.date.available2017-02-10T14:17:54Z
dc.date.issued2012-06-05
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/769
dc.descriptionAnais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Ciências Econômicas e Geografia - 05/06/12 - 14h00 às 18h00 - Unila-Centro - Sala 15 - 3o Pisopt_BR
dc.description.abstractO plano de trabalho teve como objetivo identificar os principais portos do da América do Sul e os produ - tos agrícolas por eles exportados, bem como, identificar os projetos da IIRSA voltados para implantação e modernização das infraestruturas logísticas sul-americanas. Para tanto, foram analisados documentos ofi - ciais, artigos, livros, teses e homepages dos governos dos distintos países pesquisados. A primeira etapa consistiu no mapeamento, caracterização e identificação dos principais portos da América do Sul e no le - vantamento de informações sobre os produtos que são escoados a partir das rodovias e ferrovias articula - das a eles. No campo das modernizações, foram analisados os projetos para implantação e modernização da infraestrutura logística na Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul Americana – IIR - SA. Os resultados obtidos até o momento indicam que, a partir dos anos 1990, graças às políticas voltadas aos estímulos às exportações, os portos ganharam destaque nas ações dos Estados, em função de serem necessários para o desejado aumento dos fluxos de mercadorias para o mercado internacional, corrobo - rando para um regionalismo aberto que busca a geração de superávits na balança comercial, destacada - mente com a negociação de produtos primários. Entre estas ações, destacam-se as privatizações e moder - nizações de suas infraestruturas com investimentos em equipamentos específicos como transtêineres e obras de aumento de calado para que os portos possam receber navios de maior porte. Até o presente mo - mento, a modernização dos portos, bem como das demais infraestruturas logísticas, fortalecem os fluxos extracontinentais e entre as próprias economias sul-americanas. Os principais portos do continente se con - figuram como polos logísticos destinados à viabilizar as exportações de produtos primários, entre os quais se destacam os produtos agrícolas, o que os associa a possibilidade de consolidação e expansão de regiões de elevado grau de especialização produtiva agrícola, na media em que a fluidez na circulação da produ - ção é um dado chave para o ganho de competitividade nos mercados internacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInfraestruturas logísticaspt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectFluidez territorialpt_BR
dc.subjectGeografia
dc.titleModernização e expansão das infraestruturas logísticas e o sentido da fluidez territorial na América do Sulpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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